O dia 29 de abril amanheceu com uma grande perda para o cenário de League of Legends. O campeão mundial da primeira temporada, e MVP do torneio, Maciej “Shushei” Ratuszniak, faleceu aos 36 anos. Eternizado dentro do jogo com a skin Fnatic Gragas, o jogador pode ter mais uma homenagem chegando ao jogo nos próximos dias.
Shushei Forever: arquivo é acrescentado ao PBE
A Riot parece já estar movimentando ações para homenagear a lenda da mid lane europeia dentro de jogo. No decorrer da última quinta-feira (01), um arquivo denominado Shushei Forever foi acrescentado no servidor de testes da empresa, o PBE.
Apesar de acrescer o arquivo, a empresa ainda não entrou em detalhes de como pretende homenagear Shushei dentro de jogo, e se haverá relação com a skin de campeão mundial do jogador. O perfil Spideraxe no X (ex-Twitter) confirmou que haverá um easter egg dentro do LoL honrando a memória de Maciej:
Há um novo easter egg em homenagem ao Shushei, que faleceu recentemente.
There’s a new easter egg honoring Shushei who recently passed away pic.twitter.com/lStm8Sq4YA
— Spideraxe (@Spideraxe30) May 1, 2025
Apesar da possibilidade de envolver a skin do Gragas, um usuário no Reddit esclareceu que ainda não se sabe como esse arquivo irá se manifestar dentro do League:
A cadeia de caracteres “Shushei Forever” foi adicionada ao jogo, embora eu não faça ideia de como será usado — mas parece que ele receberá algum tipo de homenagem.
Comunidade repercute com tristeza o falecimento de Shushei
O corpo do jogador, que faleceu aos 36 anos, em decorrência de um câncer, será velado em sua cidade natal, Bydgoszcz, na Polônia. Nas redes sociais, antigos companheiros de equipe, adversários, como YamatoCannon e Snoopeh, além de fãs no geral, prestaram suas condolências.
Shushei, MVP do primeiro Worlds de LOL, morreu aos 36 anos.
Foi um dos caras que fez eu me apaixonar por assistir o competitivo de League of Legends. Hoje é um dia triste demais pra todo cenário. https://t.co/rKF5Z7qZdG
— Eric Teixeira (@ericat_lol) April 29, 2025
Descanse em paz, lenda
Nunca esquecerei as memórias que compartilhamos
RIP legend
I will never forget the memories we share pic.twitter.com/N4p7YDMveF
— YamatoCannon (@YamatoMebdi) April 29, 2025
Campeão Mundial da 1ª Temporada. Lenda do Jogo.
Estamos profundamente tristes com a notícia do falecimento de Maciej “Shushei” Ratuszniak. Shushei venceu o Mundial da 1ª Temporada com a Fnatic como MVP, garantindo seu lugar na história dos esports para sempre.
Obrigado por tudo, Maciej.
Season 1 World Champion. Legend of the Game.
We are deeply saddened by the news of Maciej “Shushei” Ratuszniak’s passing. Shushei won Season 1 Worlds with Fnatic as MVP, securing his place in esports history forever.
Thank you for everything, Maciej. pic.twitter.com/nJX7iERXAO
— LoL Esports (@lolesports) April 29, 2025
– Então quando você soube que tinha vencido?
– Quando o Nexus caiu.
Obrigado, Shushei. Lembraremos de você ❤️
– So when did you know that you had won?
– When the Nexus fell.
Thank you, Shushei. We will remember you ❤️ pic.twitter.com/AiwpYyow1N— League of Legends Polska (@LoLPL) April 29, 2025
É difícil saber das notícias sobre Shushei. Não falo com ele há mais de uma década, mas tenho muitas boas lembranças das coisas estúpidas que fazíamos quando éramos crianças e viajávamos pelo mundo.
36 anos… Droga. O amanhã não está prometido.
Tough to hear the news about Shushei, I hadn’t spoke to him in over a decade but many fond memories of the stupid shit we got up to as kids traveling the world.
36… damn. Tomorrow isn’t promised pic.twitter.com/TPeWq6722j
— Stephen Ellis (@snoopeh) April 29, 2025
Descanse em paz, o primeiro MVP do mundo, Shushei, 36 anos. Era muito jovem… fod*-se o câncer
Tantas boas lembranças dele no começo do League
RIP to the first ever worlds MVP Shushei, 36 is way too young… fuck cancer
So many fond memories from early league of him pic.twitter.com/cgnsH8KYOy
— Alex ‘Nymaera’ Hapgood (@Nymaera) April 29, 2025
Que sigamos mantendo o legado e a memória de Maciej viva, tanto dentro de jogo, quanto fora do League, e que a Riot homenageie sua trajetória de maneira digna. Ele sempre estará vivo na memória da comunidade e amantes de LoL ao redor do mundo.
