Dentro das gírias do League of Legends, um termo muito utilizado é CC — abreviação de Crowd Control (controle de grupo, em inglês). A expressão se refere a habilidades que aplicam efeitos que impedem os oponentes de agir, como atordoar, enraizar ou silenciar.
Campeões com esse tipo de habilidade são amplamente usados para iniciar jogadas e facilitar momentos decisivos no LoL — quanto maior for a duração do CC, melhor. Por isso, nesta matéria, listamos os maiores controles de grupo do jogo.
Os maiores controles de grupo do League of Legends
E do Veigar
Além de sua capacidade explosiva, Veigar também é uma ameaça por conta de seu controle de grupo. Seu E – Horizonte de Eventos cria uma gaiola mágica que atordoa qualquer inimigo que tocar nas bordas, sendo excelente para zonear e punir posicionamentos errados.

Q da Morgana
Um dos controles de grupo mais icônicos do jogo, a Ligação das Trevas da Morgana enraíza o inimigo por um tempo altíssimo: até 3 segundos em níveis mais altos. É uma habilidade difícil de acertar, mas que define lutas quando conecta. É especialmente útil para picks isolados e emboscadas.

R da Ashe
A ultimate da Ashe é uma das ferramentas globais mais impactantes entre os atiradores. Ela dispara uma flecha que atravessa o mapa e atordoa o primeiro inimigo atingido — quanto maior for a distância percorrida, maior o tempo de atordoamento, chegando a impressionantes 3,5 segundos. É perfeita para abrir lutas e punir alvos fora de posição.
Qual o CC mais longo do LoL?
O Q da Morgana, Ligação das Trevas, tem o controle de grupo com maior duração direta do jogo, com 3 segundos de enraizamento. No entanto, se considerarmos o atordoamento com maior duração, o título vai para a ultimate da Ashe, que pode atordoar por até 3,5 segundos dependendo da distância que a flecha viaja.












