LoL: Relembre quais times que foram campeões em 2020

League of Legends
De:Bruno Rodrigues-
December 30, 2020

Apesar de ter atrapalhado o andamento dos campeonatos da Riot, a pandemia do COVID-19 não impediu que as principais ligas de LoL do mundo continuassem a acontecer. O ano de 2020 foi repleto de surpresas em muitas regiões, por isso o Mais Esports preparou uma retrospectiva de todos os times que foram campeões em 2020.

É válido destacar que vamos falar apenas das ligas principais da Riot, então campeonatos da segunda divisão e seus derivados não serão citados aqui. Veja a seguir os times que foram campeões em 2020.

CBLoL (liga brasileira)

KaBuM

A KaBuM foi campeã do 1° split do CBLoL 2020. Foto: Riot Games

Desacreditada por muitos no primeiro split, a KaBuM deu a volta por cima e conseguiu o título da primeira metade do ano. A equipe chegou a ficar entre as últimas colocações com o placar de 1-6, mas conseguiu se recuperar e ir para os playoffs. No mata-mata os ninjas alaranjados venceram a Vivo Keyd (semifinal) e Flamengo (final), ambos por 3-0.

INTZ

INTZ campeã CBLoL
A INTZ conquistou o título do CBLoL 2020 por 3×1 em cima da paiN Gaming (Foto: Riot Games/Reprodução)

Os intrépidos também chegaram desacreditados no segundo split, já que haviam acabado de disputar uma série de promoção pela permanência no CBLoL. A equipe terminou na segunda colocação na fase regular, mas foi nas séries MD5 que mostrou a sua força e experiência. Após vencer a PRG por 3-2 nas semifinais e a paiN por 3-1 na final, a INTZ mais uma vez conquistou o título, sendo o quinto da sua história.

LCS (liga norte-americana)

Cloud9

Cloud9 - LCs 2020
A Cloud9 foi campeã do 1° split da LCS 2020. Foto: Divulgação/Cloud9

A Cloud9 quebrou o seu jejum de seis anos sem título e voltou a vencer a LCS NA. A equipe dominou o campeonato e terminou a fase regular na liderança com 17 vitórias e apenas uma derrota. Nos playoffs eles venceram a 100 Thieves (3-0) e Evil Geniuses (3-1) para chegarem à final, ocasião em que derrotaram a FlyQuest por 3-0.

TSM

A TSM foi campeã do 2° split da LCS 2020. (Foto: Divulgação/LCS)

Outra equipe que acabou com o jejum de títulos foi a TSM, que voltou a vencer a LCS após três anos sem títulos do torneio. A equipe terminou na quarta colocação da fase regular com 12 vitórias e seis derrotas, mas não teve vida fácil nos playoffs. Logo de cara eles foram derrotados por 3-0 para a Golden Guardians, por isso tiveram que jogar a chave inferior.

Bjergsen e companhia ligaram o “modo turbo” e venceram a Dignitas (3-0), Golden Guardians (3-2), Cloud9 (3-1) e Team Liquid (3-2) para chegarem a final. Na ocasião a TSM venceu a FlyQuest por 3-2 e se consagrou a campeã do segundo split da LCS NA.

LEC (liga europeia)

G2

G2
A G2 foi campeã dos dois splits da LEC 2020. Foto: Divulgação/G2

Se na LCS Na tivemos quebras de jejum, na Europa a dinastia foi mantida. Mesmo com Caps jogando de ADC, a G2 conseguiu terminar a fase regular do primeiro split na liderança do torneio, com 15 vitórias e apenas 3 derrotas.

A equipe foi surpreendida na primeira rodada dos playoffs e perdeu para a MAD Lions (3-2), mas se recuperou na chave inferior ao vencer a Origen (3-1) e MAD Lions (3-1). Na grande final os samurais fizeram uma série rápida de 3-0 contra a Fnatic e faturaram mais um título na liga.

No segundo split a G2 não terminou na liderança do torneio, mas se manteve na terceira colocação e conseguiu um bom slot nos playoffs. Dessa vez a equipe começou vencendo a MAD Lions (3-1), mas nas semifinais perdeu por 3-2 para a Fnatic. Novamente tendo que jogar a chave inferior, os samurais venceram a Rogue por 3-2 e tiveram sua vingança contra a Fnatic, ocasião em que novamente aplicaram um 3-0.

LCK (liga sul-coreana)

T1

t1 campea
A T1 foi campeã do 1° split da LCK 2020. Foto: Reprodução LCK

Apesar das reformulações que a T1 sofreu para 2021, a equipe conseguiu um ótimo desempenho no primeiro split, terminando na segunda colocação da fase regular com 14 vitórias e apenas quatro derrotas. Nos playoffs, Faker e companhia não tiveram dificuldades para vencer a DRX nas semifinais por 3-1, e ao irem para a final, venceram a Gen.G por 3-0. 

