Tol2, top laner do time japonês DetonatioN FocusMe, fez uma série de tweets na madrugada desta sexta-feira (6) acusando o treinador da equipe de abuso psicológico. O jogador chegou a fugir da Gaming House por sentir que sua “vida estava em risco”, conforme escreveu na rede social.
Publicações de Tol2 nas redes sociais
Foram quatro publicações falando sobre o ocorrido. Tol contou que os treinadores o denigrem e intimidam, ao ponto de ele fugir da Gaming House com medo. Ele ainda pediu ajuda e contou que o jogador veterano Yutapon o impediu de reclamar.
Tol2 também falou sobre ameças de não ser inscrito na LJL após ter procurado pessoas de cargo superior para perguntar sobre situações de assédio de poder. O top laner falou sobre situações com o treinador Kazu e Ceros. Confira abaixo o texto na íntegra publicado pelo jogador:
Fui ameaçado pelo técnico Kazu. Os treinadores costumam me denegrir e me intimidar, mas dessa vez fugi da Gh porque senti que minha vida estava em perigo. Eu queria jogar o jogo de amanhã, mas não sei o que eles vão fazer quando eu voltar para a Gh. Peço desculpas a todos os fãs. Eu preciso de ajuda. Vou te contar tudo quando me acalmar.
Não importa como fui tratado na equipe (Yutapon me impediu de reclamar), eu não tinha aliados e fui diagnosticado com distúrbio de ajuste após o término do 1° split. O Sr. Umezaki descobriu que eu havia consultado um senior do setor sobre assédio de poder e me disseram que, se eu fizesse isso novamente, não seria inscrito LJL e seria multado, então não havia escapatória.
Desde o primeiro split, o técnico Ceros tem sido verbalmente abusivo. Quando vi um cachorro andando, me disseram: “Ei, você também é um cachorro, então venha se juntar a nós.” Mesmo que eu implore para eles pararem, é impossível. Eu não conseguia parar de chorar em Londres e o Milan me acalmou por um tempo. Mas no final, ontem foi apenas um monte de reclamações
Medidas legais serão tomadas sobre o caso
Tol2 falou estar muito cansado e marcou outra pessoa em suas redes sociais, essa que seria responsável por dar notícias dele. Essa pessoa, com nick de Pooolmid, publicou que o jogador já encontrou uma pousada para descansar e que toda a situação relatada foi passada para os pais do jogador e também para a DetonatioN FoscusMe.
Também foi informado que o jogador tem muitas evidências de tudo o que falou, incluindo gravações de voz. O jogador irá procurar um advogado para tomar as próximas medidas.
DFM e Riot ainda não se pronunciaram sobre o caso
Até o momento, a DetonatioN FocusMe ou mesmo a Riot Games do Japão ainda não deram nenhum posicionamento sobre as acusações.
Vale destacar que a DFM é o time de LoL mais popular da região e também o com melhor performance, tendo vencido as últimas cinco edições da LJL. No momento a equipe segue com quatro vitórias e nenhuma derrota no torneio, sendo a líder isolada.