Após Bwipo ter dado coach para jogadores da LTA Sul, o top-laner da Flyquest concedeu uma entrevista exclusiva para o Mais Esports onde ele contou muito mais sobre o que falta no Brasil e em como ele pensa que o LoL pode ser jogado.
Todos os quatro melhores times da nossa conferência já foram eliminados, o que você pensa dos times/jogadores da LTA Sul depois desse resultado da LTA?
Honestamente, os jogadores não são tão ruins individualmente. Muitas pessoas pensam que a diferença é na habilidade dos jogadores, mas eu acho que não é assim. Há (diferença) em momentos de pressão, mas eu acho que a maior diferença é que os melhores jogadores dos times brasileiros não são tratados assim.
Quando eu vejo alguém jogar League of Legends, tem duas coisas que eu quero ver: a primeira é, quando eu vejo os personagens caminhar pelo mapa, eu posso dizer quem é o seu rei. Tínhamos uma brincadeira NA FNATIC sobre o presidente ou o rei, esse é o nosso cara. Sempre corremos pelo presidente, sempre corremos pelo rei. Sempre é sobre ele.

No draft, às vezes vai ser o Azir, às vezes vai ser o AD Carry, às vezes vai ser o top laner. Mas o que eu estou tentando dizer é, quando eu vejo o mapa dos melhores times, eu vejo todas as pessoas do time, sempre que eles têm tempo na frente, eles jogam para aquele cara. Sempre. Isso não acontece aqui. Os melhores jogadores são tratados como apenas um outro jogador. Não há ênfase em ajudar aquela pessoa a carregar o jogo.
O Bwipo é o “rei” ou “presidente” dos seus times?
Nunca, eu sempre fui um jogador de time. Sempre fiz outros jogadores jogarem melhor no meu time.
Isso não te torna o “personagem principal”?
Não.
Por que não?
Porque… Eu não sei, talvez, eu não sei, se você quer que eu seja, eu não me considero para ser. Eu sempre olho para meus companheiros e penso, qual é a melhor coisa que eu posso fazer para ajudar esse cara a jogar o jogo? Quando eu vejo esse cara jogar o jogo, eu fico assistindo ele jogar soloQ e fico tentando entender o que ele gosta de fazer, como eu posso ajudá-lo?
Mas você se encontrou em uma situação em que você não tinha a resposta também?
Não, porque eu ia perguntar, o que você quer? Sim, essa situação pode ocorrer antes da pergunta, mas depois eu sentaria e falaria: “então, eu não sei o que você quer. Eu quero ajudar você, mas eu não sei como. Então, o que você quer jogar? E como você quer jogar?”
Você espera que ele tenha a resposta também?
Espero que sim.
E se ele não tiver a resposta?
Então, o que ele está fazendo? Como assim? Você joga soloQ, eu mesmo vou jogar soloQ agora e eu vou escolher um campeão. Há três coisas que você pode fazer em soloQ, a primeira é você escolher um campeão porque você acha bom e quer ganhar.
A segunda é você escolher um campeão porque você gosta de jogar e não se importa se você vai ganhar ou perder. E a terceira é você estar trollando. Espero que os outros jogadores tenham alguns campeões que eles acham bons e eles sabem que eles querem jogar.
Eu sempre dou esse exemplo, pensa que tem uma arma apontada para a sua cabeça, o que você quer pra jogar? Você precisa ganhar pra seguir vivo, e aí eles vão dizer, não sei? Você quer morrer sem fazer uma escolha? Você quer que eu escolha para você? Você vai morrer jogando um campeão que eu escolhi para você. Quem quer fazer isso? Ninguém. Então, escolha um campeão, se você perder, você morre e se você ganhar, você vive. O que você vai jogar?
Para você, agora. Você joga League of Legends?
Sim.
O que você vai jogar? Você vai me fazer escolher para você?
Provavelmente jogar um campeão confortável, como Viktor.
Viktor? Aí está. Vamos falar sobre o Viktor, o que o Viktor precisa para estar no meta? Parece bom. Não precisa de bans? Ok, não precisamos de bans. Então, o que eu escolho para acompanhar o Viktor? Viktor realmente gosta de ter campeões que podem engajar, porque ele causa muito dano. Ok. Então eu vou estar olhando para pickar Ornn, Sion. Eu vou fazer com que você tenha um desses no seu time. Talvez o nosso jungler possa jogar Sejuani.
E, na verdade, isso é uma coisa que acontece: se o jungler falar que realmente gostaria de jogar de Lee Sin. Ah, Lee Sin e Viktor… Talvez não seja o melhor mid jungle, está tudo bem, eu vou jogar de Ornn. Nós vamos jogar Viktor, Ornn e Lee Sin. e nós vamos ganhar juntos. E é isso que eu estou dizendo, mesmo você que não joga profissionalmente, você pode me dar um campeão.
Todo mundo tem a sua resposta, apenas precisa perguntar as perguntas certas, eu tenho a minha resposta também, eu posso te dizer o que eu quero exatamente. É por isso que eu fiz a postagem sobre os picks que eu considerava os mais fortes, cheguei a fazer um gráfico, mas isso também já mudou, por exemplo.

