LoL: Os melhores da melhor liga

League of Legends
De:Calise-
April 23, 2020

A fase regular da LPL finalmente acabou e com isso descobrimos os oito classificados para os playoffs. Eu gostaria de escrever um pouco sobre cada um dos oito times e trazer uma breve analise dos seus confrontos, porém devido ao calendário super curto fica bem difícil analisar os confrontos, por isso hoje vou apenas falar sobre os times que terminaram nas quatro primeiras posições da tabela, eles que são IG, JDG, FPX e TES. 

Fonte: Korizon

Invictus Gaming – Lane Kingdom, mais uma vez

Continue após a publicidade

Não é surpresa para ninguém que o time da IG continua tendo em TheShy e Rookie suas principais e mais letais armas, ainda mais agora que o time finalmente parece ter encontrado um balanço e consistente na selva e rota inferior, porém apesar de terem terminado essa fase regular em primeiro lugar, alguns problemas foram recorrentes durante toda etapa.  

Como padrão em maior parte das partidas da equipe, a IG sempre buscou escolhas durante o draft que ajudasse as rotas solos conseguir a pressão nas rotas meio que sozinhos, por isso vimos TheShy com tantos atiradores na rota do topo e Rookie escolhendo Neeko e outro magos que conseguem puxar bem rápido as waves. Isso quando bem feito transforma a IG em um time super complicado de lidar, principalmente quando conseguem escolhas seguras na rota inferior como Senna e Tahm Kench, porém vimos a IG tendo reais problemas em lidar em situações onde Rookie e TheShy não conseguiram a vantagem esperada.  

Um ponto que sempre foi muito forte e continua bem presente na equipe é como eles conseguem ganhar lutas em equipe em situações adversas, muitas das vitórias da IG durante essa temporada vieram de jogadas quase surreais de seus carrys, é impressionante como as lutas da equipe sempre parecem em turnos, hora é TheShy ameaçando a equipe inimiga, quando suas habilidades entram em tempo de recarga é Rookie que toma seu lugar e continua a ameaça, tudo isso dentro dos segundos de suas habilidades, é linda a sincronia dos dois e isso acaba abrindo muito espaço para Puff brilhar nas lutas.  

Com tudo isso posto, a equipe definitivamente é uma das maiores favoritas, entretanto é bem comum vermos o time errando decisões macro, sendo super agressivo quando não deveriam ser e até meio relaxados de mais, uma característica que é comum da equipe desde a sua formação e continua sendo um ponto explorável dessa formação.

(Fonte: LPL)

JD Gaming – O time que está pronto para vencer 

Já faz algum tempo que a JDG vem brigando pelas cabeças na LPL, desde 2018 a equipe liderada por Zoom chega perto e acaba morrendo na praia, porém dessa vez as coisas parecem diferentes. Desde a volta do topo para equipe, o time não perdeu UMA partida. Eles terminaram a fase regular com seis vitorias em serie, sem dropar um jogo se quer durante essas series.  

Apesar dos números impressionantes da equipe desde a volta de Zoom, são outros dois jogadores que preciso destacar, são eles Kanavi e LvMao. É tranquilo dizer que são atualmente os melhores jogadores de suas posições, tanto é que Kanavi terminou a fase regular empatado com Doinb no número de MVP’s. Graças a essa dupla de caçador e suporte que o time da JDG é tão consistente durante todas as fases do jogo, eu atualmente não consigo apontar um ponto fraco muito claro na equipe e por isso são meus favoritos à conquista do título dessa etapa.  

Bem diferente da IG, a equipe da JDG não foca tanto em boas matchup’s em suas rotas solo, mas sim em ter bons campeões para lutas em equipe e um caçador que também vai escalar e lutar muito bem, por isso Kindred e Sylas foram as principais escolhas de Kanavi. Desde a volta de Zoom, não lembro de ver esse time perdendo uma luta, liderados pelas iniciações de Zoom e LvMao os outros jogadores ficam livres para fazer o que bem entenderem.  

