O ano de 2022 está chegando ao fim, mas precisamos relembrar a campeã que mais recebeu alterações pela Riot Games: a Zeri. A atiradora lançada em fevereiro deste ano sofreu nas mãos da desenvolvedora, que buscava balanceá-la.
A campeã surgiu com uma mecânica diferente dos outros ADCs. Ao invés da forma comum de clicar nos inimigos, a atiradora realiza os seus ataques básicos através de uma das suas habilidades. Ao longo de 2022, Zeri passou por mudanças em 16 patches diferentes!
O começo da Zeri no competitivo
Por ser diferente dos atiradores padrões, a campeã precisou de um pouco mais tempo para se tornar prioridade entre os ad carrys. No competitivo, ela só se tornou viável quando descobriram uma forma de itemização forte para a campeã e com itens nada usuais para a sua classe.
Na primeira metade do ano, Força da Trindade, Furacão de Runaan, Hidra Titânica e outras escolhas que não são habituais para atiradores se tornaram o core para Zeri e o verdadeiro poder da campeã finalmente foi revelado.
Força refletida ao longo dos patchs
No dia seguinte ao seu lançamento, Zeri recebeu um hotfix da Riot Games devido sua força nas filas ranqueadas. Além disso, a atiradora sofreu com diversas mudanças da desenvolvedora ao longo dos meses. Sempre visando enfraquecê-la em pontos chaves, mas sem muito sucesso.
Essa insistência da Riot Games na atiradora resultou em um número de mudanças expressivas na primeira metade de 2022. Ela chegou a receber alteração em 8 patches, de 12 possíveis. No 12.12. foi onde tudo desandou e a campeã se tornou uma máquina imparável.
Buscando tornar a Zeri uma campeã com escolhas de itens de atirador, todas as suas habilidades passaram a convergir muito melhor com o status da itemização com crítico. Ela também recebeu mudanças significativas no seu W e que a tornou um monstro nas filas ranqueadas e no competitivo.
Zeri, o terror da Riot Games
Semelhante ao que a Kai’Sa fazia quando seu W sofreu mudanças e que sinergizava muito bem com a itemização de poder de habilidade, a Zeri seguiu na mesma linha, mas com os itens que traziam crítico para as suas habilidades. Ela passou a deletar campeões apenas com o seu W e isso rendeu diversas críticas à desenvolvedora.
Mesmo diminuindo a força da habilidade, Zeri se tornou uma das campeãs mais escolhidas durante todas as ligas regionais competitivas de LoL. Ela teve 70% de presença no competitivo e 350 vitórias contra 250 derrotas no período da Summer Season.
Já para os playoffs e Worlds 2022, a campeã recebeu nerfs significativos que a tiraram completamente de cena, tanto do competitivo, como nas filas ranqueadas. Ela voltou a receber mudanças somente para a pré-temporada, quase que um rework completo da maioria de suas habilidades para recuperar sua presença dentro do jogo.
Veja também: Rekkles é deletado por Zeri AP Mid na LFL 2022