Com a chegada da Anyone’s Legends na grande final da LPL 2025, o coach da equipe conseguiu um feito inédito no competitivo. Seu nome, “Tabe“, é reconhecido de formas diferentes: técnico de muito sucesso na LPL, suporte que enfrentou o Faker na primeira final de Worlds do GOAT ou até mesmo o técnico que teve uma passagem polêmica na KaBuM – sim, a organização do Brasil.
Três times na final da LPL e o mesmo Coach Tabe
O técnico Tabe se tornou o primeiro coach na China a classificar três times diferentes para uma Grande Final de LPL.
Sua primeira organização de sucesso foi a RNG, onde ele chegou como técnico assistente em 2020. Contudo, as coisas só começaram a dar certo na Dourada a partir de 2021, quando o Xiaohu foi do mid para o top e o técnico pôde comemorar sua primeira LPL e, em sequência, o título de MSI como treinador!
Por falar em MSI, Tabe foi pra três finais consecutivas do internacional: 2021, 2022 e 2023, mas neste último ano ele já estava com uma equipe nova, a Bilibili Gaming, que havia acabado de ser vice-campeã da LPL.
O treinador inclusive protagonizou um momento engraçado na competição, onde ficou maluco com uma das vitórias da BLG. Relembre:
O Tabe ficou maluco com essa vitória da BLG pic.twitter.com/1EbAPbS4Fu
— Mais Esports (@maisesportsbr) May 20, 2023
Em 2024, Tabe teve a missão de liderar a jovem Anyone’s Legends, e conseguiu melhorar consideravelmente a performance da equipe. No primeiro split, a equipe terminou na 11° colocação, mas no segundo, sob comando do treinador, já foi aos playoffs e finalizou na 5°/6° posição.
Tabe continuou na equipe, que fez algumas mudanças de line-up para 2025 e finalmente conseguiu alcançar um sucesso maior. Estando invicta até então, a Anyone’s Legends está na grande final da LPL e tem a chance de conquistar o seu primeiro título!
Tabe já teve uma passagem polêmica na KaBuM
O técnico de alto renome no cenário internacional estava atuando no CBLOL em 2019, contudo, não fez muito sucesso na KaBuM, não conseguindo nem mesmo pegar playoffs.
Em uma entrevista exclusiva ao Mais Esports, Tabe contou mais detalhes sobre sua passagem na KaBuM. Uma das polêmicas foi que, em um determinado momento, o técnico chegou a querer assumir a posição de suporte, pois sentia que o time precisava mudar. Relembre o que o próprio Tabe falou dessa situação:
[Eu disse] ‘Chefe, você me contratou e eu vim da China. Você achou que eu iria trollar o seu time? Eu realmente estou tentando duro’. E também comentei para ele que em 2016 eu joguei na LPL e eu vi os problemas do time, que não tínhamos um shotcaller e etc. Eu realmente queria jogar no CBLOL. Eu falei que precisava de apenas uma semana e estaria no Challenger. E, em uma semana, eu estava com mais elo que todos os jogadores da KaBuM, com 556 pontos. Eu poderia jogar. Em 2016, meus adversários eram Meiko e Mata. Eu tinha confiança suficiente para jogar no Brasil. Mas eles queriam continuar usando a line-up principal
O técnico também contou que na época dormia no chão, era relativamente agressivo com os jogadores, mas ainda, sim, rasgou elogios ao dyNquedo. Relembre:
Eu não quero botar a culpa nos jogadores. Eles não são da LPL. Eu sou da LPL, eu estou acostumado com a pressão. Eu vim da China e talvez este é meu problema, sou muito agressivo. Depois do Hiro chegar, terminamos em 6° lugar, provando que o problema não era coach. Não tínhamos reservas

Eu realmente agradeço por tudo para ele (dyNquedo). Eu lembro que ele falou para a organização ‘Tabe é muito bom no jogo, tão bom quanto os jogadores, mas o problema é que ele é muito rígido.’
Eu sou agressivo. Quando eu via que Dynquedo fazia algum erro eu perguntava ‘Por que você foi tão noob? Como você ganhou o MVP no ano passado?’ Mas este é meu estilo, entende?
Será que ele sabia de algo? Em 2019, Table citava o problema da falta de soloQ entre os jogadores brasileiros
O técnico na época citou que os jogadores da KaBuM não jogavam tanta soloqueue, e ele acreditava que este poderia ser um caminho:
Qualquer um pode fazer os picks e bans, falar que Zoe é um counter da Lissandra. Certo? Uma pessoa normal sabe isso. A questão é saber como jogar esta lane contra a Lissandra, me entende? Você precisa jogar. Eu pedia: “pessoal, vocês podem jogar mais soloQ?” e eles respondiam que sim, mas não jogavam. O Shrimp chegou a me perguntar, às 5 da manhã, porque eu jogava tanto. Eu respondi: se eu não jogar, como eu posso treinar meu time?.

Tabe conseguiu provar: ele é da LPL e por isso conseguiu o feito de colocar três times na Grande Final da competição. Agora a AL aguarda o confronto entre TES e JDG e vai disputar pela taça no dia 01/03. Será que vem mais uma taça para o Coach Tabe?
Acompanhe a cobertura completa da LPL 2025 1° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!