A Hanwha Life Esports venceu o MSI 2026 e durante a coletiva de imprensa, os jogadores e Coach Homme contaram sobre as dificuldades no caminho, rivalidades e novos recordes definidos por esse elenco. Confira abaixo a coletiva completa:
Na final da chave superior contra a BLG, que tipo de aprendizado vocês tiraram daquela série? E você acha que isso ajudou na decisão de hoje?
Acho que ajudou bastante.
Naquela série, especialmente nos dois primeiros jogos, eu fui muito mal no draft. Acho que isso acabou dificultando bastante a vida dos jogadores. Hoje conseguimos corrigir esse aspecto e viemos muito mais preparados.
Depois daquela derrota, nós, a comissão técnica e os jogadores, conversamos muito. Discutimos bastante tanto sobre draft quanto sobre outros aspectos do jogo. Acho que conseguimos nos preparar muito melhor por causa disso.
Continue depois da publicidade
Continue depois da publicidade
Esta é a primeira conquista de MSI da Hanwha Life Esports. Qual é o significado desse título?
Kanavi: Significa muito conquistar um MSI ao lado desses companheiros.
Além disso, todos eles também conquistaram o primeiro título de MSI junto comigo, então isso torna esse momento ainda mais especial.
Muitas pessoas dizem que a rota do topo tem pouca influência nas partidas. O que você pensa sobre isso? E como você enxerga atualmente o papel do top laner?
De forma geral, eu realmente não acho que o top lane tenha tanta influência direta nas vitórias.
Mas quando o jogo está equilibrado, acho que é muito importante o top laner conseguir fazer a diferença em algum momento.
Antigamente minha filosofia era simplesmente ganhar a lane. Mas, desde o ano passado, comecei a pensar muito mais em como posso impactar a partida como um todo. Por isso hoje acredito que, se você jogar muito bem, o top lane consegue influenciar bastante o jogo.
E acredito que essa seja justamente uma das minhas maiores qualidades.
Depois da derrota para a BLG, vocês caíram para a chave inferior, venceram a LYON e agora conquistaram o MSI. O que mudou durante esse caminho?
Depende de qual mudança você está falando.
Se for sobre mim, pessoalmente, acho que não mudou muita coisa. Mas depois da derrota para a BLG, passamos a preparar muito mais o draft pensando nesses picks não convencionais de ADC que eles utilizam.
Em uma entrevista anterior, você disse que vencer a LCK é mais difícil do que vencer um torneio internacional. Agora que conquistou o MSI, sua opinião mudou?
Aquela entrevista foi recente.
Na época eu disse isso porque, sinceramente, acho que os mid laners da LCK são muito melhores do que os mid laners que enfrento nos torneios internacionais.
E continuo pensando exatamente a mesma coisa.
Continue depois da publicidade
Continue depois da publicidade
Parabéns pelo título. Você enfrentou o Bin novamente e ainda conquistou o FMVP. O que fez a diferença para vencer o quinto jogo?
Sempre tive muitos confrontos contra o Bin, ganhando e perdendo. Mais do que o resultado, fiquei feliz por termos feito uma grande série juntos.
Sobre o quinto jogo, até os 20 minutos o confronto entre Mundo e Aatrox favorecia bastante o Aatrox.
Então o mais importante era que meus companheiros conseguissem segurar o jogo até esse momento. Eles conseguiram fazer isso muito bem e, depois disso, nossa composição passou a ficar em uma situação muito favorável.
Continue depois da publicidade
Continue depois da publicidade
Homme, no MSI vimos a maioria das equipes utilizando diversos magos e campeões AP na rota inferior. A Hanwha Life praticamente só utilizou Ziggs, que já era um pick forte no meta anterior. Por que vocês optaram por manter os atiradores tradicionais na maior parte do torneio?
Acho que nossa bot lane também é muito forte jogando campeões AP, mas, quando joga com atiradores tradicionais, considero que ela fica ainda mais forte.
Como tivemos condições de jogar dessa forma durante o torneio, acabamos priorizando esse estilo.
Zeus, você já disputou muitas competições internacionais e tem bastante experiência em grandes palcos. Quanto essa bagagem ajudou nas duas últimas séries, contra a LYON e hoje contra a BLG?
Acho que ajudou bastante. Nas séries de ontem e de hoje houve muitos momentos em que qualquer um de nós poderia ter sentido a pressão ou acabado cometendo erros.
Mas, mesmo quando fomos colocados contra a parede, todos mantiveram a calma e continuaram acreditando que era possível vencer. Acho que essa experiência fez toda a diferença.
Continue depois da publicidade
Continue depois da publicidade
Zeka, além de conquistar seu primeiro título de MSI, você agora é o único jogador da história a vencer o Worlds, o First Stand e o MSI logo em sua primeira participação em cada torneio. O que esse feito representa para você? E como gostaria que seu legado fosse lembrado?
