Qual era o seu maior erro quando começou a jogar LoL? Seja buildar Ashe de Warmog, gastar flash para ir mais rápido para a lane, ou ir jungle sem golpear, todos nós passamos pelo processo constante de aprendizado que é jogar um Lolzinho.
Entretanto, a comunidade levantou uma discussão: seria jogar ranqueadas assim que chegar no nível 30, o maior erro possível para iniciantes?
“Ideia horrível”, diz comunidade sobre jogar ranked ao chegar no nível 30
Um usuário do Reddit deu um relato de como está sendo iniciar no LoL, e falou sobre como jogar partidas valendo ranking não tem sido uma boa ideia, além de falar sobre o tem sentido do nível de complexidade do jogo até aqui:
No universo de League of Legends, sou um completo noob. Jogo há cerca de cinco meses e um dos conselhos que sempre vejo é: “Entre no ranqueado, você jogará com pessoas do seu nível”. Mas, pelo que vi, esse é um conselho péssimo.
Acho que quem joga há anos não percebe o quão complicado LoL é: são mais de 160 campeões, cada um com pelo menos cinco habilidades, quatro funções diferentes, feitiços, runas, itens e mecânicas diversas, especialmente para quem não tem experiência com MOBAs. O jogo é absurdamente complexo.
Chegar ao nível 30 não significa nada. Consegui isso em cerca de uma semana, mas ranqueada é outra história. Muita gente acha que todos os jogadores do Ferro IV são iguais, mas não é verdade. Muitos estão lá há anos, entendem o jogo e destroem um iniciante facilmente.
Joguei ranqueadas por algumas semanas, ganhei e perdi algumas partidas, mas, dado o nível de competitividade, acho que não voltarei por meses até aprender mais. Dizem que não se aprende nada em normais porque as pessoas não levam a sério, mas não é verdade.
O jogador conclui seu desabafo defendo jogar normal game, e que isso será melhor que ser destroçado nas rankeds:
Lá você aprende mecânicas como last hit, funcionamento dos campeões, itemização, runas e mais. É melhor aprender assim do que ser massacrado no ranqueado e receber spam de “report Jax” por perder contra um Aatrox nível 500 preso no Ferro.
O jogo tem pouquíssimos novatos, apenas jogadores experientes que não conseguem subir de elo – e esses são um pesadelo para iniciantes.

“Se concentre em aprender”, dizem os comentários
Outros fãs do jogo indicaram ao usuário que está tudo bem aprender o jogo nas ranqueadas, mas que talvez seja útil utilizar o botão de mute. Confira:
Ranqueadas não têm grandes consequências, especialmente para quem ainda está aprendendo. Embora os modos normais ajudem a entender detalhes do jogo, ao chegar ao nível 30, espera-se que o jogador já tenha uma noção básica.
Normais costumam ser desbalanceadas, seja por jogadores casuais jogando sem compromisso ou por níveis altos jogando com amigos, tornando as partidas inconsistentes.
Por isso, entrar no ranqueado após o nível 30 é uma forma razoável de evoluir no jogo – e o botão de mute pode ser uma grande ajuda.
Esse jogador também optou por suavizar a pressão das ranqueadas, e dizer que lá é um bom lugar para melhorar suas habilidade:
Concordo que você precisa de mais tempo, mas parece que simplesmente não gosta de ranqueadas e não tem um perfil competitivo. Em geral, à medida que seu MMR aumenta, o ranqueado tende a ser melhor, especialmente se você começou no Ferro IV, como a maioria dos novatos.
Se você se preocupa tanto com o ícone de ranque e com a pressão, pode continuar jogando casualmente. Mas, se seu objetivo é melhorar, deveria jogar ranqueadas – com o tempo, você vai aprender de qualquer forma e em um ambiente melhor do que as partidas não ranqueadas.
Porém, se o ranqueado te estressa demais, não se sinta obrigado a jogar. No fim das contas, League of Legends é um jogo, e você deve se divertir, não fazer algo que odeia.
Por fim, esse usuário corrobora com os outros comentários, e fala que não há nada a perder nas ranqueadas, afinal, PDLs não são tudo:
Quero dizer, se você atingiu o nível 30 e cumpriu os requisitos em uma conta nova, sendo ranqueado no Ferro, pode começar a jogar e aprender a partir daí, pois não há nada a perder. Além disso, você também se acostumará com a mentalidade dos jogadores no ranqueado.
Os números do elo Ferro ao redor do mundo
O Ferro, citado pelo usuário que postou o relato como o local que as pessoas estão aprendendo o jogo, já teve mais de 4.692.516 jogos no patch atual, que chegou no último dia 20. Por lá, os campeões com mais taxas de vitória são alguns dos que têm execução mais simples no jogo, com o top 3 tendo Yorick, Amumu e Singed.
Porém, apenas o Coveiro das Almas passa de 51% em partidas ganhas, mostrando que os jogadores nesse elo perdem e ganham quase na mesma proporção, comprovando que não existe “fórmula pronta” para sair do elo.
Talvez, o segredo esteja no processo de melhorar no jogo, sem se importar tanto com elos e vitórias.