×





×





×





×





×


Logo do Mais Esports
Notícias
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LTA Sul 2025: O Raio-x da crise interna na Isurus Estral

League of Legends

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome

Do céu ao inferno. Essa é a definição do ano da Isurus Estral até aqui, após se classificar como a seed 1 da LTA Sul para o embate contra as equipes do Norte, conseguir arrancar a única vitória das equipes latinas encarando a Team Liquid, e viu a Cavalaria ir ao First Stand no fim da competição.

O saldo foi mais que positivo. A equipe ainda anunciou um bootcamp na Coreia do Sul, onde o jungler Josedeodo se destacou. Era esperado que a Isurus Estral evoluísse ainda mais no exterior, e chegasse como uma das candidatas ao título no Brasil.

No entanto, após duas semanas desde o começo do Segundo Split da LTA Sul, a equipe argentina amarga a última colocação. O top laner Burdol, uma das contratações mais badaladas do ano, teve sua saída anunciada do time, e foi substituído por Summit, que já estreou na competição com duas derrotas.

Para entender o abalo sísmico dentro da Isurus Estral, o Mais Esports fez um apuramento detalhado da crise, que você pode conferir no vídeo abaixo.

O bootcamp na Coreia e lesão de Mireu

Para deixar claro, algumas das informações foram dadas por um dos donos da Isurus Estral, Jerry, em uma livestream realizada no último domingo. Vale lembrar, também, que a Isurus Estral nasceu da fusão de duas organizações — a Isurus e a Estral. E cada uma trouxe dois representantes para o comando do time.

Pela Isurus, temos os co-fundadores Kala e Jcyter. Já pela Estral, vieram o Jerry e o Tucky. Ou seja, a Isurus Estral tem quatro donos no total, dois de cada lado da fusão.

Logo após perder para a Liquid por 2×1, a Isurus Estral recebeu a notícia de que o Mireu precisava voltar urgente para a Coreia, por motivos familiares. A organização liberou, e pouco depois, o Burdol também pediu para retornar por questões pessoais.

Com dois jogadores já na Coreia e o First Stand rolando por lá, decidiram levar o restante do time para treinar em um ambiente mais competitivo, com solo queue de alto nível. Mas aí veio o primeiro problema: o Mireu machucou a mão. O médico disse que ele ficaria um mês sem poder jogar.

Imagem do mid laner Mireu da Isurus Estral
Foto: Reprodução/Riot.

O descomprometimento de Burdol no período na Coreia

Enquanto isso, o Burdol — que não estava lesionado — também não jogou absolutamente nada de solo queue. Isso gerou bastante incômodo na staff.

Segundo o Jerry, o Burdol basicamente tirou férias. Ele também lembrou que, desde o início, o contrato do jogador previa que ele deveria aprender inglês. A organização sabia da dificuldade dele com o idioma e deixou isso claro desde o início.

Mais tarde, o Jerry comenta que notou o desinteresse do Burdol em se dedicar. Ele não tinha motivo para não treinar, mas não fez nada — nem solo queue, nem esforço para se integrar. Você pode conferir essa fala no clipe abaixo:

Burdol também não jogava SoloQ. Mas estava lá tirando foto com Kiin, com Canyon, com todos os jogadores da Coreia.

Foto: Reprodução/Riot.

Retorno para o Brasil e desastre nos primeiros treinos

Depois de um mês nessa situação bastante desconfortável, o time inteiro voltou ao Brasil. Só que o Burdol teve problemas com a passagem. Tentaram embarcar ele três vezes — a terceira deu certo. Ele chegou no Brasil por volta de 28/29 de março, uma semana antes do segundo split.

Com todos em solo brasileiro, começaram os preparativos padrão da Riot, como o media day e demandas de imprensa. A primeira scrim da equipe completa aconteceu na terça-feira pré-LTA — e, parafraseando o Jerry, com um atropelo da Vivo Keyd Stars por 4×1.

Na quarta, perderam por 2×1 para a RED Canids, e o Burdol tiltou. Os conflitos começaram a surgir. O Eduardo, head coach do time, estava afastado por questões de saúde, mas participou de uma call com o Jerry, o Mireu, o Snaker e o Ackerman.

Foi nessa call que o Eduardo explicou que o Burdol havia se trancado no quarto e se recusava a treinar. Resultado: o time ficou sem scrims até a estreia na LTA. Na primeira partida, contra a paiN Gaming, eles foram do jeito que dava.