Como disse anteriormente, hoje não consigo ver nenhum ponto fraco muito claro da JDG, talvez o leque de campeões limitados de Yagao, mas nem isso parece ser um problema devido ao estado atual do meta. O esqueleto dessa equipe está junto desde 2018 e agora com a volta de LokeN e com um caçador jogando em um nível parecido com o de Clid quando estava nessa equipe, talvez seja a hora de surgir mais um novo time campeão da LPL.  

(Fonte: Riot)

FunPlus Phoenix – Uma Fenix diferente 

Para maioria das pessoas aquele ditado popular “Time que está ganhando não se mexe” é quase que uma verdade absoluta, mas para os atuais campeões da LPL e do mundo, esse ditado parece não fazer muito sentido. Desde a contratação de Khan durante a última janela de transferência, o time variar seu estilo de jogo e apesar dos resultados até o momento não serem os melhores possíveis, eu admiro muito a decisão.  

Com um Doinb bem mais estático na rota do meio e um jogo mais lento, seguindo bastante a forma como o meta se desenvolveu até momento, essa nova FPX é um time que deposita bastante de suas fichas em sua maior estrela. Jogando com campeões de scale, o meio vem sendo a principal fonte de dano e quem recebe mais atenção e ajuda dos outros jogadores durante o início das partidas, mudando drasticamente a forma como a equipe joga o jogo.  

Apesar das claras mudanças, principalmente no jogo de Doinb, o topo da equipe também anda chamando bastante atenção, principalmente por ter melhorado e muito sua fase de rotas, tanto é que em algumas partidas o time teve Gimgoon como principal referência. Posso estar errado, mas toda essa fase regular me pareceu um grande experimento da FPX e que apesar de nem todos eles terem dado certo, uma Fenix ainda mais forte está por vir.   

Com toda certeza a equipe continua sendo uma grande favorita, porém a inconsistência mecânica de alguns jogadores pode acabar atrapalhando, principalmente de Tian e Crisp que vem tendo até aqui uma fase regular bem mediana.

(Fonte: Riot)

TOP Esports – Chinese Youth, ou melhor: Os Menino são bons e novos

Sempre que eu paro e penso nessa lineup da TES com o Jackeylove eu fico muito empolgado. Demorou, mas finalmente o primeiro atirador campeão mundial Chinês escolheu seu time e foi o melhor possível. Com 369, Knight e Karsa em seu lado, esse time tem todos os ingredientes para o sucesso.  

Recentemente eu soltei um texto falando sobre a contratação de Jackeylove e nele eu dizia que muitos dos problemas da TES seriam resolvidos, eu só não esperava que fossem resolvidos quase que imediatamente. Em uma semana, Jackeylove resolveu os problemas da rota inferior, o time parece muito mais conciso e até Karsa voltou a jogar bem. Em uma entrevista de pós jogo, Knight disse que o atirador já tomou conta da posição de lider da equipe e que em dois dias de time já passou a dar as principais chamadas, deixando assim Karsa muito mais livre para fazer o que quiser durante a partida. 

Ainda não tem como criar muitas expectativas a respeito dessa equipe, porém as vitorias esmagadoras contra eStar e FPX dessa última semana de regular me fazem acreditar que é bem possível que esse time chegue muito longe nos playoffs. Ano passado esse time ficou muito perto de se classificar para o mundial, agora com upgrades gigantescos em setores do mapa que foram problemas para eles ano passado, uma TES ainda mais forte surgiu.

Um time com três jovens jogadores insanamente bons mecanicamente, com Jackeylove sendo a voz da equipe e Karsa estando novamente livre para caçar e anular os caçadores inimigos, esse time tem o potencial de destruir seus adversários por qualquer uma das lanes. Esse time é o futuro da LPL e com toda certeza merece e muito nossa atenção.