Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LTA Sul 2025: Tudo o que o CEO da Estral falou sobre a negociação de Mireu

League of Legends

Na noite da última segunda-feira (24), o CEO da Estral Esports, Jerry, falou sobre toda a sua visão acerca da negociação com Mireu em transmissão ao vivo na Twitch. Após falar sobre a separação entre sua equipe e a Isurus, Jerry contou sobre todo o imbróglio envolvendo a negociação do mid laner sul-coreano.

O executivo expôs que Mireu decidiu que não queria mais jogar pela equipe após a derrota para a FURIA, que o jogador esteve muito próximo de assinar com a LOUD, porém, em reviravolta após não receber retorno ágil da equipe esmeraldina, o jogador acabou assinando com os Guerreiros.

“Não quero mais jogar aqui”, disse Mireu após derrota para a FURIA

A novela começou após o fim da competição para a Isurus Estral. Logo após sofrer revés para a FURIA, Mireu comunicou que não queria mais jogar pela equipe. Jerry, que revelou ter uma relação próxima com o jogador, tentou apaziguar a situação e ajustar a situação quando ambos estivessem mais calmos:

Eu falei: “Mireu, você tem contrato”. E ele: “não, não quero jogar aqui”. Ele disse isso no minuto que perdeu a partida. “Não, tô de saco cheio, não quero jogar aqui”. Falei: “beleza, é o seguinte: não vou falar com você, porque essa conversa não vai levar a nada. A gente se vê em casa”.

Cada um foi pro seu canto, seguiu a vida. Aí, tomei umas cervejas, ele tomou umas também, o Mireu ficou um pouco mais tranquilo, conversando com a namorada dele lá no Discord.

Ao tentar retomar o assunto, Jerry afirmou que Mireu estava dividido entre sair da equipe e continuar representando a Isurus, visto que as equipes se separariam. A situação tinha outra complicação: o contrato do jogador era com a Isurus, não com a Estral — o time que ele queria representar inicialmente.

E eu falei: “vem cá, cara. Você quer ficar ou não quer?”. Falei: “preciso falar sério com você. Você quer ficar?”. E o cara me diz: “50/50”.

Falei: “o que é 50/50, cara? Tem algum amigo que você quer que a gente traga pra você ficar mais contente?”. E já avisei ele: “só não vem com alguma besteira, porque aí vou te dizer que não”. “Vai lá e conversa com o pessoal da Isurus, vê o que você quer fazer, porque, sinceramente, eu já não tenho mais nada a ver com isso”.

E o Mireu diz: “eu vim pra jogar na Estral. Se a Estral sair, eu saio também”. Falei: “Mireu, isso não é algo pra decidir comigo, é com o contrato com a Isurus, porque você tem contrato”. Acabou o sábado, tudo tranquilo.

Imagem do mid laner Mireu da Isurus Estral
(Imagem: Divulgação/LTA Sul)

“Eu decido para onde ele vai”, disse Jerry após interesse da LOUD

No domingo, o clima voltou a mudar. A movimentação no mercado começou a esquentar, e Mireu surpreendeu Jerry ao expressar um novo desejo: atuar pela LOUD. Segundo o executivo, a fala surgiu de forma repentina e levantou suspeitas de que o entorno do jogador já estivesse em contato com a organização brasileira:

A galera da LOUD começa a entrar em contato com o pessoal do Mireu, porque do nada o Mireu vira pra mim e diz: “Jerry, eu quero ir pra LOUD”. Eu falei: “como assim?”.

Mireu, porque do nada ele vira pra mim e diz: “Jerry, quero ir pra LOUD”. E eu: “Como assim, cara?”. Aqui não tem como ir pra LOUD, isso foi no sábado.

Aqui você vai pra onde eu mandar ou pra onde o pessoal da Isurus mandar, melhor dizendo. Aqui você não pode simplesmente fazer o que quiser. Falei isso bem claro pra ele.

O dirigente então buscou entender de onde partira o interesse da LOUD, e descobriu que o agente do jogador já estava em contato com outras equipes.

