Duas das organizações mais históricas do League of Legends na China, Royal Never Give Up (RNG) e FunPlus Phoenix (FPX), podem deixar a LPL em 2026. A informação vem do insider chinês HanYi, e foi repercutida nas redes sociais pelo perfil LPL Insider.
Segundo o rumor, ambas estariam encerrando sua participação na liga a partir da próxima temporada, reduzindo o número de equipes da LPL para 14. Atualmente, o campeonato conta com 17 times. Outras organizações também estariam considerando sair da liga.
[RUMOR] RNG e FPX podem sair da LPL no próximo ano!
De acordo com HanYi, RNG e FPX estariam saindo da liga para a próxima temporada, e LPL contaria com apenas 14 times.
Ainda segundo ele, o número de times deve diminuir nos próximos anos. pic.twitter.com/OnxKqnfKn3
— LPL Insider (@LPLinsider_) November 2, 2025
RNG: da era Uzi à crise atual

Multicampeã regional, a RNG já foi considerada um dos melhores times da LPL. Comandada por Uzi durante anos, a equipe chegou à final do Mundial em 2013 e conquistou três títulos do MSI: 2018, 2021 e 2022 — feito inédito até hoje.
Nos últimos anos, porém, o desempenho caiu. Após 2022, a RNG não conseguiu mais disputar o Mundial e acumulou eliminações precoces. Em 2024, terminou a LPL Spring em 14º lugar e nem chegou aos playoffs no split de verão. Em 2025, teve campanhas discretas e caiu ainda na fase de grupos da maioria dos torneios.
FPX: da glória mundial ao declínio

Campeã do Mundial 2019 com uma campanha dominante, a FPX ficou marcada pelo estilo criativo de Doinb e pela agressividade em jogo. Após o título, chegou aos playoffs de 2021 e 2022, mas desde então também entrou em declínio.
Entre 2024 e 2025, a equipe não passou das quartas em nenhuma LPL e caiu cedo em torneios como NEST e Demacia Cup. Na LPL 2025, por exemplo, venceu apenas uma série na fase regular do terceiro split e foi eliminada pela NIP nos playoffs.
Outras equipes podem seguir o mesmo caminho
Além de RNG e FPX, o rumor também cita que a Ultra Prime estaria considerando sair da liga, junto de uma equipe cujo nome começa com “L” — possivelmente LGD ou LNG. O número de participantes da LPL pode continuar caindo nos próximos anos.
O modelo de franquias da LPL completa 10 anos em 2027, e as especulações sugerem uma revisão estrutural nas bases da liga. HanYi afirma que as “organizações mistas e desorganizadas” não têm mais espaço no ecossistema, sugerindo uma limpeza no cenário.
O movimento já aconteceu em outras ligas oficiais da Riot. Nas Américas, por exemplo, o CBLOL e LCS passaram de 10 para 8 times em 2025, e se manterão assim para o próximo ano. A LCK e LEC, por exemplo, contam com 10 equipes franqueadas.







