A FURIA perdeu de 3×1 para a paiN Gaming na final da Chave Superior da LTA Sul 2025 2º split – mas o que faltou para as Panteras? Foi o que o Mais Esports tentou entender em uma entrevista exclusiva com o Tutsz, mid-laner da FURIA.
Tutsz, série pegada, hein cara? Série difícil. Queria ouvir suas primeiras impressões pós-série. O que você sente agora?
Hum… Acho que eu tô um pouco desapontado comigo mesmo. Acho que mandei mal na série, no geral. Eu acho que… o jogo não foi bom, aí depois foi meio que piorando um pouquinho. Acho que o jogo já caiu, necessariamente. Não acho que joguei super mal, mas conforme foi desenrolando, o jogo sempre foi ficando muito difícil de enfrentar. Então… eu poderia ter jogado melhor também. Mas acho que, no geral, como time, eles estavam um pouco mais organizados. A gente teve um pouco de dificuldade de lidar com algumas situações, e situações que eles já estão mais confortáveis. Então acho que como time a gente poderia ter mandado melhor.
Continue depois da publicidade
Dentro dessas situações que você considera desconfortáveis, você diria o setup de objetivos?
Acho que esse é um dos grandes pontos. O setup de objetivos, no geral. Mas mesmo com vantagem, tipo o jogo 3, a gente estava muito na frente. Então… deveria ser mais natural os objetivos virem pra gente e eles nem conseguirem contestar, sabe? Então acho que tanto a questão de objetivo quanto a de jogar o mapa mesmo, no geral, a gente mandou um pouco mal. E esse jogo 3 a gente tinha muita vantagem pra… nem ter uma luta, sabe? No objetivo. Eles nem poderiam pisar ali, mas a gente estava muito lento… ou talvez nervoso, não sei. A gente estava meio estranho.
Continue depois da publicidade
Quando teve o último confronto FURIA x paiN, eu conversei com o Guigo, e ele falou muito sobre parecer ter faltado entender como punir cooldown naquela série. Pareceu que a FURIA foi melhor nisso, mas você sente que ainda faltou um pouco? Ou essa missão foi cumprida?
Eu acho que a paiN, no geral, é um time de core game bem mais sólido do que, por exemplo, a Keyd ou até alguns dos times da LTA que a gente jogou contra em séries. Eu acho que, quando o gold tá muito pegado, eles não deixam a gente disparar como outros times deixariam. Mesmo que joguem pra dragão, eles não vão guivar tudo por isso, como faziam antigamente. Acho que eles mudaram bastante nesse aspecto. Então, contra eles, é um pouco difícil trocar por gold porque eles mandam bem nisso.
Mesmo se aparecem no dragão, eles ajudam o cara do top antes, vão dar um B, e a wave não vai estar tão boa na hora do objetivo. São um time bem mais inteligente nesse sentido do que outros que a gente enfrentou. No fim das contas, se a gente não estiver ganhando bastante, o jogo vai acabar sendo definido por objetivo, porque eles não estão dando uma opção boa de trade pra gente.
É isso, algo que a gente se preocupou bastante. Eu estava conversando com o Furyz… Acho que a gente estava usando pouco o “eu” no jogo. Eu estava me colocando, às vezes, na lane errada ou não estava no melhor setup pra jogar um objetivo, ou pra uma troca. A gente pode melhorar nisso.
Continue depois da publicidade
Em relação a se colocar no mapa, você considera que foi uma desligada sua ou envolve os campeões também? Porque, quando a gente conversou antes, você até falou de ter um estilo meio Scout.
Sim, sim. olhando de volta pra série… Eu acho que eu consegui trazer os meus campeões mais agressivos, na maioria da série. Chegando no jogo 4, a gente acaba tendo que jogar de Syndra, etc. Mas eu até consegui manter esses campeões por um tempo. No jogo 3 eu estava de Akali, que é um campeão que faz isso também. No jogo 2 eu estava de Ryze, então eu estava bem confortável nesse quesito de champion pool.
Continue depois da publicidade
Mas acho que no jogo 2, o draft estava um pouco difícil por causa do early game. A bot lane deixou muita pressão na gente, ficou um pouco difícil. Mas no jogo 3, como eu falei, eu estava com esses campeões, a gente conseguiu bastante lead. Apesar de eu não estar super forte, eu estava conseguindo fazer um 2v2 algumas horas, ou 1v1. Eu consegui muita vantagem.
Estávamos conseguindo usar isso pra criar vantagem em outras pessoas, mesmo que não fosse em mim. Até que eu morro no top lá, mas é 2 por 1 porque eu comprei muito tempo, quase matei o cara sozinho, e a gente conseguiu pegar uma troca — três torres ou duas torres.
Então foi mais de: beleza, pegamos o gold nesse jogo, mas a gente tinha que ter terminado de uma forma melhor, snowballado de um jeito mais clean, dificultado pra eles jogarem o terreno. Mas o que a gente fazia era puxar e ter que lutar lá na base deles, sendo que tinha terreno up, tinha muita coisa pra pegar. Então a gente não estava usando o mapa da melhor maneira.
