A Riot realizou dois lançamentos de personagens em seus principais jogos no mês de janeiro. No League of Legends foi mostrado a Zeri, nova atiradora, enquanto no Valorant foi lançada a Neon, uma Agente duelista.
As duas campeãs possuem muito em comum. Ambas possuem como principal característica a mobilidade e também usam a eletricidade como fonte de energia. Elas também contam com uma aparência semelhante e são dubladas pela mesma pessoa.
Obviamente isso levantou muitas teorias na comunidade, de que elas poderiam ser a mesma pessoa em um “multiuniverso”, ou que poderiam ser parentes. No entanto, a Riot informou que as duas não são parentes e nem mesmo a mesma personagem, mas foram criadas juntas pela equipe de desenvolvimento do LoL e Valorant.
Processo de criação da Neon e Zeri
Em uma publicação, a Riot ressaltou que a ideia de criar e lançar personagens juntos já era antiga, mas que resolveram fazer isso durante o evento de Arcane. Apesar de os processos de criação terem suas particularidades no Valorant e LoL, no geral são bem semelhantes e até possuem alguns artistas que já trabalharam em ambos os jogos.
Para criar a Neon e Zeri, as duas equipes trabalharam juntas e buscaram encontrar um equilíbrio para criar personagens que as pessoas se identificassem nos dois jogos. O primeiro passo da criação foi encontrar uma fonte de energia compartilhada, e para isso precisavam encontrar “denominadores” em comum nos dois jogos, e o primeiro deles foi a velocidade.
O VALORANT recompensa quem faz boas rotações, conferidas rápidas, flanqueamento silencioso e usa granadas de clarão na equipe inteira na hora de avançar em um ponto. Já o LoL recompensa quem sai correndo na rota do meio e planeja teleportes laterais de forma inteligente permitindo que o jogador da rota superior chegue até o Nexus enquanto a galera se mata na rota do meio. E apesar de contarmos com vários Agentes de alta mobilidade (nerf na Jett!), nenhum deles incorpora o significado literal desse atributo.
A ideia é que Neon teste a tomada de decisões dos jogadores com a sua alta mobilidade. “Ela é a agente mais móvel do Valorant e testará pesadamente a tomada de decisões dos jogadores como duelista. Com grande risco vem recompensas eletrizantes”, comentou um dos designers.
Após definirem a alta mobilidade como um fator em comum entre a Neon e Zero, os criadores passaram a buscar por uma fonte de energia, e o escolhido foi a eletricidade. Os designers também queriam que elas tivessem uma ligação com o mundo real, e a região escolhida por Lim, um dos designers, foi as Filipinas.
Eu cresci em Manila e já estava nos nossos planos criar personagens filipinos, algo que significa muito pra mim. Essa minha tem muitos problemas envolvendo apagões e eletricidade em geral. Pareceu uma referência bacana à vida que levamos por lá.
É válido destacar que um dos designers já contou que as duas campeãs trazem frases em referência à luta contra a xenofobia contra asiáticos.
As duas personagens também possuem narrativas de “cargas opostas”, pois apesar de ambas lutarem por suas comunidades, elas possuem personalidades diferentes. Isso é ilustrado nos band aid em seus rostos, pois enquanto Zeri tem um curativo em formato de “+”, Neon tem um em formato de “-“.
A Neon tem uma carga negativa, e a Zeri uma positiva. A primeira é mais irritadiça, reservada, direta, sarcástica e levemente rude. Parece que ela não se importa com você, mas, no fundo, ela se importa e quer fazer a coisa certa. Já a segunda é calorosa e animada, mas teimosa e impaciente. Concluímos que seria uma maneira interessante de relacionar a temática de eletricidade com suas personalidades.
As duas equipes também trocaram experiências em relação às “armas” de cada personagem. Enquanto no LoL a Zeri, do LoL, tem uma arma no estilo Valorant, a Neon usa os dedos para liberar eletricidade.
A Neon já está disponível no Valorant, enquanto a Zeri deverá ser lançada no patch 12.2 do LoL, marcado para chegar no dia 20 de janeiro.
Veja também: Participante do BBB 22 é fã do Gaules, joga CS:GO e VALORANT