Após Bwipo ter dito que pensava em atuar como coach no Brasil, o top-laner da Flyquest concedeu uma entrevista exclusiva para o Mais Esports onde ele contou muito mais sobre como ele trabalharia sendo um coach de LoL.
Quando o Bwipo vai aposentar? E veremos de fato o Bwipo coach?
O jogador inicia sua resposta dizendo que não sabe bem como ou quando, e que também não sente que precisa aposentar de ser jogador para ajudar outros jogadores, mas aí então ele diz que pensa sim em como seria coach. Veja só a resposta do top-laner da Flyquest:
Como um treinador, eu vou treinar um time se eu tiver uma boa oportunidade e pessoas que precisam ser lembradas de que elas podem ser as melhores. Uma coisa que eu realmente acredito é que, nos anos em que nós tivemos algum sucesso, foi quando nós tivemos essa disciplina. Nós sabíamos quais bushes (moitas) nós íamos vencer e perder o jogo. “Se eles entram aqui, nós lutamos até a morte”. Como nós lutamos até a morte? Nós discutimos e nós sabemos o que vai acontecer.
Isso é o que eu gostaria de ensinar como treinador. Como eu disse, se eu treinasse, eu não ia jogar 4 jogos por semana. Foda-se jogar 4 dias por semana, isso vai acontecer quando meus jogadores, me mostram que eles são consistentes em cada jogo. Eu quero meus companheiros criando estruturas, que criem um plano de jogo tão sólido que o caos pode existir dentro dessa estrutura. As pessoas ficam criativas depois que você tem uma estrutura. É assim que funciona.

Se você optar pelo caos o tempo todo, então você vai apenas virar uma moeda. E virar uma moeda é legal quando você está jogando contra um time que é melhor que você. Então é isso que eu gosto de fazer. Estamos jogando contra um time melhor do que o nosso e eu digo: “Ok, vamos jogar Singed, vamos ver o que acontece”, eles talvez não saibam o que vai acontecer. Eles talvez não saibam o que meu campeão realmente faz, mas quando você está jogando contra um time que é pior que você, não deve haver esse coin flip.
Deve haver um jogo estável, o que faz um bom time? É o fato de que eles têm mais jogadores que vão performar consistentemente. Consistência é tudo. O caos é construído disso após a consistência. A razão pela qual as pessoas amam todos os meus picks loucos e toda essa coisa é porque eu tenho, dentro do molde da nossa estrutura, criado o caos.
Bwipo também cita sobre seus coachs individuais
Sobre os coachs individuais que o Bwipo ofereceu, o Mais Esports citou que diversos técnicos asiáticos de relevância internacional ajudaram times e jogadores brasileiros, mas nenhum destes conseguem romper a barreira do cenário internacional. Isso acontece porque apenas uma sessão de treinamento não muda as pessoas? Confira a resposta do top-laner:
Minha abordagem é diferente. Não treino os jogadores apenas para melhorarem individualmente – eu os treino para ajudarem seus times a evoluírem. Não digo: “Faça isso porque tal jogador faz”. Digo: “Se você repetir a mesma ação em todos os jogos, a equipe confiará em você”. E a confiança é essencial para o sucesso.

Acompanhe os playoffs da LTA 2025
Agora só tem time do NA e a Flyquest vai enfrentar a 100 Thieves e no outro lado da chave, a Cloud 9 vai enfrentar a Team Liquid. Quais vão ser os representantes da Grande Final que decide o time da região para o First Stand?
Para não perder nada do que acontece dentro e fora no campeonato sul-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA 2025 1° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!
