O Garen recebeu algumas atualizações no PBE e algumas delas deixaram a comunidade do League of Legends confusa. Antes de discutirmos os possíveis impactos dessas mudanças, vamos dar uma olhada no que mudou:
W – Coragem
- Não vai existir mais o bônus de 10% de resistências quando você conseguir 150 acúmulos de Coragem;
- Redução de Dano ajustada de 30% para 25-41%;
- Tempo de Recarga reduzido de 23-15 para 22-13.
E – Julgamento
- Não causa mais um dano adicional por giro baseado no nível;
- Modificador de AD por giro aumentou de 36-40% para 36-44%;
- Tempo de Recarga reduzido de 9 para 9-6 segundos;
- Modificador de Crítico reduzido de 50% para 40%.
R – Justiça Demaciana
- Dano Base reduzido de 150-450 para 150-350

Dá pra considerar um nerf ou um buff?
A proposta dos ajustes é clara: transformar o Garen em um campeão mais bruiser — mais resistente, com itemizações focadas em vida e dano, e menos dependente de builds cheias de crítico, como tem sido comum atualmente.
Um dos pontos que mais chamaram atenção foi a mudança no E. A comunidade internacional encarou isso como um nerf, mas a história não é tão simples. Embora o dano por nível tenha sido reduzido, esse impacto pode ser compensado com um pouco de AD bônus. Nos primeiros níveis, sim, a habilidade fica mais fraca por conta da baixa quantidade de AD base. Mas no nível 18, bastam 59,5 de AD bônus para igualar o dano da versão anterior.
Ainda falando do E, a redução no tempo de recarga abre espaço para um estilo de luta mais prolongado. Com mais vida e dano sendo construídos ao longo da partida, o famoso giro do Garen continua sendo sua principal fonte de dano. O resultado? Um early game mais fraco, mas um late game estável e consistente.

No fim das contas, fica claro que a Riot quer fazer do Garen um campeão que escala melhor e que desempenha melhor como bruiser. Se você optar por itens como Quebrapassos e Sterak, ainda consegue alcançar o dano tradicional do E — só que com muito mais resistência. E é aí que entra a mudança no W: no nível máximo, você terá incríveis 41% de redução de dano a cada 13 segundos. Isso é muita coisa.
Antes, o Garen resolvia uma luta em três segundos. Agora, a intenção parece ser que ele vença pela resistência e constância, não mais pela explosão. Em resumo? Não é nem buff, nem nerf — é uma mudança no design do campeão.