No entanto, Jerry foi categórico, e afirmou pela primeira vez que o destino de Mireu seria decidido por ele, além de afirmar que teria um valor para quebra de contrato do jogador, conhecido como buyout:

Perguntei: “De onde veio essa ideia de ir pra LOUD, cara?”. E aí o agente dele me mandam uma mensagem: “E aí, como tá? Meu jogador Mireu não quer mais ficar aí, tem buyout?”. Eu respondi: “Já sei que vocês tão falando com o pessoal da LOUD, não sou burro”.

Falei: “Tudo bem, mas as coisas dependem de mim. Ele tem contrato comigo, então sou eu quem decide pra onde ele vai”.

Começo a mandar mensagem pro pessoal da LOUD: “E aí, sim ou não?”. Mas antes de seguir com a conversa, resolvi falar com o Kala (CEO da Isurus): “E aí, Kala, como fica?”. E o cara responde: “Temos que falar com o Mireu”.

Foto de Mireu na LTA Sul 2025.
(Imagem: Divulgação/Riot)

“Não quero jogar com a botlane”, afirma Mireu ao pedir, oficialmente, para deixar a Isurus

Após falar que gostaria de jogar pela Estral e pedir contratações, Mireu oficializou que não gostaria mais de representar a Isurus. O relato de Jerry aponta que o anúncio foi repentino, e que contou com a ajuda do head coach sul-coreano da equipe, Yang, para conduzir a conversa:

Primeiro ele disse: “Vou jogar na Estral, senão não fico”. Ok, justo. Falei: “Vou falar com o Kala, beleza”. Depois ele diz: “Se trouxer esse cara, eu fico”. De repente, o cara chega no escritório todo desesperado.

Falo: “O que tá acontecendo? Vamos conversar.” Chamei o Yang pra ajudar, já que os dois falam inglês mais ou menos e podem se entender. Perguntei: “O que foi, cara?”. E ele: “Quero sair daqui”. “Por que você quer sair daqui?”. E o cara diz: “Eu até jogo com fulano, mas não quero jogar com ciclano. Por favor, me deixa sair”.

Foi então que Mireu revelou que não gostaria mais de atuar com a bot lane da Isurus, formada por Ackerman e Snaker. Porém, mesmo com Jerry dando a opção de trocar os jogadores, não seria o suficiente para convencer o jogador:

Eu pergunto: “Você vai sair porque realmente não quer jogar aqui?”. Ele responde: “Sim”. Eu digo: “E se eu fizer mudanças no time, você fica?”. Ele: “Não”. Então eu respondo: “Então não é que você não quer jogar aqui, é outra coisa”. Ele vira e diz: “Não quero jogar com a botlane”.

Do jeito que ele falou: “Quero jogar com o Josedeodo, mas não quero jogar com a botlane”. Eu pergunto: “E se a gente mudar a botlane, você fica?”. Eu queria saber se era verdade ou só drama. E ele: “Não, não quero jogar com a botlane”.

Foi então que o martelo foi batido pelos donos de Isurus e Estral. Mireu seria negociado, por não haver mais vontade do jogador em atuar pela organização argentina:

“Ok, tenho uma ideia: eu troco a botlane, e você fica?”. Ele: “Não”. Aí falei: “Então o problema é com a botlane ou é com você, cara?”. “Não, não quero”. Fui falar com o Kala. Perguntei: “Luz verde?”. Ele falou: “Sim, já vende esse cara ou coloca ele em outro lugar”.

Foto da equipe da Isurus Estral.
Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

Negociação com a LOUD e fim do buyout de Mireu

Jerry iniciou as negociações com a equipe esmeraldina, e tinha pressa para resolver a situação. Ao falar com um contato na LOUD, ele afirmou que não haveria um buyout para levar o jogador, e foi sinalizado que havia alguns problemas para negociar o jogador:

Comecei a mandar mensagem aleatoriamente pra LOUD. Tipo, se ele quer sair, que vá pra LOUD. Não tenho problema com isso. Mandei várias mensagens pra LOUD, mas eles não responderam. Tenho todas as mensagens como prova. Mandava: “Mano, me atende”.

Não vou mostrar com quem falei, mas disse pro cara: “No começo, te falei que tinha buyout. Quando descobri que a LOUD queria ele, falei: tem buyout. Mas quando entendi que esse cara não queria ficar, aí não tem mais buyout”.

