Durante a semifinal da LTA 2025 entre Team Liquid e Cloud9, a Riot Games precisou acionar o Chronobreak após um possível bug no combo E+R da Poppy, utilizado por Vulcan da Cloud9.
A equipe de League Ops analisou a situação e confirmou a necessidade da ferramenta para restaurar a integridade competitiva do jogo.
Pra quem está sem entender o motivo do pause na #LTA: o Vulcan utilizou o combo E + R da Poppy mas a ultimate acabou não saindo.
Foi oferecido um Chronobreak para a Cloud9 e o time aceitou. pic.twitter.com/5i9DwAS2Nf
— Mais Esports (@maisesportsbr) February 23, 2025
No entanto, após a partida, foi confirmado pela Riot que a ferramenta não funcionou, e neste caso, a partida precisou voltar de onde foi pausada, resultado em vitória da Team Liquid, com direito a Quadrakill no final.
O que é o Chronobreak?
O Chronobreak é um sistema utilizado pela Riot Games para evitar que partidas competitivas sejam decididas por falhas técnicas ou bugs. A ferramenta permite que os oficiais de torneios “voltem no tempo” dentro da partida, restaurando o jogo para um ponto anterior ao erro sem precisar refazer todo o confronto.
A tecnologia foi introduzida em 2017, durante um jogo da NA LCS entre Cloud9 e FlyQuest, quando um bug na ultimate da Miss Fortune afetou a partida. Desde então, tem sido usada para garantir a integridade competitiva do League of Legends profissional.
Como funciona o Chronobreak?
O sistema de Server Network Recording da Riot registra cada tecla pressionada pelos jogadores, configurações do jogo e outros parâmetros importantes. Caso um problema seja identificado, os oficiais podem reiniciar o jogo exatamente no ponto desejado, evitando que um bug impacte o resultado final.
Com essa ferramenta, os jogadores se desconectam do servidor afetado e ingressam em um novo ambiente de jogo, onde a partida é restaurada ao estado exato antes do problema ocorrer.
Chronobreak não funcionou
Por ser uma ferramenta complexa, há chances de ela não funcionar como deveria, e foi justamente isso que aconteceu na partida entre Team Liquid e Cloud9. Ao fim da série, os narradores informaram que, neste caso, o regulamento prevê que o jogo deve continuar de onde foi pausado. Confira:
Não foi possível realizar o chronobreak, e de acordo com o regulamento, quando isso acontece a partida deve seguir de onde parou. pic.twitter.com/xPy9BR5MGz
— LTA Sul (@LTASul) February 23, 2025
A partida foi reiniciada e teve até Quadrakill do ADC Yeon para selar a vitória da Team Liquid. Confira o momento:
C9 Vulcan diz que provavelmente eles “perderiam de qualquer forma”
Após o jogo, Vulcan, suporte da Cloud9 que reportou o bug, falou rapidamente sobre o caso. Ele explicou que foi oferecido o Chronobreak para seu time, mas que a ferramenta não funcionou. No entanto, ele afirmou que, provavelmente, eles não venceriam de qualquer forma.
Desculpem pelo final anticlimático, minha ultimate bugou e nos ofereceram um remake, mas infelizmente a ferramenta de Chronobreak não funcionou. O lado positivo é que provavelmente já estávamos perdendo o jogo de qualquer forma, então é isso. GGs para a TL, eles foram muito melhores.
Sorry for the anticlimactic ending, my R bugged so we got offered a remake, unfortunately the chronobreak tool didnt work. The silver lining is that we were most likely losing the game anyway, it is what it is.
Gg’s to TL they were a lot better
— Philippe Laflamme (@VulcanLoL) February 23, 2025
Team Liquid avança para a final
Com a vitória, a Team Liquid enfrentará a 100 Thieves na final da LTA 2025. A decisão acontece no dia 23 de fevereiro.
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