League of Legends existe desde o fim de 2009, mas começou a ser popularizado em 2011, com o primeiro Worlds da modalidade. Desde então, muitos jogadores acompanharam a trajetória do jogo ao longo dos anos, presenciando diversos metas, itens e versões antigas de campeões antes de seus reworks.
Pensando nisso, um jogador levantou uma questão no Reddit: o que os recém-chegados ao LoL não acreditariam que já existiu no jogo?
“O que os novos jogadores não acreditariam que já existiu?”, pergunta usuário
No fórum de discussões, um fã do jogo trouxe o tópico ao comentar sobre League com um colega, que começou a jogar recentemente, e perceber o quanto o jogo mudou ao longo dos anos. Ele pensou que seria difícil explicar o sistema antigo de runas, que precisavam ser adquiridas na Loja, e o banrate do Kassadin entre a terceira e quarta temporada:
Recentemente conversei com um amigo que começou a jogar depois da pandemia (eu parei por volta de 2018) e percebi o quanto o jogo mudou desde então (R.I.P. Ohmwrecker).
Imagino que o antigo sistema de runas e talentos seria um choque para quem nunca viu, assim como o Kassadin com taxa de banimento de 99%.

O jogador ainda relembrou o item Ohmwrecker, que desabilitava torres por 3 segundos em sua ativa, algo similar a ultimate atual do Volibear. Nos comentários, os jogadores mais antigos trazem suas recordações para a nova geração:
Você podia usar Ignite em minions. Não, isso não reembolsava o tempo de recarga.
Outro jogador lembrou como funcionava a Seleção de Campeões, onde os times tinham apenas três banimentos — e apenas o primeiro jogador de cada time poderia banir:
A fase de seleção e banimento era completamente diferente. Cada time tinha três bans, feitos um de cada vez, alternadamente. E só quem tinha a primeira escolha podia banir. Se você quisesse que algo fosse banido, precisava pedir no chat — aí dependia da pessoa querer ouvir ou simplesmente banir o que quisesse.
Ainda sobre a fase de escolha de campeões, você precisava pedir sua lane também. Isso dava muita confusão, e a galera já começava a brigar antes mesmo de entrar no jogo:
Na época, você declarava sua função no chat assim que entrava na seleção de campeões. Tinha gente que copiava e colava o histórico do chat para provar quem pediu a lane primeiro.
Já esse jogador, por fim, lembra que os itens tinham efeitos passivos, mas que não eram únicos. Logo, você podia comprar vários itens iguais, e não perder nenhum efeito:
Efeitos únicos nem existiam, então dava pra acumular vários itens com o mesmo efeito e criar interações absurdas.
E quando falamos em “interações absurdas”, realmente queremos dizer que coisas do tipo podiam ocorrer:
Dançarina Fantasma concedia 20% de chance de desviar de ataques. Sim, você podia acumular várias… Imagina o Jax.
E você, tem algo que já não existe mais no Legends, e acha absurdo que aquilo tenha estado no jogo? O redator pessoalmente acha que o Tribunal antigo era uma loucura, e ele também foi citado no Reddit:
Punir jogadores tóxicos já foi uma responsabilidade da comunidade. Chamava-se Tribunal. Você podia entrar no site, ler os relatos de comportamento tóxico enviados por outros jogadores e votar se a pessoa merecia ser punida ou não. A Riot recompensava sua participação com uma pequena quantia de Pontos de Influência.
Não é preciso explicar que a quantidade de falsos positivos era absurda, logo, a Riot descontinuou o modelo. Uma coisa, no fim, é certa: tem muitas coisas que já foram reais no jogo, que hoje, parecem fora da realidade.
