Túlio, Youtuber brasileiro do canal “Que Aula!“, revelou em suas redes sociais que irá parar de jogar League of Legends após sofrer mais um caso de racismo durante uma de suas partidas da soloQ. Ele ressaltou que continuará criando conteúdo de LoL, mas que isso não envolverá mais suas próprias partidas.
Que Aula! sofre ataque racista e desabafa
O youtuber mostrou que durante uma de suas partidas testando o item novo, ele acabou sendo trollado por uma Taliyah, que não só ficou na base e cometeu feed intencional, como também proferiu ataques racistas no chat.
Meu time queria FF, mas eu era uma Jinx feedada… convenci mais alguém a fazer o mesmo… aí o cara começou a trollar e reportei. Pedi geral no saguão para reportar. […] Eu fiquei mal, mano… foi um ataque pessoal. Eu fui jogar depois disso, eu só feedei, eu só perdi… parecia que toda Taliyah era a mesma Taliyah… era uma bola de neve.
Túlio contou que reportou o racista dentro do jogo, enviou um ticket para a Riot e até mesmo reportou em um Discord que ele participa por ser um criador de conteúdo da Academia de Pilltover, um programa de criadores de conteúdo parceiros da Riot. Na disso adiantou e o jogador racista continuou com sua conta ativa.
Segundo caso de racismo
O youtuber também contou que pouco tempo depois sofreu outro ataque racista, desta vez por um amigo que foi reconhecido, por já ter gravado vídeos no Que Aula!
Mais um caso aconteceu em menos de uma semana… um membro do canal sofreu racismo só por estar associado a mim… uma demonstração de ódio mais gratuita ainda. Eu já fiz um vídeo com o Pepenha, e um mono Kayn reconheceu o nick dele, trollou a partida, adicionou ele ao fim do jogo e mandou essas coisas
O YouTuber criticou a Riot pelo sistema falho de report e até mesmo de limitação de palavras racistas dentro do jogo. Além disso, ele desabafou que já sofreu casos de racismo em todos os âmbitos da sua vida, e em todos teve que continuar convivendo com as pessoas que fizeram os ataques, sem consequências, e esse é mais um dos casos.
Túlio continuará fazendo vídeos de League of Legends, analisando jogadores profissionais, partidas dos inscritos e costream do CBLOL, caso a Riot libere, mas não jogará o jogo. Ele explicou que geralmente não liga para outros tipos de ofensa no jogo, mas essa o abalou.
Eu vou perder quase metade da minha renda, mas é o que é desde que isso acontece comigo eu não consigo jogar direito. A live seria uma porcaria é como se todo cara fosse o mesmo cara (que foi racista), eu já entro no jogo tiltado, meu suporte tá de exaust eu já quero FF.
Assista ao desabafo completo:
O youtuber Que Aula! fará uma última live no seu canal do Youtube acima, nesta sexta-feira 931). Embora não tenha divulgado o horário, geralmente ele costuma fzer suas transmissões às 19/20h.