Com quatro títulos, Biofrost é um dos maiores e mais memoráveis jogadores do cenário norte-americano de League of Legends. Neste sábado (7), o suporte publicou uma “carta” à comunidade, se assumindo gay e também falando de todos os problemas que “esconder” isso o causou ao longo dos anos.
Biofrost comentou que teve problemas a sua vida toda por tentar esconder sua orientação sexual. Apesar de ter crescido no Canadá, Vincent “Biofrost” Wang é chinês, e seus parentes continuaram morando e trabalhando na China enquanto ele morava na América do Norte. Enquanto morava no Canadá, ele viveu com várias famílias em Hospedagem Domiciliar, e a partir dos oito anos começou a receber vários comentários homofóbicos.
[…] Fui bombardeado com comentários homofóbicos e sexistas em casa, e sempre que eu fazia algo que não era “masculino”, me diziam: “Por que você está agindo como um (gay), deixe de ser “gay., foi hiperconsciente de como eu deveria agir e tentei não agir ou soar “gay”, mas eu ainda era constantemente intimidado na escola por isso.
Biofrost comentou que não se livrou disso na indústria de esports, e em quase todos os times que jogou, escutou comentários homofóbicos de seus companheiros de time, o que o deixou desconfortável e com medo de se assumir e perder o emprego.
Estou em uma fase da minha vida onde eu aceitei quem eu sou, e demorei muito para chegar lá. Minha crença é única. A indústria de jogos é desenfreada com sexismo, preconceito e homofobia. Não há uma solução rápida, mas começa conosco nos mantendo em um padrão mais alto e tratando todos com dignidade. Precisamos educar as pessoas nos esports quanto às suas condutas no trabalho. Não estou fazendo este anúncio porque devo todos os detalhes da minha vida pessoal, mas sim porque quero que haja mais conscientização sobre os problemas que nossa comunidade enfrenta. Obrigado aos meus pais e amigos que me fizeram sentir que eu pertenço. Vocês são os verdadeiros.
Na publicação, ex-companheiros de equipe o deixaram mensagens carinhosas e o parabenizaram pela atitude. “Você é um dos meus melhores amigos e estou muito orgulhoso de ter publicado isso”, disse Doublelift.
— Vincent (@Biofrostlol) May 7, 2022
Atualmente Biofrost joga pela Dignitas, mas tem passagens pela CLG e TSM, time em que venceu a LCS quatro vezes.
Veja também: Valendo mais de R$ 1 bilhão, TSM encabeça lista da Forbes de organizações mais valiosas de 2022