Além dos valores em torno da negociação não agradarem de início, havia também uma preocupação com o fato do jogador ir para o Exército. Ao ser esclarecido que ele só iria com 28 anos para o serviço militar, Jerry tentou intensificar as conversas:

Passei uns valores, e ele disse: “Acho muito”. Respondi: “Por isso quero conversar. Ele é de longe o melhor midlaner. Quanto vocês têm?”. “Achamos o valor bom, mas não é certo ainda, não tem compromisso”.

Tudo bem, dá pra entender. Ele disse: “Talvez o cara vá pro exército”. Fui falar com o Mireu: “Quando você vai pro exército, cara?”. Ele me respondeu: “Aos 28 anos”.

Na foto, o Mireu, mid-laner da Isurus Estral na LTA Sul 2025 1º split
Foto: Reprodução/Riot Games

Em reviravolta após não receber retorno da LOUD, Jerry fecha com a Keyd

A negociação envolvendo o mid laner coreano Mireu passou longe de ser convencional. A negociação se desenrolou toda no final da tarde de domingo, com Jerry enviando a seguinte mensagem para a LOUD:

“Oi, amigo, como vai? Tivemos uma conversa com o Mireu e Isurus. O que acontece: sem buyout. Na mão, nós temos uma dívida referente ao valor restante a ser pago para ele. Vocês querem ou não?”

A dívida, aparentemente, são referentes a salários do jogador. Não fica claro se seriam de valores atrasados, ou que deveriam ser recebidos até o fim do contrato.

Jerry não esclareceu, e prosseguiu em seu relato. Em conversa com seu irmão, Tucky, que também atua na Estral, o CEO da Estral decidiu que ligaria para a Vivo Keyd Stars, com quem já tinham reunião agendada. Para a sua surpresa, os Guerreiros já tinham um jogador para a posição:

Ligamos pro pessoal da Keyd pra ver se queriam o Mireu. A galera de lá não me respondia, e eu precisava me livrar daquele custo. Então ligamos pra Vivo Keyd e eles disseram: “Já temos um midlane apalavrado.”

Jerry tentou convencer que seria melhor negociar com Mireu, e quebrar o acordo feito previamente. Após recusas da Keyd, Tucky interviu e ligou diretamente para Vex, CEO dos Guerreiros, para convencê-los a negociar com Mireu:

E eu: “Não faz isso, cara. Esse cara tá no Brasil, tem visto brasileiro, é uma máquina, e vai te carregar.” Mas eles já tinham um mid pronto pra assinar. Falei: “Cancela isso.” E o cara respondeu: “Mas já temos um acordo.”

Meu irmão falou: “Esses caras são burros.” Aí ele ligou direto pro dono da Keyd. A gente não queria ferrar o dono da Keyd, mas ligamos e falamos: “Mano, você tá cometendo um erro. Esse mid que você tá trazendo não chega nem perto do Mireu. Fica com o Mireu. Quanto custa? Nada, só custa isso aqui. Fica com ele.”

Eu disse: “É melhor contratá-lo agora, pois se não, irão passar na sua frente e ele vai arrebentar vocês no próximo ano”.

Então, o negócio de Mireu com a Vivo Keyd passou a se desenrolar. Jerry afirmou, inclusive, que os Guerreiros já tinham um nome acertado desde o dia que foram eliminados, e disse que não esconderam nada de nenhuma das partes envolvidas na negociação:

Então, quem diz que a gente escondeu tudo… não é verdade. Nem a própria Keyd sabia. Eles tinham um mid acertado desde o dia que foram desclassificados até domingo. Já tinham tudo fechado. Aí a gente fez um plot twist: “Keyd, fecha com ele agora, senão eu vou mandar pra outro.”

Jerry falou que, a partir daqui, mais outras três times apareceram interessadas na situação do mid laner. E, seis horas após seu último contato com a LOUD, recebeu o contrato da Keyd, que finalizaria a odisseia pelo, até então, mid laner da Isurus Estral:

E aí começam a ligar vários times. Três equipes perguntando: “Qual é a do Mireu?” Falei: “Caramba, olha isso.” Perguntei pra Keyd: “Quer ou não quer o cara? Tem três novos interessados.” Em um minuto, eles mandaram o contrato. Era tipo 11 da noite.

