×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

MP-SP pede investigação da CBDEL por suposto favorecimento a time de gerente

Geral

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu à Polícia Civil a abertura de inquérito para investigação da Confederação Brasileira de Desportos Eletrônicos (CBDEL) por suposto favorecimento a um time com ligação com funcionária da entidade desportiva.

A notícia foi publicada primeiramente pelo ge. O favorecimento seria a participação de uma equipe em uma competição realizada pela Federação Internacional de Esports Eletrônicos (IESF). O pedido foi feito com base em notícia crime enviada por jogadoras da God Genesis, que se sentiram prejudicadas com a situação.

Entenda o caso

A equipe da God Genesis seria a representante no Brasil da IESF World Esports Championship. O time foi o único inscrito no chamamento da CBDEL. As jogadoras assinaram contrato se comprometendo a jogar a seletiva, segundo reportagem do ge.

Vinte dias depois, Jennifer Souza, gerente da CBDEL, entrou em contato com Camille Vitória, jogadora da God Genesis, pedindo que sua equipe disputasse o campeonato pela organização Storm Power, na qual Jennifer era gerente à época.

Nesse contato, a gerente da CBDEL disse que Brasil e Argentina teriam duas vagas no campeonato e que os países não se enfrentariam em uma disputa qualificatória. Como não houve outras inscrições de outros países fora Brasil e Argentina, a CBDEL cancelou o classificatório e, por isso, os países teriam vaga direta na competição.

pc no cs2
Foto: Reprodução/HLTV

Mudança de formato em última hora

Apesar disso, a God Genesis não ficou com a vaga direta na competição internacional. A CBDEL fez um novo chamamento público para escolha da equipe que representaria o Brasil no torneio.

Segundo a confederação, a mudança teria sido uma ordem da IESF, o que foi desmentido pela entidade internacional em comunicado ao portal Dust2 Brasil e para as próprias jogadoras da God Genesis.

No novo chamamento público, God Genesis e Storm Power foram as equipes inscritas; Jennifer Souza fazia parte do staff da Storm Power.

Houve uma partida MD3 entre as duas equipes e, segundo as jogadoras da God Genesis, diversos problemas técnicos foram sentidos. No fim, a Storm Power venceu por dois a zero.

Ao ge, Jennifer Souza falou sobre o assunto. Segundo a gerente da CBDEL, as jogadoras da God Genesis não aceitaram perder.

Eu não estou aqui para prejudicar ninguém. Elas participaram de um ranqueamento e perderam. E não aceitam que perderam. Foi isso que aconteceu, infelizmente.

Do que a CBDEL é acusada?

As jogadoras pediram que a CBDEL seja investigada por crimes de corrupção privada no esporte, contra incerteza do resultado esportivo e contra ordem econômica esportiva com base na Lei Geral do Esports, além do crime de estelionato, segundo o Código Penal. Os denunciados negam qualquer irregularidade.

Ao ge, Ulises Witter, diretor de esportes digitais da CBDEL, disse que a situação foi conversada e explicada para as jogadoras da God Genesis. Sobre a notícia crime, o diretor não se manifestou e disse que a entidade não tem conhecimento da denúncia.

A Promotoria de Justiça em Jundiaí-SP enviou um ofício à Polícia Civil para investigar o caso. Uma cópia da denúncia foi enviada ao Ministério do Esporte.

cbdel
Foto: Reprodução
Bruno Martins

por Bruno Martins

Publicado em 30 de novembro de 2023 • Editado há 8 meses

Matérias Relacionadas
Geral
CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs
Geral

CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs

Após o resultado da rodada e mais uma derrota, dessa vez para o Fluxo, as chances da LOS e brTT irem aos Playoffs estão zeradas.

Há 9 dias
Geral
Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita
Geral

Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou que as Olimpíadas de Esports vão acontecer na Arábia Saudita. Confira mais detalhes na matéria!

Há 11 dias
Geral
Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros
Geral

Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros

A Riot cancelou um projeto baseado no jogo de luta Super Smash Bros. O jogo não havia sido anunciado, entenda o caso na matéria.

Há 13 dias
Geral
LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido
Geral

LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido

Neste sábado, em partida contra a T1, o Deft alcançou uma marca que até então só Faker, o maior da história, havia conseguido.

Há 24 dias
Geral
LOUD anuncia Coringa como novo sócio da organização
Geral

LOUD anuncia Coringa como novo sócio da organização

A LOUD anunciou na noite desta quinta-feira (27) através das redes sociais, que Coringa se tornou o novo sócio da organização.

Há 25 dias
Geral
Gaules, Coringa e mais brasileiros são finalistas do Esports Awards 2024
Geral

Gaules, Coringa e mais brasileiros são finalistas do Esports Awards 2024

O Esports Awards, premiação internacional de esports, anunciou os primeiros finalistas de algumas categorias presentes no evento.

Há 25 dias

















































Campeonatos Atuais