Os e-sports não param de crescer, ganhando espaço também entre os sites de apostas esportivas, que investem na modalidade e ganham uma grande divulgação de marca, favorável para os dois lados.
As competições da modalidade atraem milhões de espectadores do mundo todo, e isso favorece para que as marcas e anunciantes se interessem pelo mercado. Um exemplo de público pode ser o comparativo de crescimento no último ano, em 2020, onde de acordo com a agência global Newzoo, focada em marketing especializados, os e-sports tiveram um público de 495 milhões.
Dessa forma, segundo o portal Statista, o mundo dos e-sports teve 882,4 milhões de dólares em receita de patrocínios em 2020, um alto valor. Porém, a expectativa de crescimento é ainda maior, já que a mesma deve atingir 1,2 bilhões de dólares em patrocínios em 2023.
Casas de apostas investem pesado nos e-sports
Um exemplo de todo o crescimento do mercado de e-sports é a parceria entre a Vbet com o time Alliance, uma das principais da modalidade de esportes eletrônicos. A empresa que tem a sua sede na Suécia, já está presente na camiseta dos jogadores que atuam em diversas modalidades dentro dos jogos eletrônicos, como o Dota 2, Apex Legends, Super Smash Bros, Fortnite e TrackMania.

Dessa forma, o Alliance garante recursos para criar ações e trazer mais fãs para a sua torcida, investindo principalmente em atividades na web. Portanto, é uma ação que se torna vantajosa para os dois lados, e não é apenas a Vbet que entra forte no mercado, pois diversas casas de apostas realizam o mesmo tipo de parceria.
Um bom exemplo para citar é a casa de apostas Betway, que tem uma parceria de longa data com a equipe Ninjas in Pyjamas, que é uma das principais de e-sports, com foco no Counter-Strike. A empresa também tem acordo com a MIBR, equipe brasileira de e-sports, com a G2 Esports e com o Paris Saint-Germain.

Também podemos citar a parceria entre Sportsbet.io com a equipe Imperial, rendendo o naming rights de todas as categorias do time. E em solo brasileiro, não podemos esquecer a Pinnacle, em uma parceria com o Santos eSports.

Todos esses exemplos mostram que as casas de apostas entraram de vez no mercado de e-sports, resultando em ótimos acordos e colaborando para o crescimento da modalidade no mundo todo.
Quais os principais esportes eletrônicos e como apostar?
São diversas modalidades que entram dentro dos esportes eletrônicos. Entre os principais, podemos citar o Counter-Strike (CS:GO), Rainbow6 (R6), Overwatch, League of Legends (LoL), Defense of the Ancients 2 (Dota 2), FIFA, Pro Evolution Soccer (PES), entre outras opções.
Todas essas modalidades (e muitas outras) contam com equipes qualificadas que disputam títulos a nível nacional e mundial, rendendo jogos emocionantes. Dessa forma, atraem muito público e também, claro, patrocínios.
E quando falamos em apostas, é possível apostar em todos eles. Para isso, basta ser maior de idade, ou seja, ter pelo menos 18 anos, criar uma conta em uma casa de apostas e colocar saldo nela.
Após isso, é possível fazer apostas em diversas modalidades, cada uma variando com as peculiaridades do jogo. O mais tradicional em todas elas é o mercado de vencedor do duelo, sendo inclusive bem simples, basta apostar e torcer para o time escolhido vencer.
Para citar uma modalidade como exemplo, vamos de futebol, com o FIFA ou PES. Existe a opção de acompanhar um campeonato mundial, com um jogador X enfrentando outro, e então apostar no vencedor, números de gols e muito mais. O mesmo formato se estende para outras modalidades, como o basquete, por exemplo, possibilitando apostas em pontos.
Vale sempre ressaltar que cada jogo possui os seus tipos de apostas, portanto, é importante conhecer a modalidade, equipes e jogadores antes de fazer uma aposta, pois apenas assim o apostador terá maiores probabilidades de ganhos.