Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LTA Sul 2025: “Temos coachs brasileiros bons, mas falta das organizações”, diz Maestro

League of Legends

A FURIA conquistou o título da LTA Sul 2025 – 2º split, e o Mais Esports entrevistou com exclusividade o General Manager das Panteras.

Agora campeão também fora do draft, Maestro falou sobre os desafios da transição de cargo, o projeto da FURIA e o atual cenário da função de treinador no Brasil.

Quando você fez essa transição para backstage, precisou fazer um intensivão para entender a nova função… Ou você já tinha essa noção do cargo?

Foi um pouco dos dois. Como Head Coach eu já participava do processo de scouting, contratação e gestão interna — sempre dei opinião sobre quem contratar e acompanhei psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista. Mas negociar contrato de jogador ou treinador foi novidade total.

O Jaime e o Guerri me auxiliaram bastante. Aprendi mais networking no último ano do que nos dez anteriores como treinador: conversei com gente que admiro e foi muito edificante.

Foto do Maestro em entrevista ao Butcher
Foto: Mais Esports

No esporte é comum a autossabotagem. Você sente alguma insegurança nessa nova função, tipo “será que dou conta de negociar, de ocupar esse papel”?

Guardo muitas inseguranças para mim. Pra mim, humildade e gratidão não são “papo”: são essenciais para o trabalho. Quando preciso de ajuda, admito: “não sei, preciso aprender”. Se você se coloca na posição de quem quer aprender, a vida fica mais tranquila emocionalmente, porque o ego machuca. Algumas pessoas podem ver humildade como fraqueza, mas no longo prazo ela me dá paz.

Agora que você passou para a coaching staff, e foi sua carreira durante muito tempo, como eu falei, talvez você seja o coach brasileiro de LoL mais bem reconhecido na nossa história. Mesmo assim, você procurou um técnico fora do país, no Thinkcard e até o Westonway e antes dele. O que você acha que isso diz?

Cara eu pensei nisso: será que estou traindo minha própria profissão? Cheguei a tweetar sobre achar que muitos treinadores brasileiros continuam um pouco atrás dos estrangeiros para a posição de head coach. No final do ano passado, entrevistei grandes nomes de fora — e também os melhores brasileiros cotados. Temos excelentes talentos aqui, profissionais que desenvolvem bons grupos, assim como eu sempre fiz.

Mas, em termos de sistemas e atualização profissional, percebo que os estrangeiros costumam ser mais organizados. Cada um deles tem um método claro: “eu acredito nisso, é assim que meu time funciona, esse é o perfil de jogador e staff que gosto”. Conversei com cada um sobre isso. Acho que nossos treinadores ainda precisam amadurecer na criação e aplicação de sistemas.

Isso não é uma crítica pessoal: em nosso plano original havia chance de ter um head coach brasileiro, sem problema nenhum. E não é porque alguém é estrangeiro que é automaticamente melhor — odeio essa premissa. Quando escolhi o Thomas, por exemplo, tive uma lista pequena e se nenhum estrangeiro fosse viável, buscaríamos um brasileiro.

Foto do Maestro com a taça da LTA Sul 2025.
Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

Tem alguns estrangeiros de destaque — o Seel, o ThinkCard, o Xero — que trazem práticas que precisamos aprender e absorver.

Entre os brasileiros, tem uns três ou quatro com perfil para ser bom head coach e eu apostaria neles. Talvez percam um pouco em networking, mas são talentos nos quais investiria. Também faltam às organizações clareza sobre papéis: head coach, coach, assistant coach. Então não estou falando que todos os nossos brasileiros são piores que todos os estrangeiros, não.

Imagem de Maestro, ex-treinador da FURIA
(Imagem: Divulgação/FURIA)

Esse assunto rende horas de discussão, mas um disclaimer final: a gente tem o Furyz aqui, o meu técnico favorito desde sempre, um cara de talentos absurdos. Mesmo ele, quando a gente foi contratar o Thomas, tínhamos a possibilidade de subir o Furyz como head coach, mas eu falei pra ele: “Cara, que tal se a gente trouxer essa pessoa? Esse cara é bom e tal, você vai aprender muito com ele, vai absorver.”

Então, eu acho que talvez falte isso nas próprias organizações. Elas querem só essa pessoa, esse resultado; essa pessoa, esse resultado… Ao invés de, sei lá, formarem um cara pra fazer tal coisa. Pegue esse cara que é bom — que foi o que aconteceu comigo na INTZ. Eu entrei na INTZ e, na época, a organização foi visionária. Eles falaram: “Vou pegar esse cara, ele vai aprender com o Peter e depois vai ser meu treinador”, entendeu? Eu não vejo muito isso nas organizações.

Maestro, técnico da FURIA 2024
Foto: Reprodução/CBLOL Flickr

Pra mim, está cheio de brasileiro bom, mano, cheio de brasileiro bom. Agora, as organizações precisam montar os melhores projetos pra realmente capacitar essa galera e, tipo assim: beleza, agora nós vamos bater de frente.

Imagem da FURIA com a taça da LTA Sul 2025
(Imagem: Divulgação/Riot)
Sérgio "Correslol" Fiorini

por Sérgio "Correslol" Fiorini

Publicado em 22 de junho de 2025 • Editado há 21 dias

Matérias Relacionadas
League of Legends
MSI 2025: O ano do Chovy! Gen.G supera a T1 e é a campeã do MSI
League of Legends

MSI 2025: O ano do Chovy! Gen.G supera a T1 e é a campeã do MSI

A Gen.G vence a T1 por 3-2 na Grande Final do MSI 2025 e conquista seu segundo título do torneio, coroando uma campanha histórica.

Há 13 horas
League of Legends
MSI 2025: Rivalidade entre Faker e Chovy vai ser decidida na final
League of Legends

MSI 2025: Rivalidade entre Faker e Chovy vai ser decidida na final

Faker e Chovy decidem o título do MSI 2025 e quem leva vantagem no histórico de confrontos neste sábado às 21h!

Há 22 horas
League of Legends
MSI 2025: A T1 se classifica pra final e a AL é eliminada em série insana
League of Legends

MSI 2025: A T1 se classifica pra final e a AL é eliminada em série insana

T1 vence Anyone's Legends por 3x2 em série intensa e garante vaga na final do MSI 2025 com show de Oner e domínio no jogo 5.

Há 1 dia
League of Legends
Circuito Desafiante 2025: KaBuM IDL anuncia a saída oficial de dois jogadores
League of Legends

Circuito Desafiante 2025: KaBuM IDL anuncia a saída oficial de dois jogadores

KaBuM IDL anuncia as saídas de dois jogadores. Um dos nomes deve sair do Circuito diretamente para a LTA Sul 2025 3º split.

Há 2 dias
League of Legends
MSI 2025: Gen.G x T1 registra a segunda maior audiência da história do torneio
League of Legends

MSI 2025: Gen.G x T1 registra a segunda maior audiência da história do torneio

Gen.G x T1 no MSI 2025 se torna a segunda série mais assistida da história do torneio; e entra no top-4 de partidas mais vistas do ano.

Há 2 dias
League of Legends
MSI 2025: “Tem uma distância para o top-3” diz Elk após eliminação da BLG
League of Legends

MSI 2025: “Tem uma distância para o top-3” diz Elk após eliminação da BLG

O atirador da Bilibili Gaming, Elk, afirmou que enxerga uma distância de sua equipe para T1, Gen.G e Anyone's Legend no MSI 2025.

Há 2 dias

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais