No Reddit, os jogadores de LoL se perguntaram do porquê o Viktor ter se tornado tão impopular dentro do jogo. Hoje, vamos tentar te explicar a razão da queda de popularidade do Viktor, e também explicar como funciona o meta.
Números do Viktor
Segundo o site LoLalytics, contando todos os elos, o Viktor foi escolhido em mais 275 mil jogos ranqueados pelo mundo no patch 14.6, 25 mil escolhas a menos do que no patch anterior. O campeão ganha metade dos seus jogos, 50.65% de vitória.
Agora que entendemos os seus números, vamos explicar o porquê de números tão baixos. Começando pelos itens.
Viktor, um campeão sem build
Diferente da época dos itens míticos, o Viktor carece de um “pico de poder”. Não à toa, em 2023 ele apareceu em 96 partidas profissionais de região major, mas em 2024 não apareceu uma vez.
Confira a build mais popular do campeão atualmente:
O campeão vai bem com alguns itens “ok”, por exemplo: o Companheiro de Luden é um item ok no Hwei ou Orianna, mas a build desses campeões não giram em torno deste item. Ou a Perdição de Lich, que cai bem no Azir ou Ahri, mas também não é um item “principal”.
A ausência de um item core no Viktor torna a experiência um pouco abaixo. Algo recorrente no design dos campeões populares é a “curva” de estar fraco e ficar forte com a itemização. O Viktor não passa por isso, e ainda existem agravantes.
Como funciona o meta?
A relação do meta é sempre uma ciência: qual campeão está forte? (por habilidades, por itens, por relações do mapa). A partir do momento que temos o “campeão forte“, também teremos as sinergias entre campeões.
Exemplo: os itens críticos foram buffados, isto torna os hypercarry’s mais fortes, isso que eles nem foram buffados. Com os hypercarry’s fortes, os campeões de peel se fortalecem, e também nem foram buffados.
Tá, mas e o Viktor?
Bom, os itens beneficiam alguns control mage. E o Viktor é um control mage, que não foi beneficiado. Talyiah, Ahri, Orianna e Hwei mais fortes é igual menos espaço para o campeão em questão.
Os campeões de controle citados também habilitam junglers que podem se movimentar mais cedo no mapa e gankar: Volibear, Lee Sin, Bel’Veth e Xin Zhao são bons exemplos. O que também assusta a falta de mobilidade do Viktor.
Como ele voltaria ao meta?
Hoje, a melhor mudança para o campeão seria o buff direto. Por exemplo: se o Ataque Básico buffado pelo Q fica mais forte, a Perdição de Lich já se tornaria um item core. Ou caso buffem o dano por segundo do E, aí Liandry e Criafendas se tornariam itens core.
Resumindo: está faltando carinho da Riot com o Viktor, mas quem sabe no Arcane 2?