Nas Olimpíadas esports só entram se tiver esforço físico, diz COI

Nas Olimpíadas esports só entram se tiver esforço físico, diz COI

O diretor do Comitê Olímpico Internacional, James Macleod, deu a letra: para esportes eletrônicos fazerem parte futuramente das Olimpíadas, só se eles incentivarem esforço físico. Apesar de ter usado a palavra games, Macleod na verdade falava de simuladores de realidade virtual, como é o caso com vela e ciclismo, que fazem parte da Série Olímpica Virtual.

A fala do diretor foi publicada na Folha de S. Paulo, que também consultou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderley. Para o executivo, essa tendência é inevitável, mas foi enfático: videogames tradicionais (como League of Legends ou outros jogos que não envolvam atividade física) jamais farão parte das Olimpíadas e ainda reforçou que se um dia a ideia surgir, vai lutar contra.


Continue depois da publicidade

Bandeira das Olimpíadas (Divulgação/COI)

Já Macleod foi mais diplomático e disse que, apesar de hoje não ser um plano, o COI está de olho nesta tendência. “Podemos ver os números e a demografia. Queremos encorajar que as pessoas pratiquem eSports em vez de jogos como League of Legends. Mas também estamos atentos a isso”, disse durante a entrevista.

As Olimpíadas têm se esforçado para atrair um público mais jovem à competição. No ano passado, por exemplo, skate e surfe fizeram parte dos novos esportes que agora fazem parte das Olimpíadas. Em 2024, a edição contará com a estreia de breakdance.

“Temos um número limitado de atletas que vão aos Jogos. Se um esporte entra, outro terá de sair. O que queremos ver é o programa olímpico continuar relevante e focado na juventude”, explicou Macleod à Folha.

Veja também: Riot Games Brasil contrata ex-Ubisoft para fomentar ligas independentes


Continue depois da publicidade

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias
Nas Olimpíadas esports só entram se tiver esforço físico, diz COI - Mais Esports