Viver de stream é o sonho de milhares de pessoas ao redor do mundo e no Brasil não é diferente. Desde 2016 na Twitch, Surskity é um caso de sucesso e agradece seus fãs pela ajuda em um momento difícil na vida. No entanto, a situação do streamer está complicada desde o ban que recebeu em junho desse ano.
“É f… porque eu estava com números legais, ganhando bem, tudo dando certo e do nada perdi tudo. Recebi o banimento, perdi tudo e pronto”, lamentou.
Essa não foi a primeira suspensão que Surskity recebeu. Ele lembra que em 2019 recebeu diversas punições de 1 ou 2 dias sem saber o motivo. “Eu tomava o ban e no outro dia já voltava”. Porém, no dia 12 de junho de 2020 o banimento que caiu sobre sua stream, depois que reportaram clipes que um mamilo apareceu durante um filme, foi mais duradouro.
“A Twitch não passou muitas informações. O ban foi classificado como indefinido então fica difícil de planejar o futuro, qual atitude tomar. Eu fico triste porque estudei muito a plataforma e perder o meu trabalho onde fiz minha carreira me deixa muito chateado. Não foi maldade, foi burrice minha e trabalhar ao vivo é difícil”.

Ainda esperançoso que possa ser desbanido, Surskity relembrou alguns streamers que depois de seis meses foram liberados a voltar à Twitch normalmente.
Surskity não descarta passar a trabalhar em outra plataforma para voltar a fazer suas streams, “que é o que eu mais gosto”, mas seu maior desejo é retornar na própria Twitch onde tinha mil assinantes mensais e 200 mil seguidores no seu canal.
“Eu estava bem estabilizado em números e esse ban me prejudicou muito. Mas se isso [o desban] não acontecer, espero conseguir streamar em outras plataformas e adaptar meu conteúdo para elas”.
Diversos usuários banidos pela Twitch também tentam voltar a streamar com outra conta, o que é proibido pelo livro de regras da plataforma e pode acarretar em um banimento mais longo.
Porém, Surskity sabe que se passar a atuar em outra plataforma talvez sua punição pela Twitch seja prolongada. Portanto, ele se diz perdido em relação ao futuro e lamenta a falta de suporte da Twitch com os brasileiros.
“Eles são muito negligentes com os streamers brasileiros. Muitos são banidos, não entendem os motivos ou é algo bobo. O triste é que eu dediquei minha vida pela plataforma e ser respondido dessa forma é muito nojento. Fico realmente depressivo com isso. Não tem ninguém para conversar sobre o caso ou responder direito”.
“É difícil cobrar uma postura diferente agora que estou banido, mas eles deviam dar mais atenção para o Brasil mesmo. Conversar com alguns streamers afiliados, tentar explicar o que rola, não temos atenção de quase nada”, continuou.
Enquanto ainda está em dúvida com a Twitch e qual melhor passo para dar na sua carreira, Surskity tem duas certezas: Não quer retornar ao competitivo depois de sua breve passagem e a lealdade dos seus fãs. “Eles me acompanhariam em outra plataforma sim, subiram hashtag pedindo minha volta. Sabem que meu banimento não foi por algum motivo babaca”. Surskity deixou um recado aos seus espectadores.

“Quem não conhece pode achar meus viewers muito tóxicos comigo, mas eu faço stream há muito tempo e eles salvaram minha vida, me ajudaram durante uma depressão muito forte. Tenho 200 mil seguidores, com certeza tem uns doidos mas no geral eles são incríveis”.
Surskity reforça que está com dúvidas do que fazer nos próximos meses, mas revelou um pouco dos seus pensamentos para o futuro.
“Eu estou com algumas ideias e quero voltar forte. Se tudo der errado, penso em fazer uma live no Youtube para matar a saudade mas ainda preciso ter certeza de algo da Twitch para saber o que fazer. Estou vivendo uma fase ruim, cheio de dúvidas do que pode acontecer, porém tenho esperanças que tudo irá ficar melhor”.
O Mais Esports entrou em contato com a Twitch para pedir um posicionamento da empresa sobre a falta de suporte com os streamers brasileiros, mas a Twitch não respondeu até o momento.