- Publicidade -

O Brasil é conhecido como o país do Counter-Strike, do Rainbow Six e tem um cenário competitivo forte em vários jogos. Mas você sabia que os competidores da nossa nação já faturaram muitos títulos por aí em jogos pouco conhecidos nos esports, como Need for Speed, Age of Empires, Just Dance e muito mais?

Hoje, o Mais Esports vai contar um pouco mais dos games mais esquecidos e que os brasileiros já brilharam e muito por lá. Dos asfaltos de Need for Speed às mesas de brilhar virtual, conheça os cenários que o Brasil já foi campeão mundial!

Need for Speed

Need for Speed Underground 2

Sim, o Brasil já foi campeão mundial de Need for Speed. E mais de uma vez.

A primeira vez aconteceu durante a World Cyber Games 2005, que aconteceu entre os dias 16 a 20 de novembro na Singapura. Por lá, dois brasileiros representaram o Brasil na competição de Need for Speed: Underground 2, sendo eles Giovani “GearGG” Magri e Danilo “Godsmack” Barros. O curioso é que os dois se encontraram na grande final, fazendo uma dobradinha nacional no pódio da competição. Quem levou a melhor, no entanto, foi GearGG.

A outra vez foi na WCG 2007. Rodrigo “Speed” Nunes representou o Brasil em Seattle, dessa vez no torneio de Need for Speed: Carbon. Você pode ver um pouquinho de como foi a final no vídeo logo abaixo, disponível no canal do próprio competidor pelo YouTube.

E aí, deu saudades de jogar um Need for Speed aí?

Just Dance

Aqui temos mais um título que provavelmente não está no rol dos mais tradicionais dos esports — mas os brasileiros brilham muito.

Um dos grandes destaques internacionais do cenário competitivo de Just Dance com certeza é o brasileiro Diego “Diegho.san” dos Santos, que foi bicampeão mundial nas edições da Electronic Sports World Cup em 2014 e 2015.

Confira uma das finais no vídeo logo abaixo.

Tarcísio “TarcisioJr99” Júnior ficou com o vice-campeonato no Mundial de 2019, que aconteceu no Brasil, enquanto que em 2016 a brasileira Pamella Ribeiro também conquistou o segundo lugar.

Carom 3D

Carom 3D

Se aquela mesa de bilhar faz sucesso no boteco, porque não faria sucesso pros brasileiros na internet? Carom 3D, um jogo de simulação de bilhar lançado em 1999, contou com várias competições durante a World Cyber Games — e os brasileiros que foram competir por lá eram especialmente bons nisso a ponto de serem campeões.

Por lá, outra dobradinha aconteceu na competição internacional na edição de 2010 nos Estados Unidos. Fernando “Pantaneiro” Rogoski terminou em primeiro lugar e Fabio “TheLogaN” Fonseca em segundo.

Saca só essa final.

Pra sentir que os brasileiros eram realmente bons nisso, Jean “jeantek” Monico garantiu a segunda colocação no ano anterior. Dois anos antes, Paulo “Guigo123” Corgosinho levou a medalha de bronze.

E, em 2007, outros dois brasileiros garantiram medalhas — inclusive outra de ouro. Renan “TheVilMan” Masserani levou a primeira colocação, enquanto Guilherme “iOi_BR” Cerqueira terminou em terceiro.

Duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze em quatro anos.

Age of Empires 2

Age of Empires 2
A tela principal de Age of Empires 2. Bateu as saudades aí?

Essa é parte de uma história que o Mais Esports já contou, hein.

O cenário de Age of Empires 2 encontra muitos jogadores realmente bons aqui no Brasil. Já contamos a história de Daniel “RiuT” Lima e de quando ele ganhou um campeonato internacional, mas dessa vez vamos abrir um pouco mais para quando os times brasileiros ganharam competições internacionais de 4v4.

Uma dessas ocasiões foi durante o SY Nations Cup III, que contou com finais presenciais na China e uma premiação total de mais de US$ 30 mil. Tudo isso em 2017.

Guilherme “dogao” Pippi, Armando “FeAge” Rasotto, Miguel “miguel” Dornelles e Everson “St4rk” Alcântara fecharam o time B que venceu a grande final contra a Finlândia. Você pode conferir as partidas logo abaixo.

O time A, de RiuT, terminou na quarta colocação nesse campeonato.

Guitar Hero

Em outra das edições da World Cyber Games, o Brasil contou com uma medalha de ouro em uma modalidade que teve a sua febre nos esports: Guitar Hero.

Tudo isso aconteceu especificamente na WCG 2009 e com Guitar Hero: World Tour. Fabio “caiomenudo13” Jardim chegou até a final e derrotou o norte-americano Michael “Shift” Najman na decisão, levando a medalha de ouro.

Você confere uma parte desse confronto — que foi disputadíssimo — no vídeo logo abaixo.

E aí, o que acharam dessa lista de jogos inusitados em que o Brasil já foi campeão mundial? Que outros jogos menos conhecidos você já soube que o Brasil levou um título pelo globo?