Durante sua participação no 2v1 Podcast, o top laner da LOUD, Robo, revelou que a próxima temporada será a última do jungler sul-coreano, Croc, no Brasil e atuando pela organização. Isso porque, de acordo com as Leis da Coreia do Sul, todos os homens devem servir ativamente o exército por dois anos.
Pelo que parece, ele não vai precisar servir o exército em 2024, a idade máxima é 28 anos, aí quando faltam dois ou um ano para isso, ele não pode mais sair da Coreia do Sul. Por isso, ele ainda pode jogar em 2023.
Contudo, a janela do serviço militar no país asiático, apesar de obrigatória, é mais aberta do que no Brasil. Os sul-coreanos saudáveis e aptos ao serviço podem fazê-lo dos 18 aos 28 anos, e dependendo de alguns casos, como grandes jogadores e artistas, esse prazo pode ser estendido até os 30, conforme a “Lei BTS” aprovada em 2020.
Entenda o serviço militar na Coreia do Sul
Os sul-coreanos, caso não se encaixem em uma regra específica que pode fazê-los adiar o serviço, devem estar no país e iniciar o serviço militar antes de completarem 28 anos. Caso contrário, eles poderão sofrer punições do governo sul-coreano, e até serem impedidos de entrar no país, como aconteceu com o cantor Steve Yoo.
Grandes nomes sul-coreanos, como o caso do atacante Son, do time de futebol Tottenham e também da Seleção Coreana, conseguem diminuir drasticamente seu tempo de serviço, caso tenham conquistado alguma medalha olímpica ou grande competição internacional. Inclusive, é especulado que o mid laner, Faker, esteja em situação semelhante.
Son, por exemplo, ao invés de servir dois anos, só precisou fazer um treinamento de quatro semanas.
Croc no Brasil
Em resumo, Croc deve estar no seu país natal para começar seu serviço militar obrigatório antes de completar 28 anos, e por isso, poderá jogar mais um ano no Brasil. Ele até poderia evitar o serviço, mas precisaria primeiro ter uma grande conquista internacional e então pedir o adiamento ao governo.
Apesar de já ter atuado em diversos países como jogador de LoL, Croc chegou ao Brasil em maio de 2021, quando foi contratado pela Rensga. Finalista do 2º split daquele ano, ele se transferiu para a Miners em 2022, jogou a primeira etapa, e depois foi contratado pela LOUD, onde conquistou o título e se manteve para o ano que vem.
Veja também: Doinb anuncia pausa em sua carreira de jogador