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LoL: Qual mini-rework fracassou, ao contrário da Naafiri?

League of Legends

Com a grande variedade de campeões em League of Legends, é comum que alguns acabem ficando esquecidos. Para trazer esses personagens de volta aos holofotes, a Riot costuma apostar nos mini-reworks — atualizações pontuais que reformulam habilidades e deixam os campeões mais atraentes e relevantes no meta.

Porém, com o sucesso recente do mini-rework da Naafiri, Yorick já recebeu um tratamento similar, que também melhorou sua posição no jogo. Entretanto, nem sempre a medida tem o mesmo sucesso.

Os números do rework da Rek’Sai feito na temporada de 2024

A Rek’Sai, desde o seu lançamento, em 2014, deu dores de cabeça para a Riot com sua itemização de tanque. Para fazer com que os jogadores utilizassem itemizações mais voltadas ao dano bruto, sua ultimate deixou de ter presença global, e se tornou a Investida do Vazio, que conhecemos hoje, e a campeã passou a buildar Letalidade.

A intenção, porém, acabou não tendo o sucesso desejado. A campeã não tinha um scaling tão interessante, visto que construía itens para se portar como uma assassina, e, geralmente, a classe costuma ter um late game com mais dificuldade. Rek’sai foi se tornando uma campeã de nicho, e passou bons tempos nessa situação.

Até que, na atualização 14.4, a Riot decidiu alterar aspectos do kit da campeã, para melhorar a campeã como lutadora, tentando aumentar sua força no começo, meio e fim de jogo. Relembre todas as alterações feitas naquela ocasião:

Passiva – Fúria dos Xer’Sai

  • Cura máxima: 10 + 2-10% da Vida máxima (com base no nível) → 12-20% da Vida máxima (com base no nível)
  • Novo – Fúria gerada de não Campeões: ataques contra tropas, plantas e sentinelas restauram 50% a menos de Fúria

Q – Ira da Rainha (Emergida)

  • Novo – Tipo de ataque: agora funciona como um ataque básico, escalando com a Velocidade de Ataque
  • Novo – Concede 45% de Velocidade de Ataque nos 3 ataques (fluxo similar ao anterior baseado em feitiço)

Q – Sondar Presas (Escavada)

  • Tempo de Recarga: 12/11,5/11/10,5/10s → 10s em todos os níveis
  • Dano: 60/95/130/165/200 (+50% AD bônus) (+70% AP) de Dano Físico → 50/80/110/140/170 (+25% AD bônus) (+70% AP) de Dano Mágico

W – Escavar

  • Velocidade de Movimento adicional escavada: 5/10/15 (níveis 1/6/11) → 5/10/15/20/25 (com base no nível)
    Raio de Visão: 25% → 35%

W – Emergir

  • Novo – Agora arremessa ao ar todos os Campeões por 1s, não apenas o alvo principal
    Removido – Não causa mais 40% de Lentidão por 0,5s após o arremesso
  • Dano: 50/85/120/155/190 (+80% AD bônus) de Dano Físico → 50/75/100/125/150 (+80% AP) de Dano Mágico

E – Túnel / Mordida Feroz

  • Tempo de Recarga: 26/24/22/20/18s → 18/17/16/15/14s
  • Tempo de Recarga para reutilizar o Túnel: 10/8/6/4/2s → 6/5/4/3/2s
  • Velocidade do avanço manual: 550 + Velocidade das Botas → 500 + Velocidade total
  • Removido – Travamento de 0,05s ao conjurar o Túnel manualmente
  • Novo – Rek’Sai percorre Túneis já posicionados cerca de 20% mais rápido

E – Mordida Feroz

  • Dano: 5/10/15/20/25 (+70% AD) de Dano Físico → 100% do AD total de Dano Físico
    Com 100 de Fúria: 2x dano como Dano Verdadeiro → +6-14% da Vida máxima do alvo (com base no nível)
  • Tempo de Recarga: 12s → 10s
  • Novo – Exibe um Acerto Crítico cosmético com fortalecimento total

R – Investida do Vazio

  • Dano: 100/250/400 (+175% AD bônus) + 20/25/30% da Vida perdida do alvo → 100/250/400 (+100% AD bônus) + 20/25/30% da Vida perdida do alvo
Imagem da skin Rek'Sai Esquadrão Anima no LoL
(Imagem: Divulgação/Riot Games)

Rek’Sai ficou viável, mas na top lane

No caso dessa campeã, em específico, as mudanças foram ainda mais extensas, pois ela tem, efetivamente, 6 habilidades, visto que seu Q, W e E tem efeitos diferentes se ela está submergida na terra, ou não. O balanço geral foi oferecer menos dano base, mas mais motivos para ir para uma itemização mais baseada em Vida e Dano de Ataque.

De início, a Rek’Sai encontrou sucesso fazendo tanque na top lane, por conta da alteração na passiva Fúria dos Xer’Sai. Ela passou a curar 12 a 20% da vida máxima da campeã, o que passou a ser uma ferramenta valiosa para sustain na rota. A ideia era basicamente utilizar desse recurso para ir ganhando as trocas do adversário.

