A Vivo Keyd Stars foi a grande campeã do 3º split da LTA Sul 2025 e, na coletiva de imprensa, o Coach SeeEl falou sobre a importância do Academy no ecossistema da Keyd — campeã com um jogador moldado no seu próprio sistema. Confira a resposta:
Nossa filosofia é acreditar muito no sistema de Academy. A gente investe de verdade. Eu mandei um dos meus melhores caras, o Smiley, pra lá jogar, por exemplo. Chamei o Ben (Benvi) e o Biel (Bielzera) também. A gente investiu muito tempo nesses dois. O Ben foi head coach do academy. Eu era muito brother do Luukz, que é um coach brabo, e mandei ele pra lá também. O Academy é uma parte muito importante do nosso ecossistema. Eu queria ver mais times de Tier 1 investindo em academy, mesmo sem recompensa financeira.

O Academy deu pra gente o fucking Morttheus. A gente conseguiu o Morttheus! E tem muito talento novo lá: Xyno, Sarolu, Qats… isso é muito importante pro futuro do Brasil.
– SMILEY: E o Kisee…
– SeeEl: O Kisse não tenho muita certeza… (risos)
– Trymbi: estamos zoando, galera, a gente ama o Kisee.
– SeeEl: Enfim, se não fosse esse cara hoje, nosso draft teria sido horrível. Se não fosse o Biel, meus dados seriam bem piores. Então, a gente investe tempo, grana e recurso no Academy. Queria ver mais times fazendo o mesmo.
Confira a entrevista completa em vídeo:
embed
Caso prefira em texto, veja algumas falas também.
SeeEl. Quando você chegou no Brasil, disse que seu projeto era de cinco anos. Mas em dois anos você já é campeão. Como você se sente sobre isso?
Na real, eu falei que ia entregar um título até o segundo ano. Então tô feliz de ter cumprido essa promessa. Acho que no primeiro ano demos uma overperformance, tivemos umas peças muito boas. Reformular o elenco esse ano foi um baita desafio, mas graças a algumas decisões — acho que a principal foi a coaching staff — deu certo. Vocês não veem os dois caras que estão sentados ali, mas eles deviam estar aqui com a gente.
Mais do que ficar feliz por mim, acho que foi uma jornada de aprendizado pra entender onde eu era fraco. E esses caras me levantaram. Isso dá até uma sensação melhor que a vitória, porque fizemos juntos. Teve também uma galera que não tá mais aqui, mas que contribuiu. Então, tô muito feliz com o processo e grato por cumprir a promessa.

Morttheus, você evoluiu muito desde a chegada do SMILEY a comissão técnica. Outros jogadores poderiam sentir a pressão por ter alguém que os torcedores da VKS tem tanto carinho na staff. Como você descreveria a sua relação com o Smiley nesse split? Ele ajudou você a elevar seu nível de jogo?
É… A verdade é que nem eu ou o SMILEY, nunca nos sentimos pressionados, desde o ano passado. A gente sabe que os dois só estavam tentando fazer o seu melhor. Então, mesmo quando ano passado tinha os rumores de eu subir e nesse ano dele tomar a posição também, acho que a gente não se importa, a gente é muito amigo mesmo. E a minha melhora vem muito do fato de a gente ser aberto um com o outro, de ele chegar, a gente discutir tranquilo. Acho que desde o bootcamp a gente melhorou bastante a bot-lane, tanto eu, o Trimby, com a ajuda dele.
SMILEY, você acha que vir da Chave Superior, com tanta dominância, foi uma vantagem maior pra esse título, já que não tiveram que passar por uma maratona?
Acho que dá uma baita vantagem, sim. É algo que sentimos no ano passado, quando a paiN pegou a vantagem na chave (superior). Não acho que seja tanto sobre burnout, porque jogar muitas séries até pode ajudar, pra um time tipo a RED hoje. Mas é mais sobre o momentum e a confiança que você ganha.
Como o Chris (SeeEl) disse, a FURIA foi o time mais difícil de bater o ano inteiro. E quando eles caíram, sentimos que qualquer outro que chegasse, fosse LOUD, RED ou paiN, íamos estar confortáveis. Além disso, teríamos mais informação porque eles teriam que jogar uma série extra. Então, sim, acho que é uma vantagem, mais mental do que prática.

Vivo Keyd Stars, RED Canids e paiN Gaming voltam ao Rift pelo Cross Conference
Agora, o top-3 do último split da LTA Sul 2025 volta ao Rift para a disputa do Cross Conference, campeonato que unifica os melhores times da LTA Norte e LTA Sul após o 3º Split. A VKS já está garantida no Worlds 2025 e irá definir seu seed durante a disputa do torneio.
Serão seis equipes — três de cada conferência — disputando três vagas no Worlds 2025, entre os dias 13 e 28 de setembro.

.







