- Publicidade -

Um time dos sonhos que bastou apenas um mês para alcançar o status de melhor time da Ásia, outro que viu na janela de transferência as peças que faltavam para se tornar forte e por último uma piada nacional e internacional que achou na base da liga sua fundação e recuperação. Hoje irei comentar um pouco sobre as equipes que ocupam as primeiras colocações na tabela da LPL.  

(Fonte: LPL)

Victory Five (5-1): 2º Lugar 

De uma campanha impressionante com apenas 1 vitória e 32 derrotas para a segunda posição da melhor e mais disputada liga do mundo. Essa trajetória é inédita dentro da competição e só pode ser possível pela força surreal que a LPL conseguiu com a chegada das franquias na região. Não é de hoje que os times chineses reconheceram a força da base. Desde antes da chegada do novo sistema os principais times da liga já investiam em times para disputar a segunda divisão, mas nesses últimos dois anos de franquia o que já era bom ficou ainda melhor e profissional.  

Sem a existência de uma liga secundária com ainda mais jogos do que a liga principal, na minha visão seria impossível uma recuperação tão impressionante como está sendo essa da V5. Quatro dos cinco titulares da equipe jogaram a LDL no passado e uma vitrine gigantesca com grande amostragem de jogos é tudo que um jogador novato precisa para ser descoberto, sem ela seria muito mais complicado o surgimento de novos SAMD’s e ppGOD’s 

Etapa passada foi a Estar que chamou atenção de todo mundo com seu plantel de jovens jogadores da LDL. Agora temos a V5, que para mim já demonstra ser um time ainda melhor e mais versátil que o time gerido por PDD. O principal de tudo isso é que ano que vem, muito provavelmente outros times seguirão essa filosofia e ainda mais novatos terão sua chance de brilhar.  

(Fonte: LGD)

LGD (4-1): 3º Lugar 

Com uma filosofia completamente diferente da V5, muito por conta de ser uma organização bem mais antiga e rica, a LGD buscou e achou a recuperação em nomes já conhecidos e consagrados dentro da liga. O bom e velho “dream team” que já vimos falhar muito mais vezes do que vimos dar certo. 

Com a contratação de Langx, Mark e principalmente Xiye, a equipe liderada por Peanut conseguiu resolver os principais problemas que teve durante a etapa passada, com o plus de ser jogadores já experientes, e no caso de Xiye até campeão da LPL e medalhista de ouro pelos jogos asiáticos. Apostar em nomes antigos e que estão em baixa no momento é, querendo ou não, uma jogada de certa forma arriscada em uma liga onde surgem jovens talentosos a todo momento, mas para a LGD funcionou e muito bem. 

Mecanicamente Langx está lembrando os tempos em que se chamava XiaoALXiye com a volta de Twisted Fate para o meta, também faz os torcedores lembrar da poderosa WE de 2017. Um time com jogadores extremamente experientes e que acharam na nova equipe a gameplay que há tempos estava em falta, combinando isso com o momento incrível que vive Peanut, uma nova LGD nasceu, uma LGD que não dava as caras desde 2015.  

(Fonte: LPL)

TOP Esports (6-0): 1º Lugar  

Não foi só na base ou em antigos campeões que a TES encontrou as peças que precisava para se tornar o monstro que se tornou, foi uma combinação de tudo isso e com o adicional de ter tido a chance, inédita dentro da região, de contratar um campeão mundial chinês.  

Eu vejo muitas semelhanças entre a formação dessa TES e o que a SKT tentou fazer em 2019 com a contratação de Clid, Khan e Mata, porém com o diferencial que no caso da TOP, todos seus jogadores são extremamente novos e com uma curva de crescimento ainda gigantesca, em essência um “dream team” em que todas as suas peças, com exceção talvez de Karsa, ainda não chegaram em seu pico.  

Não parece existir uma briga de ego, as peças magicamente se encaixaram com a chegada de Jackeylove e hoje, ocupam uma posição de dominância muito parecida com o que a IG ocupou em 2018 e a FPX em 2019. Se utilizando da base para formação de Yuyanjia, contratando antigos campeões como foi com Karsa e tendo dinheiro o suficiente para pagar por Jackeylove, a TES é uma síntese de tudo que se pode extrair da LPL nos dias de hoje. Definitivamente não é à toa o hype em volta dessa equipe e para mim, seria emblemático se acabassem sendo o campeão do mundial da China.