Contra a FURIA, o time ficou ainda mais chocado com a derrota. O Jerry disse que não queria desmerecer a FURIA, mas que a equipe estava pensando na versão da primeira etapa — não na FURIA forte da segunda, que vem jogando muito bem. Jerry comenta os resultados no clipe abaixo:

A paiN “turbo espanca” a Isurus, e o Roamer parecia um Deus. E eu te digo, eu já havia scrimado contra o Roamer, ele estava na Team Liquid Challengers, ele já havia nos enfrentado. Não sei como venderam ele, que talento jogado fora. E aí, ele vem para no Brasil.

Jogamos duas scrims que fomos espancados, então, não fiquei put* de perder, sermos atropelados pela paiN, porque é a paiN. Mas aí, chega a FURIA e espanca a gente também.

Foto de Mireu na LTA Sul 2025.
Foto: Reprodução/Riot.

Negociação repentina com o Summit, que era um alvo antigo da equipe

Depois do 0-2 na estreia, o Cala (CEO da Isurus) procurou o Jerry para discutir o rumo do time. E aí veio a reviravolta: o agente do Burdol mandou mensagem dizendo que o Jerry deveria negociar com o Summit.

O top laner sul-coreano, ex-Rainbow7, por sua vez, já havia negociado com Jerry no fim de 2024. Na época, tudo estava certo, de tempo de contrato até bonificações, mas Summit decidiu dar um tempo na carreira.

O motivo para a negociação repentina? O agente de Burdol havia identificado que o jogador estaria, de fato, trollando. Jerry explica a situação em sua livestream:

Parece brincadeira, mas naquele minuto, o manager de Burdol manda mensagem falando “te ajudo a negociar com Summit”. Antes do primeiro split, falei para ele que se o Burdol trollasse, eu demitiria ele.

Depois da primeira semana, ele me manda mensagem falando “Já vi a partida, você precisa negociar com o Summit”, então foi o que fiz.

É importante destacar que Burdol é elogiado por Jerry — Ele diz que o jogador é um gênio, um cara incrível dentro de jogo. Mas o problema é que ele não entendeu que o LoL fora da Coreia é jogado de um jeito diferente, carecendo dessa adaptação.

Em algum momento, parece que alguma coisa virou na cabeça dele, como se ele tivesse um clique, mas não no bom sentido. A partir daí, ele começou a se comportar de um jeito totalmente diferente do que vinha mostrando desde que chegou na Isurus Estral.

A chegada de Summit e os primeiros treinos

Imagem do jogador Summit na Isurus Estral
Foto: Reprodução/Riot.

Após ter recusado a proposta da Isurus Estra no começo de 2024, o Summit aceitou jogar — inclusive por um valor menor que o do Burdol. A equipe fechou com ele, mas havia um detalhe: ele ainda disputaria a Legends Cup na Coreia antes de embarcar.

Com pouco tempo para treinar, cogitaram trazer o Pan, ex-topo da Isurus, emprestado da Farenvehn, mas não conseguiram. O Summit chegou ao Brasil na quinta-feira, dois dias antes da sua estreia na segunda semana da LTA Sul.

Chegou às 9h da manhã e às 11h já estava em scrim contra a paiN — e venceram por 4×1. No dia seguinte, repetiram a dose. Resultado: mesmo sem treino formal, o time já via que o Summit encaixava melhor.

Aí o Jerry começa a criticar o formato do campeonato: jogos únicos, escolhas de lado arbitrárias… tudo isso teria dificultado o desempenho da equipe. Mesmo dizendo que não queria arranjar desculpas pelas derrotas para Fluxo e Vivo Keyd Stars, o dirigente acaba levantando várias justificativas:

Não estou querendo justificar as derrotas na segunda semana, mas é uma equipe nova. Contra o Fluxo, os jogadores tiveram ideias diferentes do que fazer no draft e no jogo, e por isso perdemos. No domingo também, de forma parecida.

Não há o que dizer, mas não tivemos tempo com este elenco até agora, vamos melhorar. Não quer dizer que não erramos, escolhemos campeões que eram bons nos confrontos diretos de lanes, mas os jogadores jogaram mal, não há o que falar sobre isso.

Os motivos que levaram à demissão de Burdol

Sobre a saída do Burdol, o Jerry lista os três motivos que levaram à saída do jogador da equipe:

  • Estava jogando mal.
  • Não treinou na Coreia, tirando, na prática, um mês de férias.
  • Mentiu que estava estudando inglês, o que era exigência contratual.

A comunicação com ele era impossível, e nada melhorava. Isso também pesou na decisão de afastamento. Quanto ao clima do time: todos estão muito bravos, mas determinados. Segundo o Jerry, “dá para ver no olho, nas palavras e nas ações dos jogadores o quanto querem virar a situação.”

E não existem só notícias ruins: o Mireu já está 100%, com a “mão quente” de novo. Vale lembrar que ele começou o split com pouquíssimas partidas de treino, e contra a Vivo Keyd, no último domingo, fez uma boa partida, apesar da derrota de sua equipe.

