A Riot introduziu, nesta Temporada 2026, o Égide da Valentia, um sistema que busca recompensar mais os jogadores que caíram autofill e venceram e/ou não tirar pontos dos que caíram nessa mesma situação. Essa qualidade de recompensa/falta de punição vai se manter. Porém, a condição original vai ser alterada pela Riot no patch 26.3.
Nota B será o mínimo para entrar no novo sistema de PDL gratuito
Nas palavras do Riot Phroxzon, alcançar o requisito original, pegar nota C, é algo muito acessível. O objetivo do Égide da Valentia é recompensar quem joga a ranqueada mesmo fora da sua posição preferida e, por ter se esforçado dentro do possível, não seja tão castigado por perder ou receba ainda mais PDL nas vitórias.
Confira as aspas do rioter:
Estamos aumentando o critério necessário para reivindicar o Égide da Valentia de C para B. Estamos vendo que a nota C acaba sendo fácil demais de alcançar. Acreditamos que B ainda exige que o jogador “jogue bem o suficiente”, ao mesmo tempo, leva em conta situações em que ele esteja atuando em uma função menos familiar.
Égide da Valentia: como funciona o sistema de recompensa
Para incentivar a dedicação mesmo fora da role principal, a Riot criou o sistema Égide da Valentia. Jogadores que caírem de autofill e alcançarem pelo menos nota B na partida terão direito a uma das seguintes vantagens:
- PDL em dobro se vencerem a partida
- Proteção total contra perda de PDL em caso de derrota
O Égide da Valentia será ativado automaticamente, com um aviso no lobby de seleção de campeões. O bônus, no entanto, só é aplicado se a nota mínima for atingida.
Continue depois da publicidade






