A Riot Games anunciou que as punições contra smurfs e jogadores que manipulam o sistema de ranqueamento do League of Legends ficarão mais inteligentes e severas ainda em 2025.
As novas medidas começam a valer na Atualização 25.18, prevista para o dia 10 de setembro, e terão sistemas aprimorados para detecção e banimento de contas envolvidas em manipulação de MMR, carona e compra de contas.
Quais comportamentos serão punidos?
A Riot destacou três práticas principais que serão alvo das novas punições:
- Manipulação de MMR: quando um jogador experiente usa a conta de outra pessoa para inflar seu ranque.
- Carona: entrar na fila ranqueada com outra conta (geralmente de manipulação) para subir de ranque de forma artificial.
- Contas compradas e bots: qualquer conta não usada e mantida por um único jogador, em violação aos Termos de Serviço.
Esses comportamentos prejudicam diretamente a experiência competitiva e serão punidos com restrições, suspensões e até banimentos permanentes.
Como a Riot vai identificar e punir smurfs?
Desde a Atualização 25.13, o LoL conta com a categoria de denúncia “Manipulação de Ranque”. Com base nesses relatos e no sistema Vanguard, a Riot aprimorou seus modelos de detecção, que serão aplicados na 25.18. Jogadores que denunciarem condutas irregulares receberão reembolso de PdL caso a investigação confirme a infração.
Além disso, o Vanguard ajudará a identificar contas compartilhadas, vendidas ou automatizadas (bots), que frequentemente estão ligadas a manipulação e carona.
Uso de contas alternativas também dará ban?
Contas alternativas de uso pessoal continuarão sendo permitidas, desde que não sejam usadas para cair de ranque de propósito. A Riot promete melhorar a calibragem do nível de habilidade para evitar que smurfs entrem em partidas contra jogadores menos experientes.
Planos para o futuro
As mudanças não cobrem todos os casos de smurfing, mas a Riot também vai focar em punir contas descartáveis criadas para evitar penalidades e comportamentos tóxicos em partidas de profissionais e criadores de conteúdo.
A desenvolvedora também está trabalhando no Habilidade Real 2 (HR2), um sistema mais preciso de detecção de MMR. Nos testes atuais, o HR2 consegue colocar jogadores no nível correto em apenas cinco partidas — três vezes mais rápido que o sistema atual.
Mais detalhes sobre essas mudanças serão revelados na próxima Atualização Dev, prevista para outubro de 2025.








