A Riot anunciou nesta quinta-feira (19) o lançamento do Power Rankings do LoL, que será um ranking global de todos os times Tier 1 do competitivo de League of Legends. A primeira versão já está no ar e traz a colocação de 80 times.
A Gen.G é a equipe mais bem classificada até então. Tendo vencido o primeiro split da LCK 2024, MSI 2024 e ficado com o vice-campeonato no segundo split da LCK 2024, o time de Chovy tem 1663 pontos. Completam o top 5 a Bilibili Gaming (1602 pontos), Hanwha Life (1572 pontos), Top Esports (1508 pontos) e G2 Esports (1480 pontos).
E os times brasileiros?
Entre os times brasileiros, a paiN Gaming é a mais bem colocada, estando na 52° colocação. Logo em seguida temos a LOUD na 55° colocação. A Liberty é não só o pior time brasileiro, como também a lanterna do ranking, estando na 80° colocação. Veja as posições de todas as equipes do CBLOL:
Como funciona o Ranking de LoL da Riot?
O Ranking é atualizado após o fim das partidas do Tier 1 e funciona com um sistema de pontuação e elos. Cada liga tem um peso diferente e cada time, a depender da sua força, também tem um peso diferente no cálculo final. Por exemplo, a LCK é a liga com maior pontuação média, tendo 1946 pontos. O CBLOL é o penúltimo com 611 pontos.
O Elo da liga será avaliado em uma janela de três anos, enquanto o Elo da equipe será ajustado em uma janela de dois anos, garantindo que mudanças no elenco e a performance recente sejam refletidas de forma justa.
Vale lembrar que os jogos em eventos internacionais terão mais peso que os de campeonatos regionais, então no Worlds 2024, o ranking deve se alterar bastante.