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LoL: Riot está testando modo voz na China?

League of Legends

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A comunidade de League of Legends ficou maluca nesta quarta-feira (28) quando um perfil do X chamado lol_dango publicou uma thread em que mostrava uma possível ferramenta de voz para o jogo, que estava sendo testada na China.

Se você joga LoL há algum tempo, sabe que essa é a função mais pedida pela comunidade há vários anos. Um jogo competitivo em equipe sem comunicação por voz em pleno 2024? Sim, é o League of Legends!

Entenda a publicação

O usuário lol_dango publicou que a Riot estaria testando, primeiro na China, o recurso de voz dentro do jogo. Vale destacar que o LoL já tem o recurso, porém ele só funciona em grupos de amigos, ou seja, se você está em uma ranqueada com quatro desconhecidos, não pode se comunicar por voz.

O usuário publicou vários prints e até um pequeno vídeo de como seria a interface, que seguiria os mesmos padrões de outros jogos e aplicativos de comunicação. Cada jogador tem o seu avatar que acende quando ele fala algo. Você pode configurar o volume e silenciar os companheiros, bem como realizar configurações básicas no microfone.

Ao ser questionado pela fonte da informação, o usuário lol_dango publicou que era ele mesmo, visto que os prints eram das suas partidas no servidor chinês.

Recurso de voz do LoL ou da WeGame?

Infelizmente, como mostra nos próprios prints, o recurso não se trata da função de voz sendo implementada no jogo, mas sim do WeGame, uma plataforma de jogos online da Tencent que possui vários jogos populares englobados dentro dela, incluindo o próprio LoL, que por curiosidade, é propriedade da Tencent.

Um usuário questionou sobre isso e comparou o WeGame com outras ferramentas externas, e essa foi a resposta de lol_dango:

Tecnicamente sim, mas as coisas funcionam de forma diferente na China. É como você disse que o Vanguard é um recurso externo do League. Não é, ele é apenas feito pela Riot Games para o League. Essa funcionalidade de voz foi feita pela Tencent para o League. A Riot não tem nenhum poder na China, a Tencent tem 100% das partes do League. Não existe cliente Riot na China, não existe Vanguard. Tudo é da Tencent, então sim, você pode chamar isso de um recurso externo, mas é apenas parte do servidor chinês.

Ou seja, embora o que ele falou até tenha algum sentido, em uma visão geral, é apenas uma integração de uma ferramenta externa para o LoL, essa que é feita pela mesma empresa dona do jogo. No entanto, a ferramenta não foi feita pensando exclusivamente no League of Legends, mas sim em vários jogos que estejam dentro da plataforma WeGame.

A Riot anunciou diversas novidades para 2025 na segunda-feira (25), e em nenhum momento falou sobre o possível teste do recurso de voz. Sendo um recurso tão pedido pela comunidade, com certeza a empresa falaria sobre ou, pelo menos, outras pessoas estariam repercutindo a “novidade”.

No Brasil mesmo a publicação viralizou rapidamente, inclusive com vários streamers e ex-jogadores profissionais comentando sobre:

Por que o LoL não tem comunicação por voz?

Basicamente os principais argumentos da Riot em torno de não ter a função estão relacionados à toxicidade. De acordo com eles, a função de comunicação por voz com desconhecidos abre mais as portas para um ambiente tóxico e de mais difícil controle, cujas consequências podem ser mais impactantes aos jogadores do que em toxicidade por texto.

Veja o que o líder do Sistemas Comportamentais do League of Legends falou sobre:

O objetivo principal e a motivação que as pessoas têm ao pedir um suporte maior de voz no League é uma melhor coesão da equipe, aumentando a comunicação.

Eu realmente acho que é um objetivo nobre e, se isso fosse a única coisa em jogo, eu estaria totalmente a favor do chat de voz em equipe.

Infelizmente, o que vimos repetidamente é que, quanto mais rico o meio de comunicação, mais poderoso ele se torna como ferramenta para comportamentos disruptivos. Simplificando: é muito pior ser chamado de “noob” por voz do que pelo texto.

Além disso, o chat de voz é mais prejudicial e perturbador para grupos marginalizados. Ele revela mais informações sobre essas pessoas, o que tem sido repetidamente demonstrado como algo que aumenta a severidade e a frequência do assédio. (Pense em gênero, sotaque, dialeto, etc.)

E, indo além, o chat de voz é significativamente mais difícil de moderar, detectar interrupções e controlar do que o chat de texto ou outras formas de comunicação.

No futuro, certamente exploraremos a ideia de oferecer ferramentas de comunicação mais ricas para os jogadores que não tenham o mesmo potencial disruptivo do chat de voz. Por enquanto, gostamos do chat de voz para grupos e não o amamos para equipes.

Mas, se esse é o problema, por que no VALORANT, o jogo FPS da Riot, há comunicação por voz, e no LoL não? Veja a resposta do Rioter Auberaun:

Nossa posição não mudou muito em relação a isso. Eu desafiaria a ideia de que os problemas são “resolvidos” ao ponto de o chat de voz existir sem consequências no Valorant, algo não muito diferente do estado do League, que continua investindo continuamente em lidar com o chat negativo.

Não quer dizer que as coisas estão definidas e nunca faríamos isso, mas o cenário não mudou significativamente desde nossa última declaração aqui.

Bem, com certeza essa pauta deve ser discutida com alguma frequência dentro da Riot, mas no momento, as posições mais claras que temos da empresa vão contra a adição da ferramenta, o que reforça a tese de que a função provida pela WeGame não reflete o que a Riot quer, ao menos por enquanto, para o League of Legends global.

Imagem para ilustrar a matéria de datas dos patchs do LoL
(Imagem: Divulgação/LoL)

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Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 28 de novembro de 2024 • Editado há 14 dias

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