LPL 2025: milkyway vai à Justiça contra acusações de matchfixing

LPL 2025: milkyway vai à Justiça contra acusações de matchfixing

Após ser suspenso pela FunPlus Phoenix, o jungler milkyway respondeu às acusações de matchfixing. Segundo o jogador, as mensagens teriam sido forjadas por “kkz”, usuário do Weibo que divulgou as conversas em primeira mão.

Em comunicado publicado pelo escritório de advocacia que o representa, foi informado que milkyway tomará medidas para proteger seus direitos legais.

Milkyway prestará queixa contra usuário do Weibo e afirma que conversas são fruto de “imagens falsificadas”

Segundo o escritório de advocacia Lu Tong, o jogador teria conversado com kkz no WeChat, aplicativo chinês de mensagens instantâneas. Porém, o conteúdo das conversas teria sido adulterado:

As manipulações são parcialmente verdadeiras e parcialmente falsas: no centro da imagem publicada consta o ID do WeChat de milkyway, que é verdadeiro, mas as outras conversas e registros foram criados por meio de técnicas de montagem de imagem e são completamente fabricados.

Indo além, o jogador afirmou que denunciará o usuário por difamação às autoridades policiais chinesas. O usuário kkz, por sua vez, chegou a responder ao pronunciamento de milkyway, mas deletou sua conta no Weibo, aumentando as dúvidas sobre a denúncia, segundo o perfil lolvaleiker no X:

Milkyway publicou uma carta de advogado direcionada a quem fez as acusações, alegando que as capturas de tela foram forjadas e falsas e que ele é inocente.

Minutos depois, kkz (quem divulgou a notícia) respondeu mostrando as conversas completas, afirmando que caberia à polícia julgá-las.

A situação se complica ainda mais: kkz posta que sabe que é errado divulgar conversas privadas online, mas que tudo o que disse é verdade. Em seguida, ele deleta sua conta.

Milkyway respondeu que já é tarde para apagar, pois ele tirou todas as capturas de tela e vai apresentá-las à polícia.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/FPX.

Entenda o polêmico caso de milkyway até aqui

Contratado há pouco mais de três semanas pela FunPlus Phoenix, o jungler foi suspenso por tempo indeterminado após a organização receber denúncias sobre condutas irregulares durante a Demacia Cup 2024, que envolveriam vendas de informações sobre o draft de sua equipe na época, a Royal Never Give Up.

A FPX anunciou que interrompeu qualquer colaboração com ele enquanto a investigação estiver em andamento e negou acusações de manipulação de resultados, classificando-as como difamação.

Confira o pronunciamento completo de milkyway

O Escritório de Advocacia Lu Tong de Xangai, a pedido do Sr. Zeng Zijun (ID na LPL: milkyway), esclarece o seguinte sobre as postagens difamatórias publicadas por Sun Yuxiang no Weibo:

O usuário do Weibo com ID “峡谷kkz” publicou, em 11 de agosto de 2025, imagens falsificadas.

As manipulações são parcialmente verdadeiras e parcialmente falsas: no centro da imagem publicada consta o ID do WeChat de milkyway, que é verdadeiro, mas as outras conversas e registros foram criados por meio de técnicas de montagem de imagem e são completamente fabricados.

A internet não está fora do alcance da lei. A difamação contra jogadores profissionais constitui grave violação de direitos. O advogado já preservou as provas relevantes e tomará medidas para proteger os direitos legais do cliente contra “峡谷kkz”. O caso seguirá seu trâmite legal até o fim.

O ato de difamação implica não apenas responsabilidade civil, mas também pode configurar crime, segundo a Lei de Segurança Pública e o Código Penal. O Sr. Zeng Zijun também apresentará denúncia às autoridades policiais para responsabilizar “峡谷kkz” conforme a lei.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/Redes Sociais.