Já há muitos anos os videogames deixaram de estar todos sob o mesmo guarda-chuva de gênero. Com a evolução de tecnologia dos consoles, PCs e dispositivos móveis, novos gêneros de jogo foram surgindo e se popularizando entre os players. Entre eles está o FPS, que abrange games com muito tiroteio, ação e, claro, câmeras em primeira pessoa.
O que significa FPS?
FPS significa “First Person Shooter”, ou, na tradução livre, “atirador em primeira pessoa”.
A sigla é utilizada para jogos que têm perspectiva em primeira pessoa e que envolve o uso de armas nas partidas. A ideia da câmera em primeira pessoa é dar ao jogador a mesma visão que ele teria caso ele estivesse dentro do jogo de verdade. Nesses games, só vemos as mãos e armas do personagem que controlamos.
Quais são os jogos FPS de maior sucesso?
Os jogos mais famosos do gênero sem dúvidas são os da franquia Counter-Strike, que foi responsável por popularizar os FPS.
Desde o primeiro jogo lançado, em 1999, CS conquistou fãs nas lan houses e se tornou um dos maiores sucessos na história dos videogames. O CS:GO, apesar de lançado em 2012, continua a atrair o público: em abril de 2020, ele bateu o recorde de mais de 1,3 milhões de jogadores simultâneos na Steam – o maior número para um jogo do gênero FPS.
O VALORANT é outro FPS que vem se destacando no mercado. Desenvolvido pela Riot Games, o jogo mistura o combate com armas, mas também traz habilidades especiais para cada personagem, chamados de Agentes no jogo.
Outros jogos de sucesso incluem a franquia Call of Duty, Tom Clancy’s Rainbow Six, Apex Legends (que também se encaixa como Battle Royale e é um dos únicos do gênero com a mecânica de câmera em primeira pessoa), Overwatch, Destiny, entre outros.
Bons jogos FPS para o mobile
O Call of Duty: Mobile foi lançado em 2019 e em menos de um ano se tornou um grande sucesso entre os jogadores de dispositivos móveis, tendo atingido a marca de 300 milhões de downloads no final de 2020. Hoje, estima-se que a média mensal de jogadores fique em torno de 50 milhões.
O Apex, que trouxe mudanças para os Battle Royales, foi lançado para dispositivos móveis em maio, em um formato um pouco mais simples do que sua versão para consoles e PC. Ainda assim, ele é uma ótima opção para quem quer fugir do formato FPS tradicional.
O PUBG Mobile também possui um modo em primeira pessoa e, apesar de não ser tão popular quanto o modo tradicional, é tão bom quanto os concorrentes.
Alguns outros títulos famosos são o Infinity Ops, Hitman Sniper e Modern Strike Online.
Jogos FPS nos esports
Os games FPS continuam a ser uma força no cenário dos esportes eletrônicos. O CS:GO promove diversos campeonatos anualmente, com um Major a caminho do Brasil em outubro de 2022.
O formato de Majors foi adicionado ao competitivo do CS:GO em 2013, com premiações milionárias em todas as edições. O mais recente deles, em Antwerp, teve a FaZe como grande campeã. O Brasil tem 2 títulos mundiais, ambos de 2016.
O VALORANT também tem crescido no cenário competitivo, com circuitos nacionais e internacionais. No Brasil, a LOUD se destaca por ter vencido dois VCT seguidos em 2022, todos eles de forma invicta.
Em campeonatos lá fora, o Brasil ainda não conquistou nenhum título até o momento da publicação desta matéria, mas a LOUD alcançou o vice-campeonato do Masters Reykjavik 2022.
Já o Rainbow Six continua a fomentar os esports de FPS, também com torneios nacionais e internacionais, sendo o principal deles o Invitational, considerado o Mundial do jogo.
A TSM levou a edição de 2022 e o prêmio de US$ 1 milhão. O Brasil teve, em 2021, o melhor ano da sua história no FPS: levou 3 títulos internacionais (NiP – Six Invitational, Team oNe – Major México e FaZe – Major Suécia).