O primeiro problema do mini-rework foi esse. A campeã era muito mais dominante na rota superior, e chegou a ser utilizada no competitivo, uma situação parecida com o Yorick, que está tendo mais sucesso na selva após sua atualização. A Riot, como de praxe em situações do tipo, é obrigada a direcionar esforços para reajustar os campeões no meta.

Campeã recebeu nerfs seguidos

Por fim, coube a empresa diminuir o ganho de fúria da campeã em minions, além de nerfar a cura da Rek’Sai nos primeiros níveis. Isso foi o suficiente para retirar a campeã de maneira definitiva da rota superior. Isso fez com que, aos poucos, os jogadores fossem testando ela mais na jungle, sua função principal, mas em uma versão enfraquecida.

Com base nos mini-reworks recentes, como o da Naafiri, é comum a Riot deixar os números um pouco mais altos, para atrair os jogadores no geral, o que resultou em um nerf algumas atualizações depois, na 14.12, em dois pontos que representam o limbo em que está a campeã: O dano e sua limpeza de campos. Confira o que foi alterado:

Q – Ira da Rainha

  • Velocidade de Ataque adicional: 45% ⇒ 35%

W – Emergir

  • Dano: 50/75/100/125/150 (+80% de PdH) ⇒ 30/55/80/105/130 (+80% de PdH)
LoL Rek'Sai correção de bug
Foto: Divulgação/Riot Games

Os números da Rek’Sai no patch atual

A partir dos últimos nerfs, a campeã não teve mais nenhuma alteração, e não é absurdo dizer que o mini-rework dela parece ter piorado sua situação, que não pode nem ser utilizada como um pick de nicho. Para retratar a situação atual da Rek’Sai, vamos aos números da campeã no 15.7, segundo o LoLalyitcs:

  • Taxa de vitória em 52.38%, em 13,058 jogos em todos os servidores.
  • Taxa de escolha em 1.23%, uma das mais baixas do jogo na função.

Para fins de comparação, outros campeões na mesma faixa de winrate, como Kayn, Gwen e Jarvan IV, tem pickrates entre 6 e 7%, o que mostra que apesar de ganhar partidas, os jogadores não dão a mesma atenção para a Rek’Sai.

Isso se deve a alguns fatores: A campeã não consegue limpar seus campos rapidamente, como Darius e Gwen, por exemplo, logo, sempre ficará atrás em scaling. Como jungler de early game, existem opções melhores, como Elise e Gwen. Em teamfights, Sejuani e Maokai podem iniciar a luta se arriscando bem menos.

Ao direcionar a campeã para ser uma lutadora, ela se tornou uma opção pior que outras presentes no jogo. Ela não consegue invadir seus adversários de maneira competente, e não tem nem nenhum aspecto que realmente incentive os jogadores para olharem para ela.

No Reddit dos mains da campeã, não é incomum achar postagens falando sobre como a Rek’Sai está em uma situação ruim ou pedindo uma reversão das mudanças no 14.4. Na opinião do redator, a campeã deveria ter até mesmo um rework completo, pois, apesar de ter uma ideia interessante, o kit da campeã parece contraditório e desatualizado.

Mini-rework da Annie pode seguir o mesmo caminho?

Na próxima atualização, é esperado um mini-rework para outra campeã: Annie. A personagem deve ter um enfraquecimento em seu Tibbers, em detrimento de mais dano em suas habilidades, similar no que foi feito para Yorick, conforme informado pelo Riot Phroxzon. Confira:

Atributos base

  • Crescimento de Vida: 102 → 96

Q – Desintegrar

  • Dano base: 70/115/160/205/210 → 70/120/170/210/220
  • AP ratio: 75% → 80%

W – Incinerar

  • Dano base: 70/115/160/205/250 → 70/120/170/220/270
  • AP ratio: 85% → 90%
  • Tempo de Recarga: 8s → 7s

R – Evocar: Tibbers

  • Novo – Agora concede 10–15% de penetração mágica passiva
  • Dano de Ataque do Tibbers: 50/75/100 → 30/45/60
  • AP ratio do AD do Tibbers: 15% → 10%
  • Dano base por segundo (aura do Tibbers): 20/30/40 → 8/12/16
  • AP ratio do dano por segundo do Tibbers: 12% → 4%

Por mais que a ideia seja promissora, e que as mudanças estejam ainda no PBE, e não tem garantia para chegar ao jogo, é necessário falar que a Riot também acreditava que, ajustando os números brutos da Rek’Sai, seria mais fácil balancear suas itemizações, entre lutadora e letalidade.

A Annie, por sua vez, também tem variações de builds. Uma delas busca se utilizar da força do Tibbers, construindo Tormento de Liandry, Cetro de Cristal de Rylai e itens na mesma linha. A pergunta que fica é: ao diminuir a força desse tipo de itemização, a campeã será realmente acompanhada de perto para verificar se está em uma boa posição?

Por ora, resta saber quais serão as implicações dentro de jogo nas mudanças da Annie, e se elas serão benéficas para a campeã. Porém, uma coisa deve ser reiterada: os mini-reworks da Riot podem ter bons exemplos recentes, mas não é tarde demais para corrigir erros do passado.

Imagem da nova skin Annie Rainha de Batalha 2024 no LoL
(Imagem: Reprodução/Riot)
Ian Teixeira

por Ian Teixeira

Publicado em 11 de abril de 2025 • Editado há 8 meses

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