DAMWON Gaming

DAMWON
A DAMWON Gaming foi campeã do 2° split da LCK 2020. Foto: Divulgação/DAMWON

No segundo split foi a vez da DAMWON Gaming brilhar! A equipe teve uma fase regular dominante, com 16 vitórias e apenas duas derrotas. Já classificados para a final, a equipe garantiu o 3-0 em cima a DRX e conquistou o seu primeiro título da liga sul-coreana.

LPL (liga chinesa)

JD Gaming

JD Gaming
A JD Gaming foi campeã do 1° split da LPL 2020. Foto: LoL Esports

No primeiro split da LPL 2020 foi a JD Gaming quem brilhou e garantiu o título. Eles terminaram na segunda colocação da fase regular do torneio, com 14 vitórias e apenas quatro derrotas. A equipe se classificou diretamente para as semifinais, ocasião em que eliminou a FPX por 3-0. A decisão foi uma série muito acirrada, mas a JDG conseguiu sair com o troféu em mãos ao vencer a Top Esports por 3-2.

Top Esports

Top Esports
A Top Esports foi campeã do 2° split da LPL 2020. Foto: Divulgação/LoL Esports

No segundo split foi a vez da Top Esports brilhar. A equipe dominou a fase regular da LPL e terminou na liderança da tabela com 13 vitórias e apenas três derrotas. Já classificados para a semifinal, JackeyLove e companhia derrotaram a Suning Gaming por 3-0, e na decisão conseguiram a vingança contra a JD Gaming ao vencerem a série por 3-2. 

LLA (liga latino-americana)

All Knights

A All Knights foi campeã do 1° split da LLA 2020. Foto: Divulgação/All Knights

A All Knights foi a campeã do primeiro split da LLA, liga que une alguns times da América do Sul e América Central. Os cavaleiros terminaram na liderança da fase regular, por isso se classificaram diretamente para a final do torneio. A decisão foi acirrada, mas a All Knights conseguiu vencer a Isurus por 3-2.

Rainbow7

Rainbow7 champions 2020 - LoL
A Rainbow7 foi campeã do segundo split da LLA 2020. Foto: Divulgação/Rainbow7

A Rainbow7 não teve uma fase regular “impressionante” e finalizou na terceira colocação. A All Knights continuou forte no segundo split e novamente terminou na liderança, indo diretamente para a final como favorita. A Rainbow7 teve um longo caminho nos playoffs e venceu a Azules por 3-2 e Isurus por 3-1. A equipe chegou embalada para a decisão e conseguiu destronar os cavaleiros ao vencer a série por 3-2.

TCL (liga turca)

1907 Fenerbahçe

1907 fenerbahçe - LoL
A 1907 Fenerbahçe foi campeã do 1° split da TCL 2020. Foto: Divulgação/TCL

A 1907 Fenerbahçe teve uma campanha dominante na fase regular do primeiro split da TCL 2020, terminando na primeira colocação com 13 vitórias e apenas três derrotas. Nos playoffs a equipe enfrentou a Team AURORA nas semifinais e não teve vida fácil, mas venceu por 3-2. Já a final foi tranquila, com um 3-0 em cima da Instanbul Wildcats.

SuperMassive

SuperMassive - Worlds 2020 - LoL
A SuperMassive foi campeã do 2 split da TCL 2020. Foto: Divulgação/LoL Esports

No segundo split foi a vez da Supermassive recuperar o seu reinado. A equipe teve uma fase regular boa e terminou na terceira colocação. Eles não chegaram com favoritismo absoluto para os playoffs, mas conseguiram vencer com tranquilidade a Beşiktaş (3-1) e Galakticos (3-0). Já a final foi bem disputada contra a 5 Ronin, mas após cinco jogos Zeitnot e companhia conseguiram o título da região.

OPL (liga da Oceania)

Legacy Esports

Legacy-esports-2020-champions - LoL
A Legacy Esports foi campeã dos dois splits da OPL 2020. Foto: Divulgação/Legacy

No último ano da OPL, a Legacy Esports conquistou os dois títulos da temporada. No primeiro split a equipe terminou a fase de entrada na liderança da tabela, com 18 vitórias e apenas três derrotas. Nos playoffs eles venceram a Chiefes (3-1) e foram para a final, ocasião em que venceram a Dire Wolfs por 3-1 para conquistarem o troféu do primeiro split.

No segundo split tivemos praticamente um replay, já que a Legacy novamente terminou na liderança da competição, dessa vez com 17 vitórias e quatro derrotas. Nos playoffs, a equipe despachou a Order por 3-1, e na final repetiu o placar contra o mesmo time (que havia vencido na chave inferior).

