As mudanças para mitigar a inversão de lanes que chegaram na atualização 25.05 não agradaram nem a comunidade, por dar mais possibilidades de jogadores trollarem a partida, e nem a própria Riot, que já engatilhou mudanças emergenciais envolvendo a mecânica.
“Estamos trabalhando em uma mudança a longo prazo”, diz Rioter
De acordo com Matt “Phroxzon” Leung-Harrison, designer-chefe e porta-voz de mudanças nos sistemas do LoL, a ideia é que as medidas impeçam o lane swap para os profissionais, mas que não impactem as filas ranqueadas. Logo, após os primeiros dias no patch atual, a empresa observou como alcançar esse objetivo:
Vimos que as mudanças para a inversão de rotas afeta cerca de 5% dos jogos, mas achamos que podemos reduzir esse número bem mais com os ajustes feitos no micropatch, que deve entrar para os servidores oficiais.
As mudanças serão focadas no tempo que as medidas ficam ativas no Top e no Mid. Ambas seguem começando no minuto 1:30:
Top Lane: Detecção reduzida de 3:30 para 3:00.
Mid Lane: Detecção reduzida de 3:30 para 2:15.
O Rioter ainda discorreu sobre mudanças que serão inseridas no jogo para a atualização 15.06. Confira:
Devido a restrições de localização (tradução), não conseguimos diferenciar “Aviso: Troca de Faixa Detectada” de “Troca de Faixa Detectada, você foi punido” na versão 15.5.
Você só será punido se tiver o efeito negativo (debuff).
Na primeira vez que o aviso aparece, nenhuma penalidade real é aplicada. Esse aviso inicial é dado de forma mais abrangente para alertar os jogadores de que algo acontecerá em breve.
Conseguiremos diferenciar melhor entre “Ei, por favor, saia da área” e “Isso está sendo aplicado” na versão 15.6.
Por fim, Phroxzon reitera, mais uma vez, que as mudanças não devem estar no jogo a longo prazo, e que a Riot está trabalhando para ter soluções nesse sentido. Porém, ainda deve demorar para isso chegar ao LoL:
Estamos trabalhando em uma solução de longo para o lane swap, e sentimos que temos algumas direções promissoras (mas sem data para chegar ao jogo ainda).
“Situação absolutamente ridícula”, diz comunidade sobre mudanças anti-swap
Os fãs do jogo não costumam concordar em muitos aspectos, mas é um consenso que as mudanças foram muito bruscas, e impactam em situações que não são relacionadas a inversão de rotas, como uma invasão na jungle ou um suporte querendo fazer uma jogada criativa. No Reddit, os jogadores falaram sobre suas experiências até aqui:
Tive uma partida hoje em que joguei de ADC e o time inimigo fez um late invade. Ficamos 2 abates para 2, e eles invadiram novamente por volta de 1:35. Então voltei para o red buff para ajudar na luta e recebi o aviso. Se eu ajudar em uma luta de late invade assim, ambos os times recebem o debuff? Mesmo que estejamos lutando na selva?
Toda essa situação é patética. A solução definitiva não vai chegar rápido o suficiente. Essas regras arbitrárias que impõem padrões específicos de jogo me parecem extremamente desagradáveis como jogador de longa data.
Esses usuários foram mais sucintos em seus comentários, e o último deu sua sugestão:
Pelo menos eles estão tentando.
Porque não fazer essa mudança apenas para os profissionais?
As respostas dos jogadores costuma ser escutada pela Riot, e a prova é de que as mudanças já estão a caminho. Resta saber se as “soluções para longo prazo” irão chegar no jogo com a agilidade necessária, visto que os casos têm impactado uma quantidade relativamente alta de partidas.
