A paiN Gaming venceu a LOUD por 3×1 nos playoffs da LTA Sul 2025 – 2º split e garantiu sua permanência na Chave Superior. O Mais Esports teve uma entrevista exclusiva com o TitaN, ADC da paiN e falou um pouco mais sobre momento da paiN e sobre o Clássico. Confira abaixo em vídeo e/ou em texto:
Vocês escolheram a LOUD, né? Você sentiu que, chegou ali no final, pareceu que iria “perigar”?
Ah, “perigar” é uma palavra forte. Acho que o jogo nunca saiu do nosso controle. A gente tomou algumas decisões que prejudicaram nossos early games. Acho que entramos muito confiantes na série e cometemos erros que não poderíamos cometer. Querendo ou não, os caras estavam melhores no early game, mas nos conceitos do jogo, no geral, a gente tava muito melhor que eles.

Na semana passada, você comentou bastante na coletiva sobre sentir pressão de performar pro Xero. Você tem sentido ele mais “duro” nessa reta final? Isso tem a ver com alguns vacilos recentes?
O Xero funciona assim: se ele vê que a gente tá ganhando muito, ele aperta. Sempre tenta puxar a orelha, manter a pressão, porque ele sente que a gente pode relaxar e não fazer o trabalho como deveria. Quando a gente tá perdendo muito, ele afrouxa um pouco, começa a desenhar melhor o jogo, molda o time de forma mais estratégica. O jeito que ele trabalha é super ideal, porque ele entende cada jogador, cada personalidade, e adapta o approach. Então, ele é árduo quando precisa e tranquilo quando precisa.

E pra vocês se encaixarem nessa relação com o Xero, rolou também uma necessidade de deixar o ego de lado?
Com certeza. O ser humano, em geral, quando aponta o dedo pros outros é fácil, mas quando tá apontado pra você, o instinto é se defender. Isso vale não só pra LoL, mas pra esportes em geral — basquete, futebol… Então a gente, jogadores e comissão técnica, teve que baixar um pouco a cabeça, entender como cada um lida com cada situação. E tá funcionando muito bem. Eu tô feliz com o jeito que a gente lida com nossos problemas.
Contra a FURIA vocês foram punidos duro, né?
Total. A gente foi super desrespeitoso e tomou um hard punish por causa disso. Agora estamos tentando melhorar pra fechar o campeonato com sucesso.
Sobre esse confronto contra a LOUD… vi muita gente nas redes dizendo que, apesar da derrota, eles saíram da série melhores do que chegaram, principalmente pelo sufoco nos early games. Já a paiN, mesmo vencendo, teria saído com uma imagem pior. O que você acha?
Acho que tinha muita expectativa sobre a gente, o que é justo, dado o nível que temos. Eles realmente melhoraram, isso é mérito deles e não dá pra tirar. Mas acho que tem muito olhar de torcedor nisso, que não vê os detalhes ou entende profundamente o jogo. Dentro do jogo, a gente fez muita coisa boa. Voltar num jogo com early game ruim só uma equipe madura consegue. E a gente fez isso. Então, toda a equipe tá de parabéns.

Nos treinos nossos early games estão muito bons, a gente geralmente sai com vantagem. Nossos setups, os conceitos de luta, de objetivo, a gente trabalha tudo isso muito. Até nos vlogs dá pra ver. A postura no campeonato é diferente da dos treinos, e melhor inclusive. Dá pra ver mais do meu jogo, do Roamer, em campeonato do que em treino. Hoje a gente deu uma decaída, sim, mas foi por overconfidence. E quando o problema é esse, é fácil de ajustar. Não é um problema real.
No fim da série, você falou que o time está num nível bom o suficiente pra ganhar a LTA. Mas hoje em dia isso não é tudo, né? Jogadores como você, que já ganharam bastante, têm ambições maiores. Acha que estão prontos pra bater de frente com os times lá de fora?
Quando você é ambicioso, sempre olha pra evolução. Eu acredito que estamos sim num nível pra bater de frente lá fora. Não estamos focados só em ganhar a LTA, estamos nos moldando pra chegar nesse nível internacional. O Roamer foi uma adição excelente, nosso potencial é enorme. Fazemos jogos muito clean, difíceis de lidar. Falta um pouco de consistência, e é nisso que a gente tá focando. Mas se você reparar nos detalhes dos nossos jogos, dá pra ver o quão forte a gente é.

Pra fechar: a gente sempre falava do duelo entre ADCs como TitaN e Route. Mas hoje, tanto ele quanto Brance e Morttheus não parecem estar no nível que você e o Kuri estão mostrando. Você sempre foi movido por rivalidades. Como você lida com isso agora, estando um passo à frente?
Cara, hoje meu foco é outro. Vai além da rivalidade com outros jogadores. É uma parada entre mim e o Xero. Eu tento impressionar mais ele do que qualquer outra pessoa. Já falei isso em outras entrevistas. E sinceramente, no momento em que eu tô vivendo, eu não tenho dificuldade nenhuma fora do jogo. Tô morando com a minha mãe, feliz por estar mais perto do meu filho.
Isso me move mais que qualquer rivalidade. Além disso, tô rodeado de pessoas certas no momento certo. A equipe tá maravilhosa — staff, os jogadores — todo mundo tá de parabéns. A gente tá fazendo um trabalho incrível e eu tô curtindo muito o momento. Se depender de mim, a gente vai ser campeão.

Acompanhe os playoffs da LTA Sul 2025
Para não perder nada do que acontece dentro e fora do campeonato sul-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA Sul 2025 2° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!