Mesmo com mudanças benéficas para as rotas solos do League of Legends, a top lane acabou ficando um pouco “isolada” do resto do jogo, sem conseguir tanto impacto quanto deveria. Como resultado disso, a posição foi perdendo um pouco de popularidade, principalmente em elos mais altos, então a Riot quer trazer mudanças para que isso mude em um futuro bem próximo.
Em uma publicação no fórum oficial, o rioter Meddler trouxe alguns gráficos interessantes que mostram a popularidade de cada rota de acordo com o elo dos jogadores. Para senso de comparação, foram coletados dados de um mês, entre os dias 28/12/2019 e 28/01/2020. Quatro servidores diferentes passaram pela análise da empresa, veja os resultados:
Os “elos” foram divididos em cinco categorias: Very Low (Muito Baixo), Low (Baixo), Average (Mediano), High (Alto) e Very High (Muito Alto). Olhando para a top lane, é possível ver que em todos os casos a popularidade de escolha da posição vai caindo a medida que o elo vai subindo. No caso do servidor europeu, norte-americano e sul-coreano, a escolha dá uma pequena aumentada quando chega na classificação máxima.
Também é possível notar que a selva é uma rota que tem sua escolha em constante crescente de acordo com o aumento do nível dos jogadores. As outras posições sofrem certa variação, mas a rota do meio ainda é a rota mais popular entre todos os jogadores. O rioter comentou que foram adotadas medidas para aumentar o impacto da rota inferior, como aumento de experiência para as rotas solos, mas que as mudanças não tiveram a influência que esperavam.
Em consequência disso, a Riot está focando seus esforços na posição e deverá trazer mais detalhes de algumas mudanças em breve, “mas não no próximo patch”, completou o rioter.
Veja também: Soraka top e “ADC” é a nova moda entre os profissionais