Esse foi o último ano da OPL, já que em outubro a Riot anunciou o fim da liga por ela não estar sendo sustentável. Você pode conferir mais detalhes aqui.

LJL (liga japonesa)

DetonatioN FocusMe

DetonatioN FocusMe champions 2020 - LoL
A DetonatioN FocusMe foi campeã do 1° split da LJL 2020. Foto: divulgação/DetonatioN FocusMe

A DetonatioN FocusMe é um dos times mais tradicionais do Japão e continuou a sua sequência de títulos na região. A equipe dominou a fase regular do primeiro split e terminou na primeira colocação com 12 vitórias e apenas duas derrotas. Nos playoffs eles perderam a primeira rodada para a Sengoku Gaming (3-2), mas na chave inferior venceram a V3 Esports (3-1) e, na final, tiveram a sua vingança contra a Sengoku Gaming (3-1).

V3

V3 - LoL
A V3 foi campeã do 2° split da LJL 2020. Foto: Divulgação/LJL

O reinado da DetonatioN chegou ao fim no segundo split da liga. Dessa vez foi a V3 que terminou na primeira colocação da fase regular do torneio com 12 vitórias e apenas duas derrotas. A equipe teve mais facilidade nos playoffs e venceu a Sengoku Gaming (3-1), se classificando para a final. Na decisão eles enfrentaram e venceram a DetonatioN FocusMe por 3-2.

LCL (liga russa)

Unicorns of Love

Unicorns of Love - LoL
A Unicorns of Love foi campeã dos dois splits da LCL 2020. Foto: Divulgação/Unicorns of Love

A Unicorns of Love está em ascensão desde 2019 e continuou dominando a LCL em 2020. O time terminou a fase regular em segundo lugar na tabela com 13 vitórias e apenas uma derrota, mas nos playoffs aplicou um 3-0 na Elements Pro Gaming e RoX para garantir mais um título da região.

No segundo split a dominância foi maior ainda, já que os unicórnios rosas terminaram a fase regular do torneio com 14 vitórias e nenhuma derrota. Com o primeiro lugar isolado na tabela, a UoL novamente mostrou dominância nos playoffs, vencendo a One Breath Gaming por 3-0 e, na final, a Gambit por 3-1.

PCS (liga do sudeste asiático)

Talon Esports

Talon esprorts champions 2020 - LoL
A Talon foi campeã do 1° split da PCS 2020. Foto: Divulgação/PCS

A PCS é a liga recém-criada que une a antiga LMS e o Sudeste asiático. A Talon  estreou o split com o título, mas não teve vida fácil. Na fase regular eles terminaram na terceira colocação da tabela e nos playoffs tiveram que jogar cinco séries.

Eles venceram a Nova Esports (2-0), ahq (3-2), mas na semifinal perderam para a Machi (3-2). Eles caíram para a chave inferior e novamente venceram a ahq (3-2), chegando à final e conseguindo a vingança contra a Machi (3-2).

Machi

Machi Champions 2020 - LoL
A Machi foi campeã do 2° split da PCS 2020. Foto: Divulgação/PCS

A Machi não teve uma fase regular dominante como no primeiro split e terminou na quarta colocação, com 13 vitórias e cinco derrotas. Nos playoffs o time venceu a Alpha (2-1), J Team (3-1), mas perdeu para o PSG Talon por 3-2 nas semifinais. Eles conseguiram vencer a J Team novamente na chave inferior e, na grande final, tiveram a sua vingança contra o PSG Talon (3-0).

Worlds 2020 (mundial)

LoL DAMWON Worlds 2020
A DAMWON Gaming foi campeã do Worlds 2020. Foto: Divulgação/LoL Esports

O Worlds 2020 marcou a volta da Summoner’s Cup para a LCK. A DAMWON Gaming, que teve um split dominante em sua região, chegou com tudo e desbancou a LPL na decisão do torneio. Nuguri e companhia terminaram a fase regular com cinco vitórias e apenas uma derrota no grupo B, que também tinha JD Gaming, PSG Talon e Rogue. 

Nos playoffs a DWG não teve dificuldades para eliminar a DRX  por 3-0 nas quartas de final. Na semifinal, a equipe teve a sua vingança contra a G2, que havia lhe eliminado no mundial passado. Os sul-coreanos venceram por 3-1, com direito ao último jogo sendo finalizado em 19 minutos. 

Na decisão do torneio tivemos a DAMWON enfrentando a Suning, que era a grande surpresa do torneio. Os chineses buscaram o terceiro título seguido no Worlds, mas foram derrotados por 3-1 e viram a taça voltar para as mãos da LCK, que agora acumula seis dos 10 torneios mundiais disputados. 

Veja também: LoL: 5 documentários para assistir nas férias