Na manhã desta terça-feira (10), a Riot Korea emitiu um comunicado oficial de punição para o jogador OnFleek, da SANDBOX Gaming. De acordo com a nota, o jogador de LoL violou o artigo 9.2.4 durante uma de suas streams.
O acontecimento se deu por conta de comentários do jogador para um companheiro de equipe, cuja nacionalidade é chinesa. Segundo uma thread no twitter, o atleta atingido pela ofensa foi o suporte Wang “Zhuo” Xu-Zhuo, da WE.Academy.
In case you guys didn’t see this on the front page of reddit, Sandbox OnFleek exposed himself as a racist on stream when he reported WE.A Zhuo after a game and, in the comments section, put “착짱죽짱” which apparently means “the only good ch*nk is a dead ch*nk”. pic.twitter.com/DzR34c001U
— elle (@jiekeai) November 8, 2020
Após o término da partida, em que Zhuo terminou 0/9/18, OnFleek o reportou escrevendo na caixa de texto que “o único bom chinês, é um chinês morto”. Além disso, o termo que o jogador usou para se referir à nacionalidade de Zhuo é completamente ofensiva para a comunidade chinesa.
Nesse sentido, a Riot Korea puniu o caçador com o banimento em três partidas no cenário competitivo e 1 milhão de wons (o equivalente a pouco mais de R$ 4,4 mil em conversão atual). Todavia, a Sandbox Gaming também penalizou Onfleek, porém de maneira mais branda e internamente.
Além do pagamento de uma multa de 3 milhões de wons (aproximadamente R$ 14,5 mil), o jogador estará banido de partidas competitivas durante o primeiro turno inteiro da LCK. Ou seja, OnFleek ficará de fora de nove MD3, caso a liga continue com o mesmo formato de disputa dos anos anteriores. Ademais, também será necessário que o atleta cumpra 30 horas de serviço comunitário.
Veja também: Jean Mago fecha temporada em 1º da SoloQ com disputa até os últimos minutos