Foto de Mireu jogando sua última série pela Isurus Estral.
Foto de Mireu jogando sua última série pela Isurus Estral. Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

Último contato com a LOUD e ultimato de Jerry: “Mireu irá para onde eu disser”

Após costurar o negócio com a Vivo Keyd, Jerry recebe o retorno da LOUD — no entanto, já era tarde demais. O CEO da Estral se defendeu, e afirmou que não sabia se receberia mais retornos da Verduxa:

E aí a LOUD me liga: “Pô, achei que você não ia mais responder.”

Após falar com a equipe esmeraldina, o executivo recebe contato do agente de Mireu, tentando reverter a negociação com a LOUD. Jerry, por sua vez, é irredutível, e reitera que, por ter o contrato do jogador, poderia decidir para onde ele iria:

Aí o pessoal me liga — calma que agora vem a parte boa. Me ligam (agente de Mireu) e fala: “Jerry, o Mireu vai pra LOUD, eu já tenho outro jogador aqui.” Falei: “Me responde uma coisa: o jogador que você quer mandar também é seu, né?” E ele disse que sim.

Falei: “Bom, primeiro, foda-se. Segundo, o contrato é meu, eu faço o que quiser com ele. É o Mireu, não vou largar ele de qualquer jeito. Vou colocá-lo onde acho que ele pode se dar melhor. Então tô cagand* pro que você diz.” O cara até escreveu pro Mireu dizendo que ele tinha que ir pra LOUD. Falei: “Que porr* é essa? Você vai pra onde eu disser.”

Mireu reiterou que queria ir para outro time, porém, o negócio já estava selado, e que a transferência com a Keyd já estava firmada. Perto da meia-noite do último domingo (15), uma das transferências mais notórias desta janela de transferências foi, oficialmente, concluída:

Em 45 minutos, o contrato já estava assinado com todo mundo da Keyd. Tudo pronto. E o Mireu me fala: “Jerry, prefiro esse time aqui em vez do outro, me ajuda.” Falei: “Não tem mais ajuda, já assinei. Olha seu e-mail, já tá transferido pra Keyd.”

Todas as falas de Jerry citadas foram ditas a partir do minuto 50 da transmissão ao vivo abaixo:

Foto do anúncio de Mireu pela Vivo Keyd Stars.
Foto: Reprodução/redes sociais.
Ian Teixeira

por Ian Teixeira

Publicado em 24 de junho de 2025 • Editado há 16 dias

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: Tenista top 5 do mundo surpreende ao mostrar ranking no game
League of Legends

LoL: Tenista top 5 do mundo surpreende ao mostrar ranking no game

Taylor Fritz, semifinalista de Wimbledon e atual número 5 do mundo no tênis, também é Emerald 3 no League of Legends e compartilhou sua paixão pelo game.

Há 6 horas
League of Legends
Como reduzir o lag no LoL em 2025
League of Legends

Como reduzir o lag no LoL em 2025

Descubra como reduzir o lag no LoL com dicas práticas para melhorar seu ping e deixar suas partidas mais estáveis.

Há 7 horas
League of Legends
MSI 2025: Gen.G se classifica para a final após vencer T1 em série insana
League of Legends

MSI 2025: Gen.G se classifica para a final após vencer T1 em série insana

Uma série digna de final de MSI foi a final da Chave Superior do MSI 2025. T1 contra Gen.G indo para cinco jogos e sendo decidida pelo Ruler.

Há 18 horas
League of Legends
MSI 2025: Mais de 18 mil pessoas ainda tem bolão perfeito
League of Legends

MSI 2025: Mais de 18 mil pessoas ainda tem bolão perfeito

Mais de 18.500 ainda estão com 100% no Bolão do MSI 2025 e disputam skins exclusivas nas últimas 4 séries do torneio.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Quando começa a LCK, LPL, LTA Norte e Sul, LEC e LCP em 2025?
League of Legends

LoL: Quando começa a LCK, LPL, LTA Norte e Sul, LEC e LCP em 2025?

Está pronto para acompanhar o competitivo de LoL em 2025? Neste artigo você encontra a data de início das principais ligas do mundo!

Há 1 dia
League of Legends
Quando começa a LTA Sul 2025? Veja datas do 3° split
League of Legends

Quando começa a LTA Sul 2025? Veja datas do 3° split

Veja a data em que começa cada um dos splits da LTA Sul 2025 de League of Legends, torneio que substitui o antigo CBLOL.

Há 1 dia

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais