Entrar na fila da ranqueada, colocar uma música e jogar um League, sem pensar muito em outros afazeres por alguns breves momentos. Há quem goste muito, e também aqueles que não conseguem se concentrar devidamente, especialmente jogadores que gostam de jogar mais focados.
Pensando nisso, os jogadores foram ao Reddit debater se jogar escutando música impacta no desempenho dentro da partida, e a comunidade trouxe sua voz para a questão.
“Temo perder mais por não focar por conta das músicas”, diz usuário
Um usuário no tradicional fórum de discussões trouxe o debate à tona, e afirmou que acredita que outros estímulos sonoros podem afetar seus resultados dentro do LoL, além de questionar se haveria estudos que podem confirmar sua tese. Confira:
Vocês escutam música quando estão no grind nas ranqueadas?
Eu tenho o hábito de não colocar músicas para tocar porque sempre pensei que isso poderia me fazer perder mais, caso não conseguisse me concentrar devido às músicas. Mas, na verdade, não sei dizer ao certo se isso realmente me afeta.
Vejo muitos streamers tocando música no volume máximo e ainda assim jogando bem. Talvez eu esteja apenas pensando demais sobre meus jogos e me pergunto se existe alguma pesquisa científica sobre o impacto da música na concentração. Afinal, não é como se eu ganhasse todas as minhas partidas só porque jogo sem música.

Nos comentários, os jogadores falaram de suas experiências pessoais com escutar música durante rankeds, com opiniões relativamente divididas. Este usuário já começou dando um bom ponto: quando o jogo está bom, é maravilhoso. Agora, quando é o contrário… Confira:
Tentei por um tempo, mas senti que é uma faca de dois gumes.
Quando você está jogando bem, ouvir música é incrível.
Mas no momento em que começa a ficar um pouco tiltado, a música se torna a coisa mais irritante do mundo e torna ainda mais difícil recuperar o foco.
Já para este outro jogador, a música aliada a momentos de alegria, ou quando você está se sentindo bem, torna tudo melhor:
Depois de uma festa, 2 da manhã, jogando ranked enquanto escuto música clássica.
É uma vibe que todo mundo deveria sentir pelo menos uma vez.
O fã do jogo a seguir também opta por músicas mais melódicas, assim como o comentário anterior, e diz gostar da prática:
Gosto de ouvir música enquanto jogo.
Me ajuda a não tiltar e a manter um bom humor, independentemente do que meus companheiros de equipe estejam fazendo. Normalmente, escuto coisas positivas, como french jazz café ou músicas instrumentais animadas.
Também mantenho o volume mais baixo que o do jogo para não perder os pings.
Esse jogador diz que costuma reagir melhor quando está focado somente nos sons do League:
Além da questão do foco, percebo que reajo muito melhor quando os sons do jogo estão nítidos.
Por fim, esse jogador nega a prática, e diz que acredita ser bastante distrativo, principalmente para sua função, que, em sua visão, demanda foco adicional:
Não consigo. É muito distrativo.
Sou main jungle e preciso estar completamente focado, não cantando mentalmente.
Afinal, a música atrapalha na concentração?
O redator considera importante destacar que a afirmação sobre jogadores de certas funções precisarem prestar mais atenção, e a música ser um obstáculo, não necessariamente procede. Um exemplo disso é a jogada abaixo do jungler Tatu, da FURIA, mas há vários outros casos que contradizem essa ideia:
LIVE ON TREINANDO PRA SCRIM DE AMANHÃ X SUPER IDL
VAMBORA https://t.co/dArKrV91X6 pic.twitter.com/Gy6Igubdh2
— FURIA Tatu (@tatulol_) March 15, 2025
Sim, é possível estar no Desafiante, fazer boas jogadas, e se divertir escutando música. Entretanto, do ponto de vista científico, a música pode afetar o foco e a concentração de diferentes formas, dependendo do tipo de som e da tarefa realizada, segundo artigo da Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Paraná.
É importante destacar que músicas com letras podem competir pela atenção, dificultando a absorção de informações, enquanto instrumentais suaves podem ajudar na imersão e reduzir distrações, o que explica a preferência dos usuários por esses gêneros.
E você, o que acha? Acredito que seja escutando jazz café, música clássica, ou funk 150bpm, importante é se sentir confortável dentro de jogo!