Claro que fico feliz por conquistar um título e construir esse tipo de currículo. Mas, para mim, isso não é o fim. Ainda temos muito campeonato pela frente neste ano.
Quero que este título de MSI seja apenas o começo de uma sequência de conquistas.
Meu objetivo é continuar acumulando troféus.
Delight, você já havia conquistado títulos nacionais, mas esse é o seu primeiro título de MSI e o segundo internacional da carreira. Esta foi a final mais especial da sua carreira?
Eu já tinha conquistado alguns títulos regionais, mas nunca havia conseguido um grande resultado em um torneio internacional.
Então fico muito feliz por finalmente conquistar meu primeiro MSI. Mas, para mim, o campeonato mais importante ainda é o Worlds. Por isso, acredito que esse título vai me motivar a trabalhar ainda mais daqui para frente.
Continue depois da publicidade
Continue depois da publicidade
Ontem a LYON fez uma série muito equilibrada e levou vocês ao quinto jogo. Pensando nisso, vocês acreditam que a LYON teria condições de fazer uma final equilibrada contra a BLG, ou a Hanwha Life simplesmente evoluiu muito de um dia para o outro?
Acho que, se a LYON tivesse chegado à final, também poderia ter feito uma boa série contra a BLG.
Zeus, obrigado pela grande série de hoje. No quinto jogo vocês escolheram o Mundo, um campeão que muitos consideram um matchup bastante desfavorável contra o Aatrox. O que motivou esse pick? Se fosse o Zeus de alguns anos atrás, você teria escolhido o Mundo?
Uma coisa que senti tanto na série de hoje quanto na última vez que enfrentamos a BLG é que eles realmente não queriam me deixar jogar alguns campeões específicos. Por exemplo, a Anivia… e também o Mundo.
Na verdade, normalmente o Aatrox não é um campeão de first pick. Então eu tive a impressão de que eles escolheram Aatrox justamente para impedir que eu jogasse de Mundo. A partir daí comecei a pensar de forma mais prática.
Sinceramente, eu nunca tinha jogado esse matchup de Mundo contra Aatrox na minha vida. Então não tinha certeza de quanto conseguiria aguentar a lane. Mas senti confiança de que conseguiria fazer funcionar, então resolvi escolher o campeão. Se fosse o Zeus de antigamente… acho que provavelmente eu teria escolhido um pick mais seguro.
Gumayusi, hoje tivemos uma série de cinco jogos bastante equilibrada. A cada partida a dinâmica da bot lane mudava bastante e o papel do ADC nas lutas também era diferente. Como atirador, qual era o principal objetivo que você buscava manter até o quinto jogo?
De maneira geral, a comissão técnica nos pediu para priorizar a pressão de rota na bot lane durante o draft.
A ideia era usar essa prioridade para criar vantagem nas primeiras lutas e também nos objetivos neutros. Então tentei focar bastante nisso durante toda a série, e acho que conseguimos executar bem esse plano.
Kanavi, no segundo jogo a BLG invadiu seu lado da selva logo no nível 1 e pareceu preparar bastante esse plano para dificultar o seu início de partida. No quinto jogo eles também voltaram a pressionar bastante o seu early game. Vocês já esperavam esse tipo de estratégia? E como ajustaram isso ao longo da série?
Eles já tinham feito esse tipo de preparação na série anterior. Então, quando estávamos nos preparando para a final, pensamos bastante nessa possibilidade.
Mas eles executaram ainda melhor do que imaginávamos e isso acabou complicando bastante o nosso início de jogo. Depois disso, nossa principal preocupação foi evitar que o early game voltasse a sair tanto do controle.
O MSI acabou, mas ainda restam a Esports World Cup e o Worlds. Como o intervalo até a EWC é curto, qual você considera o principal ponto que a Hanwha Life ainda precisa melhorar para os próximos torneios internacionais?
Homme: Sabemos que praticamente não teremos tempo para descansar antes da próxima competição. Esse talvez seja o aspecto mais difícil para nós.
Mesmo assim, o intervalo também não é tão longo. Vai ser cansativo, claro, mas nossos jogadores são muito experientes. Confio que eles vão conseguir administrar bem a condição física e chegar preparados para os próximos campeonatos.
Acompanhe a repercussão da final do MSI 2026
- MSI 2026 tem pico de 2.3 milhões, mas não é na final;
- Zeka venceu todos os torneios internacionais em sua primeira participação;
- Kanavi repete o feito de Ruler com títulos por diferentes ligas;
- Zeraram o LoL! Zeus e Zeka são os primeiros a conquistar todos os títulos internacionais;
- HLE Zeus é eleito o MVP da grande final




