A paiN Gaming garantiu a liderança do Grupo A após vencer a Isurus Estral na LTA Sul 2025 2º Split, e irá disputar o melhor seed da competição com a FURIA na próxima semana. Porém, os Tradicionais ainda conseguem enxergar pontos para melhoria em seus jogos, algo que Cariok abordou em entrevista exclusiva para o Mais Esports. Confira:
“Ainda não atenderam minhas expectativas”, diz Cariok sobre nível da Isurus Estral
Ao ser questionado se esperava uma série tão disputada, o jungler da paiN foi categórico, e disse que sua equipe acabou dificultando as partidas por criar jogadas que tinham um risco elevado:
A gente sabe que a Isurus é um time perigoso, mas eu sinto que a culpa foi muito nossa. As jogadas que acabaram dando vantagem pra eles foram jogadas que a gente mesmo criou.
Algumas jogadas a gente já sabia que eram arriscadas, e mesmo assim decidimos fazer. Então, acho que havia muito potencial pra ser uma série tranquila. Se a gente tivesse jogado o macro certinho ali, provavelmente teria sido um 2 a 0, na minha visão.
Acredito, sim, que eles têm potencial, mas ainda acho que não atingiram minhas expectativas.
O jogador prosseguiu detalhando mais os jogos, e acredita que a equipe conseguiu jogar para suas condições de vitória na primeira partida, mas pecou na execução no segundo jogo:
No jogo 1, acho que a gente ainda vai reassistir pra poder falar com mais clareza, mas acredito que não tinha muito espaço — muita janela — pra fazer jogadas. E também não era necessário.
A gente tinha uma composição muito boa nesse jogo. Se o Lucian/Nami passasse bem pelo early game, a gente sabia que ia ter vantagem — e foi exatamente o que aconteceu.
No jogo 2, eu joguei muito mais com a Isurus, principalmente pelo combo de Sejuani e Jax. A gente até conseguiu criar uma vantagem, mas acho que não foi da forma mais limpa possível.
O jogador finalizou falando onde acredita que a equipe acabou se complicando no segundo jogo, e sobre onde acredita que a equipe está pecando:
E aí começou a desandar ali perto do nível 7, 8, quando a gente tentou fazer uma jogada no bot e ele acabou pegando duas eliminações. Acho que, ali, não sei se vocês consideram ainda early game, mas pra mim já é a transição pro mid game. E foi mais uma questão de disciplina mesmo.
Então, o que eu sinto que a gente está errando hoje é isso: estamos tentando fazer jogadas demais. Na minha visão, a gente já tem o suficiente pra vencer só jogando o nosso macro, aproveitando pequenas vantagens. Mas estamos buscando jogadas mais arriscadas, e às vezes isso acaba dando errado e entregando vantagem pro outro time.

Cariok projeta confronto contra a FURIA e afirma: “Estamos confiantes”
Ao falar sobre o confronto contra as Panteras, valendo o título de melhor equipe da fase de grupos, o jungler da paiN afirmou que acredita que os erros não são difíceis de ser corrigidos, e que, dado o desempenho nos treinamentos, confia na vitória de sua equipe:
Estamos mandando muito bem nos treinos e, como eu falei, os erros que estamos cometendo — de forçar demais — são mais fáceis de corrigir do que quando o time simplesmente não faz nada.
A gente só precisa, no review, identificar os momentos em que deveríamos ter desacelerado um pouco, jogado de forma mais cadenciada.
Acho que nosso macro está bom, nossa gameplay também, mas às vezes exageramos. E, pra mim, isso é mais fácil de ajustar do que trabalhar com um time que não toma iniciativa.
O jogador finalizou falando sobre o estilo que a FURIA busca jogar, e onde a paiN pode ter vantagem sobre as Panteras:
Contra a FURIA, eles são um time muito agressivo. Vejo que jogam muito bem quando têm vantagem. Mas acredito que uma área em que vamos ter vantagem sobre eles é a laning phase, porque quem sai bem dela consegue ditar o ritmo do jogo.
Então, acho que vai ser um confronto bom, um ótimo teste pra gente também pensando em série melhor de cinco. A FURIA é um time que estamos de olho, então será um bom preparativo para as MD5.
Pensando no tópico de laning phase, a paiN acabou concedendo abates nas rotas solo no terceiro jogo contra a Isurus Estral, com Wizer e Roamer sendo solados. Cariok disse que não se preocupa tanto com isso, e que aproveitarão para melhorar com os erros:
Cara, acho que são erros que eles vão corrigir sozinhos. Eu nem tava telando, então não tenho muito o que comentar sobre isso. Mas eles são muito agressivos. Os coreanos do meu time gostam de jogar pra frente. Mesmo depois de tomarem um abate, continuam jogando, tentando criar situações.
Com certeza eles vão revisar bastante a lane phase, pensar no que poderiam ter feito diferente. O Xero, por exemplo, gosta muito de revisar essa parte, principalmente no mid. E o bot… eu acho que a gente está jogando muito bem a lane phase.
Às vezes isso não parece tanto, mas foi um dos motivos pelos quais a série de hoje — não sei se dá pra dizer que foi tranquila — acabou sendo mais controlada.
Tudo começa na lane phase, né? Meu jogo também é bastante influenciado por isso — se eles estão ganhando a rota ou não, se eu preciso dar cover, se tenho que criar jogada. Mas eu sou bastante confiante na lane phase da paiN.
Acho que a FURIA também não tem uma lane phase ruim, são jogadores que buscam muito esse início forte. Ainda assim, confio muito no meu time.

“Tenho alguns arrependimentos”, diz Cariok sobre série contra a Isurus Estral
O jogador ainda deu mais detalhes sobre o seu primeiro jogo de Naafiri, e disse que se arrependeu de algumas decisões, que acabaram dando vantagem suficiente para Josedeodo carregar a segunda partida:
Cara, é… acho que a gente até demorou um pouco, inclusive porque eu joguei com uma Naafiri que está bastante nerfada. Mas a gente treinou bastante essa semana. Conversei bastante com o Xero, ele me deu muitas chances de jogar nos treinos, e os resultados estavam sendo bem bons. Acho que eu também estava jogando bem com o boneco.
Particularmente, eu tenho alguns arrependimentos nessa série. No jogo de Sejuani — que foi quando ele ficou mais forte, jogando de Lillia —, eu acho que estava mandando bem no early game.
Estava com farm igual, 0/0/5, num jogo bom. Mas aí, quando a gente fez algumas jogadas erradas, ele começou a crescer muito e ficou completamente livre no jogo, acabou ficando gigante.
Por fim, Cariok deixou claro que enxerga o mérito do jungler da Isurus Estral, mas que entende que a paiN acabou facilitando seu trabalho na partida:
Claro que tem muito mérito dele, mas acredito que, se a gente tivesse controlado melhor, ele não teria tido essa oportunidade de ficar tão forte.
Pro último jogo, a gente conversou bastante no draft. Cogitamos a possibilidade dele pegar a Naafiri também, e eu até falei que não estava muito confortável de jogar de tank, porque a campeã lida muito bem contra tank.
Senti que ele ia ficar muito livre no jogo, então a gente conversou bastante e decidimos que eu pegaria a Naafiri, porque achei que, se ele tivesse esse espaço na jungle, ele ia só farmar e crescer — o que seria complicado pra gente.
No fim, acabou sendo o contrário, né? Eu que fiquei lá farmando e fiquei forte.
Acompanhe a LTA Sul 2025
Para não perder nada do que acontece dentro e fora do campeonato sul-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA Sul 2025 2° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!