O Brasil sempre teve muito disso de “salvadores do cenário”, que começam extremamente populares, falando bonito, mas eu não sei o que ele realmente quer dizer, sabe? Ele não tem todas as respostas, certo?
Não, eu acho que o que você deve fazer é muito simples. Acho que se preocupar com outras coisas além de focar em jogar bem, é uma perda de energia. É por isso que eu não me importo com o que as pessoas pensam. Tipo, eu estou aqui para oferecer minha ajuda.
Você quer minha ajuda? Venha e pegue. Se você não se importa, eu não vou perder minha energia, eu quero ajudar as pessoas que querem ajuda. É bem simples.Eu não tenho todas as respostas, mas eu posso te dizer, eu posso mostrar o que os melhores jogadores do mundo fazem e se você for sentar e praticar do jeito que eles praticam, porque eu posso te mostrar o que você precisa fazer para praticar desse jeito, então você vai jogar bem.

Mas eu não posso fazer você passar mil horas treinando desse jeito, porque no final do dia, está na sua cabeça, está na sua cabeça. Você precisa querer fazer isso, é muito difícil, confie em mim. É muito bom jogar solo queue, tipo: “haha vamos correr e matar pessoas, eu amo isso”, eu também amo isso, eu amo jogar LoL assim. Mas quando eu começar a treinar eu vou ter que pensar, tipo, eu poderia matar ele, mas é inútil, não me ajuda a treinar matar ele, é porque ele fez um erro. Por que eu mataria ele? Não acrescenta em nada para mim. No próximo jogo, ele não vai COMETER o MESMO erro e eu terei uma situação completamente diferente. Então, eu vou escolher jogar a mesma situação que eu sei que vai acontecer. Eu vou forçar isso a acontecer, eu forço isso a acontecer.
Últimas palavras, Bwipo?
Há esperança, eu realmente acredito nisso. Como eu disse, eu falei com o Brance que ele entende o jogo, então outras pessoas da região também entendem o jogo. Mas a razão por que as pessoas não conseguem performar no palco é porque há uma falta de confiança.
Eu sei que há esperança, sempre há esperança. A diferença não é grande. Eu também aprendi de um time que era decente para que nós pudéssemos competir com alguns dos melhores do mundo. E a razão é porque a diferença não é grande. As pessoas sempre estão tentando dizer que a diferença é enorme.

A diferença é enorme quando as pessoas não têm estrutura. Então a diferença é enorme, mas se você tem estrutura, você sabe o que vai fazer no mid/game e todo jogo pode ser ganhável. É isso que eu quero ajudar, eu não estou aqui para oferecer soluções, eu estou aqui para dizer que a diferença não é tão grande. Parem de fingir que é.
Bwipo finaliza dizendo de um caso que viveu em todos os coachs individuais para os jogadores profissionais da LTA Sul:
E em cada jogo que eu pegar das melhores regiões, eu posso perguntar: “você pode fazer isso?”, e até agora, de todos os jogadores que eu trabalhei, eles disseram que sim, podem fazer isso. E eu disse sim, eu concordo.
