Conquistando 5 dos 6 possíveis MVP’s em suas 7 atuações na LTA Sul 2025 2º split, Cariok fez acender a percepção na comunidade de que, sim, ele pode ter sido o melhor jogador dessa fase MD1.
Entenda o por que o jungler da paiN Gaming está vivendo uma fase tão insana:
O que tornou o Cariok tão absurdo neste início de 2º split da LTA Sul 2025?
Ao analisar qualquer jogador que vem se destacando individualmente, é fundamental também considerar o contexto e os jogadores ao seu redor. Para entender o que mudou no jogo do Cariok, é preciso entender o que mudou na própria paiN Gaming — e a resposta tem nome: Roamer.

O novo mid-laner da paiN Gaming tem fases de rota “ok” — o Roamer não se destaca por vencer seus early games. Prova disso é que ele tem a 2ª pior diferença de XP aos 15 minutos (-115) e a pior diferença de ouro no mesmo tempo (-315, o equivalente a um abate). Ainda assim, é muito raro vê-lo “afundado” ou precisando de grandes coberturas.
Mesmo sem criar grandes vantagens individuais, o Roamer consegue se envolver em abates desde o início. Um dado que reforça isso: em 5 das 7 partidas, ele teve pelo menos uma assistência ou abate nos primeiros 15 minutos. Essa “independência” é justamente o que torna a vida do Cariok muito mais fácil e versátil.
De “Rei do First Blood” para “Rei do Early Game”
A carreira do Cariok sempre foi marcada por muita presença no early game — fosse para apagar incêndios ou para gankar, a ponto de ficar conhecido como o Rei do First Blood. No entanto, isso mudou de forma bastante incisiva.
O REIZINHO DO FIRST BLOOD TAMBÉM É O REIZINHO DO #PremioCBLoL @carioklol você é um MONSTRO!
— paiN Gaming (@paiNGamingBR) November 24, 2020
O jungler adaptou seu impacto direto no early game nesta nova fase da paiN Gaming. Em três dos sete jogos, ele sequer chegou a armar um gank nos primeiros 15 minutos — o que evidencia a nova força do Cariok.
Cacá, que costumava buscar muita ação de combate cedo, agora evita se arriscar, priorizando o farm e a eficiência no mapa. Com isso, está sempre “on-point” para realizar trocas de objetivos com precisão.

Por não perder tempo, Cariok garante que a paiN Gaming esteja à frente em objetivos neutros até os 15 minutos em 6 dos seus 7 jogos, dando prioridade aos dragões. Não é à toa que a paiN tem a maior porcentagem de Proezas de Força e de dragões por partida na LTA Sul.
Confira os números dos primeiros 15 minutos de ação do jungler da paiN Gaming em cada partida:
- Contra a Keyd (Ivern): 1º set de “larvas” e 2º dragão (team fight);
- Contra a LEVIATAN (Skarner): 1º set de “larvas” (team fight), 2º set de “larvas” e 1 dragão;
- Contra o Fluxo W7M (Vi): 1º dragão e 2º dragão;
- Contra a RED (Lillia): 1º set de “larvas”, tentativa de 2º set com vitória na team fight e 2º dragão;
- Contra a LOUD (Ivern): 1º set de “larvas” e 2º dragão;
- Contra a Isurus Esports (Maokai): 1º set de “larvas”, 1º dragão e 2º dragão;
- Contra a FURIA (Maokai): 2º dragão (único jogo em que a paiN ficou atrás em objetivos)
Mais objetivos = menos ganks? Vamos entender
O “Rei do First Blood” só garantiu um First Blood neste split por ter se tornado muito mais versátil na criação de objetivos para a paiN Gaming.
Contra a RED, VKS e LOUD, Cariok não realizou nenhum gank nos primeiros 15 minutos. No jogo contra a Verduxa, houve uma contenção do Cacá de Ivern para proteger o Wizer, e a força do Roamer também apareceu. Confira:
Porém, se falamos de versatilidade, ele faz outras coisas. Isso vai ser visto nos jogos que ele ganka. Confira:
- Foco no Wizer: 3 ganks nos 15 minutos iniciais contra a LEVIATAN (beneficiando o top-laner) e 2 contra a Isurus Esports. Nessas duas partidas, a paiN encaixou um skirmish cedo que resultou em 4 abates.;
- Quem é rei, nunca perde a coroa: Contra o Fluxo W7M, Cariok não fez full clear para gankar aos 3 minutos na bot-lane, mas, aos 5, apareceu em gank para TitaN e Kuri, forçando o flash do Jayce e garantindo o First Blood dois minutos depois.
Provando a força do Cariok pela dificuldade da paiN Gaming
A paiN Gaming não é perfeita, mas é justamente nas partidas mais desafiadoras que o diferencial do Cariok se destaca. Nos primeiros 15 minutos de todas as partidas, ele morreu apenas duas vezes — e foi só uma morte em cada um desses jogos (FURIA e LOUD), ambos adversários que puniram muito bem o estilo roame.
- Contra a FURIA, o Cacá precisou intensificar os ganks para manter o controle das lanes. O Roamer acabou perdendo a pressão muito cedo também, Cariok morreu cedo “por isso”. O que complicou o jogo;
- Contra a LOUD, além de ceder a morte aos 15 minutos, a paiN também não dominou os objetivos iniciais — padrão que se repetiu contra a VKS, outro time que explorou bem as limitações do Roamer.
Quando Cariok não pôde jogar de forma mais cadenciada, precisou agir mais cedo nas lanes ou não conseguiu igualar a troca de objetivos… e a Tradicional sofreu.

Resumindo a ópera, o Cariok é um maestro
Coordenando ritmo e Tempo, Cariok é, literalmente, o maestro da paiN Gaming. Suas escolhas estruturam as lutas — o chamado “setup” — habilitando o Wizer a carregar e o TitaN a ser agressivo com campeões que não têm isso naturalmente. Por exemplo, a Miss Fortune do nosso ADC avança muito mais quando o Ivern está no time.
Graças a essa versatilidade de champion pool, à sua influência nos objetivos até os 15 minutos e ao seu habilitar de lutas, Cariok foi eleito o melhor jogador da MD1 do 2º split da LTA Sul 2025. Resta saber: será que ele manterá esse nível na próxima fase?
