×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Mercado de e-sports deve atrair mais de 1 bilhão de dólares em patrocínios em 2023

Geral

Os e-sports não param de crescer, ganhando espaço também entre os sites de apostas esportivas, que investem na modalidade e ganham uma grande divulgação de marca, favorável para os dois lados.

As competições da modalidade atraem milhões de espectadores do mundo todo, e isso favorece para que as marcas e anunciantes se interessem pelo mercado. Um exemplo de público pode ser o comparativo de crescimento no último ano, em 2020, onde de acordo com a agência global Newzoo, focada em marketing especializados, os e-sports tiveram um público de 495 milhões.

Dessa forma, segundo o portal Statista, o mundo dos e-sports teve 882,4 milhões de dólares em receita de patrocínios em 2020, um alto valor. Porém, a expectativa de crescimento é ainda maior, já que a mesma deve atingir 1,2 bilhões de dólares em patrocínios em 2023.

Casas de apostas investem pesado nos e-sports

Um exemplo de todo o crescimento do mercado de e-sports é a parceria entre a Vbet com o time Alliance, uma das principais da modalidade de esportes eletrônicos. A empresa que tem a sua sede na Suécia, já está presente na camiseta dos jogadores que atuam em diversas modalidades dentro dos jogos eletrônicos, como o Dota 2, Apex Legends, Super Smash Bros, Fortnite e TrackMania.

Alliance com patrocínio VBet
Foto promocional equipe Alliance com patrocínio Vbet (Imagem: Divulgação)

Dessa forma, o Alliance garante recursos para criar ações e trazer mais fãs para a sua torcida, investindo principalmente em atividades na web. Portanto, é uma ação que se torna vantajosa para os dois lados, e não é apenas a Vbet que entra forte no mercado, pois diversas casas de apostas realizam o mesmo tipo de parceria.

Um bom exemplo para citar é a casa de apostas Betway, que tem uma parceria de longa data com a equipe Ninjas in Pyjamas, que é uma das principais de e-sports, com foco no Counter-Strike. A empresa também tem acordo com a MIBR, equipe brasileira de e-sports, com a G2 Esports e com o Paris Saint-Germain.

Ninjas in Pyjamas com patrocinio da Betway
Equipe Ninjas de Pyjamas com camiseta patrocinada pela Betway (Imagem: Divulgação)

Também podemos citar a parceria entre Sportsbet.io com a equipe Imperial, rendendo o naming rights de todas as categorias do time. E em solo brasileiro, não podemos esquecer a Pinnacle, em uma parceria com o Santos eSports.

Imperial com patrocínio Sportsbet.io
Foto promocional equipe Imperial com patrocínio Sportsbet.io (Imagem: Divulgação)

Todos esses exemplos mostram que as casas de apostas entraram de vez no mercado de e-sports, resultando em ótimos acordos e colaborando para o crescimento da modalidade no mundo todo.

Quais os principais esportes eletrônicos e como apostar?

São diversas modalidades que entram dentro dos esportes eletrônicos. Entre os principais, podemos citar o Counter-Strike (CS:GO), Rainbow6 (R6), Overwatch, League of Legends (LoL), Defense of the Ancients 2 (Dota 2), FIFA, Pro Evolution Soccer (PES), entre outras opções.

Todas essas modalidades (e muitas outras) contam com equipes qualificadas que disputam títulos a nível nacional e mundial, rendendo jogos emocionantes. Dessa forma, atraem muito público e também, claro, patrocínios.

E quando falamos em apostas, é possível apostar em todos eles. Para isso, basta ser maior de idade, ou seja, ter pelo menos 18 anos, criar uma conta em uma casa de apostas e colocar saldo nela.

Após isso, é possível fazer apostas em diversas modalidades, cada uma variando com as peculiaridades do jogo. O mais tradicional em todas elas é o mercado de vencedor do duelo, sendo inclusive bem simples, basta apostar e torcer para o time escolhido vencer.

Para citar uma modalidade como exemplo, vamos de futebol, com o FIFA ou PES. Existe a opção de acompanhar um campeonato mundial, com um jogador X enfrentando outro, e então apostar no vencedor, números de gols e muito mais. O mesmo formato se estende para outras modalidades, como o basquete, por exemplo, possibilitando apostas em pontos.

Vale sempre ressaltar que cada jogo possui os seus tipos de apostas, portanto, é importante conhecer a modalidade, equipes e jogadores antes de fazer uma aposta, pois apenas assim o apostador terá maiores probabilidades de ganhos.

Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 03 de outubro de 2021 • Editado há quase 3 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita
Geral

Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou que as Olimpíadas de Esports vão acontecer na Arábia Saudita. Confira mais detalhes na matéria!

Há 22 horas
Geral
Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros
Geral

Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros

A Riot cancelou um projeto baseado no jogo de luta Super Smash Bros. O jogo não havia sido anunciado, entenda o caso na matéria.

Há 3 dias
Geral
LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido
Geral

LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido

Neste sábado, em partida contra a T1, o Deft alcançou uma marca que até então só Faker, o maior da história, havia conseguido.

Há 14 dias
Geral
LOUD anuncia Coringa como novo sócio da organização
Geral

LOUD anuncia Coringa como novo sócio da organização

A LOUD anunciou na noite desta quinta-feira (27) através das redes sociais, que Coringa se tornou o novo sócio da organização.

Há 16 dias
Geral
Gaules, Coringa e mais brasileiros são finalistas do Esports Awards 2024
Geral

Gaules, Coringa e mais brasileiros são finalistas do Esports Awards 2024

O Esports Awards, premiação internacional de esports, anunciou os primeiros finalistas de algumas categorias presentes no evento.

Há 16 dias
Geral
LOUD anuncia jogador da Seleção Brasileira de vôlei como embaixador
Geral

LOUD anuncia jogador da Seleção Brasileira de vôlei como embaixador

A LOUD anunciou a chegada do jogador da Seleção Brasileira de vôlei como novo embaixador da organização para expandir sua área no mercado.

Há 19 dias

















































Campeonatos Atuais