Por fim, uma das perguntas mais diretas: “O que te faz pensar que o Summit era melhor que o Burdol?”. O Jerry foi sincero: além do desempenho e do inglês, parece que o Burdol simplesmente não queria estar ali.

No corte final da livestream de Jerry, ele fala mais sobre a queda brusca de performance do Burdol, ficando claro que ele não queria mais fazer parte da Isurus Estral, além de revelar que a Isurus pagou para que o jogador deixasse o time. Confira:

Summit fala melhor inglês que o Josedeodo, enquanto no primeiro split mal conseguimos nos comunicar por conta do Burdol. Não era tryhard, não se esforçava, veja o jogo contra a paiN e FURIA, quantas vezes ele se matou.

Ele não queria estar na equipe, não entendo como a atitude de Burdol mudou de 100 a 0 em um segundo. Talvez ele só não quisesse estar aqui mesmo. Tivemos que pagar para ele sair, a situação não era legal, se trancava no seu quarto e mal saía.

Quando pagamos para ele sair, ele virou para o Jose e falou “boa sorte no MSI”, ou seja, realmente não queria mais estar aqui.

Acompanha a LTA Sul 2025

Para se reabilitar no campeonato, a Isurus Estral irá encarar LOUD, RED Canids e LEVIATÁN, em busca de sua primeira vitória na competição. A primeira disputa será no sábado (19), contra a Verduxa. Confira os jogos do dia:

  • Sábado (19), às 13h: FURIA x RED Canids;
  • Sábado (19), às 14h: Fluxo W7M x paiN Gaming;
  • Sábado (19), às 15h: Vivo Keyd Stars x LEVIATÁN;
  • Sábado (19), às 16h: Isurus Estral x LOUD.

Para não perder nada do que acontece dentro e fora do campeonato sul-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA Sul 2025 2° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports! Não se esqueça de votar nos times que você acha que vão vencer no Bolão Mais Esports!

Imagem do estúdio da LTA Sul 2025
(Imagem: Divulgação/Riot)

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome
Ian Teixeira

por Ian Teixeira

Publicado em 15 de abril de 2025 • Editado há 5 dias

Matérias Relacionadas
League of Legends
LTA Sul 2025: RED Canids fará mudança em line-up para o 3° dia da super-semana
League of Legends

LTA Sul 2025: RED Canids fará mudança em line-up para o 3° dia da super-semana

RED Canids confirma retorno de Aegis ao time titular após duas derrotas seguidas na super-semana da LTA Sul 2025.

Há 7 horas
League of Legends
LTA Sul 2025: LOUD e paiN Gaming atropelam na 6ª rodada
League of Legends

LTA Sul 2025: LOUD e paiN Gaming atropelam na 6ª rodada

LOUD e paiN Gaming cresceram na 6ª rodada com atropelos em suas vitórias. No confronto do topo, FURIA se sobressaiu contra a Keyd!

Há 12 horas
League of Legends
LTA Sul 2025: “Se os cinco jogadores não estão alinhados, nada funciona”, diz LOUD Tinowns
League of Legends

LTA Sul 2025: “Se os cinco jogadores não estão alinhados, nada funciona”, diz LOUD Tinowns

Os bastidores da LOUD podem ser resumidos até então por: muitos debates. Vale a pena isso para um time campeão? E o silêncio do coach nestes debates, é bom? Tinowns respondeu tudo isso.

Há 13 horas
League of Legends
LTA Sul 2025: “Eu amo ajudar todo mundo, eu amo jogar”, diz paiN TitaN
League of Legends

LTA Sul 2025: “Eu amo ajudar todo mundo, eu amo jogar”, diz paiN TitaN

TitaN no final do primeiro split de 2025 fez um desabafo e agora diz que partes desse desabafo foram o crucial para o jogador voltar a exercer sua paixão e alegria.

Há 14 horas
League of Legends
LTA Sul 2025: TitaN inova em comemoração em vitória da paiN
League of Legends

LTA Sul 2025: TitaN inova em comemoração em vitória da paiN

Alguns acharam desrespeitoso e outros acharam um conteúdo brabo! A comunidade ficou divida sobre a comemoração sem precedentes do TitaN após vitória da paiN Gaming.

Há 15 horas
League of Legends
LPL 2025: JDG se despede do técnico cvMax por questão de saúde
League of Legends

LPL 2025: JDG se despede do técnico cvMax por questão de saúde

O técnico cvMax não vai continuar na JDG. O anúncio foi feito um dia antes da próxima partida da organização, mas o motivo é uma questão de saúde do técnico.

Há 15 horas









































































Campeonatos Atuais