Continue depois da publicidade
Tentando simplificar: vocês tenham acelerado demais o ritmo e não olharam tanto pro mapa? Você colocaria assim?
Acho que sim. O mapa do LoL, às vezes, se o time tá jogando bem, ele acaba ficando truncado, né? Eles colocam número de um lado e, se a gente não dá match, tem que retomar o outro. E a gente estava falhando nisso. Às vezes, um turno de terrain up, a gente poderia ter colapsado. Eles deixaram a Kalista no bot, então a gente poderia ter divado o mid, por exemplo, porque estava todo mundo deles na tri-bush do bot e o gnar sozinho no mid. No jogo de Akali, por exemplo. Acho que a gente não reconheceu a melhor jogada no mapa pra gente. A gente bateu muita cabeça com eles, e eles estavam dando jogadas fáceis pra gente executar. Deveria ter sido mais fácil o jogo.
Queria voltar na questão da Syndra, porque ela protagonizou um momento bem ruim, não com vocês, mas enfim. Qual é a ideia sobre a campeã?
Ah cara, assim… Não é um boneco super forte, não vou mentir e dizer que é tier S, porque não é. Mas contra a Aurora, o matchup deveria ser melhor. Acho que eu mandei mal também. Nível 1 perdi muito HP, fiquei meio ferrado. Mas a ideia era essa: não tinha muito mais o que pegar. Até o Galio já não estava mais disponível, que seria uma das respostas pra Aurora, por exemplo.
Então, jogo 4, um monte de mid banido — não tem Aurora, não tem Yone, não tem Azir, não tem nada. Tem que pegar alguma coisa. Baniram Viktor também. Então foi meio que o que sobrou, sinceramente. Talvez, se eu revisitasse, houvesse outra opção um pouco melhor, talvez algum mid AD. A gente poderia ter mudado algo no draft, mas na hora, sinceramente, foi o que sobrou. Não era do meu desejo jogar com esse boneco nesse jogo, mas foi o que restou. Também não gosto tanto dele, mas era o que tinha.
Entendo. Vamos falar da próxima série. Quais são suas expectativas contra a Isurus Estral? Estou vendo a galera falando muito bem deles.
Acho que eles sempre foram um bom time nos treinos, desde o primeiro split. Com a entrada do Summit, tiveram dificuldade de adaptar ele ao time, mas agora entenderam uma forma de jogar com ele um pouco mais sozinho. Ele de Sion, só tirando wave, e jogam muito com o mid e o bot. Jogam bastante ao redor do Mireu, que eu acho que é, provavelmente, o melhor mid-laner hoje. Ele manda muito bem individualmente.
Minha preparação essa semana vai ser bastante voltada pra 1v1. Tem que estar bem no 1v1 pra jogar contra o Mireu, porque ele pune bastante se você não está esperto com o que quer jogar. E eles são um time muito rápido, jogam muito 4-1, muito rápido. Temos que estar bem atentos ao terreno, ao que queremos afetar e ao que não queremos, porque senão eles simplesmente passam por cima. Essa é a maior característica deles: são um time bem rápido no mid game.
A FURIA vem enfrentando constantemente a paiN, vem constantemente dando jogo, mas sempre parece faltar algo. Como você está se sentindo contra esses caras? Já virou uma rivalidade? Um pouco de raiva, talvez?
Ah, um pouquinho, né? Acho que um pouco de frustração, talvez seja a melhor palavra. A gente tem condição de ganhar deles, mas sempre acaba pecando em algumas coisas. Não vou falar detalhes porque são coisas grandes. Claramente, eles foram o melhor time hoje. Não vou mentir e falar “era pra gente ter ganho fácil”. Não, eles jogaram bem, foram melhores hoje.
Mas, por exemplo, no jogo 3, se a gente estivesse um pouco mais organizado, acho que teríamos vencido. Então conta muito contra eles. A gente precisa sentar, rever as coisas que errou, porque poucos times puniriam como eles punem.
O sentimento que fica é que dá pra ganhar, mas a gente precisa melhorar essa semana. A gente consegue chegar lá, mas ainda não está lá. Então tem que colocar trabalho. Por exemplo, acabando aqui, vou voltar pro office, rever todos os jogos, ver se alguém quer jogar um 1v1 — o pessoal do Academy, por exemplo, que vai jogar final — e começar a trabalhar já pra semana que vem. Porque, do jeito que foi, a gente não vai ganhar da paiN. Esse é o sentimento: a gente precisa melhorar com urgência. E tem frustração também.
Acompanhe os playoffs da LTA Sul 2025
Agora a paiN Gaming está na Grande Final da LTA Sul 2025 2º split. A FURIA tem um compromisso contra a Isurus Estral no próximo sábado (14 de junho) para decidir qual vai ser a segunda finalista. A grande decisão acontece no domingo (15).





