Apesar da vitória por 2×1 da paiN Gaming sobre a FURIA na LTA Sul 2025 – 2º split, a coletiva de TitaN foi marcada por críticas — mas não dos jornalistas, e sim do próprio ADC da Tradição consigo mesmo. Em várias declarações, o jogador fez questão de destacar que a paiN não foi a “verdadeira paiN” — principalmente no jogo 1.
Confira as principais falas do jogador nesta matéria.
paiN TitaN demonstra chateação com a série contra a FURIA
Eu tô bem chateado com essa série, na verdade. Eu acho que a gente teve uma série muito ruim, muito afobada. Só o terceiro jogo reflete o que a paiN é. Obviamente, a gente errou num skirmish ali, trocou o target errado — ao invés de juntar na Poppy, a gente juntou no Skarner — e acabou dando uma chance pra eles que não era pra ter acontecido. Mas o primeiro jogo… não é a paiN Gaming jogando, tá ligado? Afobado, mesmo sabendo que os caras estavam fazendo as jogadas naquele lugar.

TitaN comenta sobre “fator doença” dos últimos dias e volta a falar sobre chateação
A paiN sofreu com questões de saúde, sobretudo na série contra a Vivo Keyd Stars. TitaN foi perguntado sobre e respondeu, veja:
Primeiro, sobre o fator da doença: a gente ficou doente, mas não acho que isso seja desculpa pra não performar bem. Mesmo gripado, não foi isso que derrubou a gente. Todos os dias o Xero ensina a gente a ter um mental forte, a não se apoiar em desculpas — seja chegar atrasado ou estar doente. Isso tudo faz parte de amadurecer como jogador.

E o motivo de eu estar chateado hoje, dos jogos não condizerem com o que é a paiN, é porque a gente estava muito afobado. Senti muita ansiedade nas nossas comunicações e pouca clareza na hora dos objetivos. A gente tem um padrão muito bom, mas pecou.
E, apesar de eu estar chateado, isso é uma parada individual minha. Eu tô assim… não sei como os outros estão. Também não acho que seja algo pra soar como urgência, tipo: “nossa, a gente nem sabia o que estava errando”. Muito pelo contrário. A gente sabia de tudo que estava acontecendo — e mesmo assim, repetia. Então, agora é só ajustar… e parar de ser burro.

“Sinto a pressão de performar bem pro Xero do que pra torcida”
Essa frase pode ter sido o marco da coletiva, enquanto o TitaN foi perguntado se essa autocobrança “excessiva” era sobre querer ser uma referência. Confira a resposta:
Tem, sim, um pouco de querer ser referência, de querer ser exemplo. De verdade, eu sinto mais pressão de performar bem pro Xero do que pra torcida.
Tem muitos detalhes que, aos olhos da torcida, são difíceis de perceber. Às vezes eu posso estar morrendo, mas fazendo meu trabalho certo. E quem vê isso é ele. Eu penso muito no que ele me ensina, no que ele quer pro jogo.

A gente sempre tem uma conversa muito séria e boa antes das partidas. Ele fala que a gente é o “ace” dele, a botlane em específico. Eu fico feliz de receber essa atenção e gosto de poder retribuir. Então, se eu me cobro mais ou me dedico mais, é porque eu quero impressionar o Xero — mais do que qualquer outra coisa.
Início da relação TitaN e Xero
Pra fechar a coletiva, foi perguntado sobre como é a relação entre o Xero e o TitaN. Sempre foi assim? Veja a resposta do ADC da paiN:
No começo, a gente não tinha isso. Essa relação entre mim e o Xero foi sendo construída. É um respeito mútuo muito grande. Sobre essa parada de querer impressionar ele… por exemplo, nos dois primeiros jogos, a gente não jogou bem. E ele chegou em mim e falou: “mano, você jogou muito mal esse jogo” — pra não falar pior, do jeito dele.

E aí eu quis estar mais calmo pro terceiro jogo. Quis estar mais tranquilo, mostrar um bom jogo pra ele. Porque ele queria isso da gente — e merece, pelo tanto que a gente tem treinado bem. A relação que eu tenho com ele é super respeitosa. É como se ele fosse família pra mim.
Acompanhe os playoffs da LTA Sul 2025
Para não perder nada do que acontece dentro e fora do campeonato sul-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA Sul 2025 2° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!