×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Opinião: Estagnada, mudanças na FURIA podem ser benéficas

CS:GO

O primeiro semestre da FURIA em 2023 foi tenebroso. A equipe disputou competições importantes e não desempenhou bem. Após fala de guerri que o time estava estagnado, o quinteto melhorou um pouco, mas logo caiu de rendimento novamente. 

Essa queda de rendimento rendeu muitas críticas ao elenco e técnico. O time mudou seu estilo de jogo, mas sem resultados. Agora, especulações dão conta de mudanças no elenco, o que pode ser benéfico para a equipe no restante da temporada.

equipe brasileira da furia em evento tier-s
Foto: Radosław Makuch/HLTV

Atuações ruins e críticas

O melhor time do Brasil não vem de bons resultados no último ano, inclusive. Desde o segundo semestre de 2022, a FURIA acumulou eliminações em campeonatos importantes do cenário. Juntos desde janeiro de 2022, o quinteto chegou ao seu limite. As últimas exibições não parecem de um time com foco no coletivo.

Jogadores como drop e saffee são duramente criticados pela torcida. Nas redes sociais é possível ver muitas mensagens pedindo a saída da dupla da FURIA. Para se ter uma ideia, drop, nos últimos seis meses, em apenas 15 oportunidades o jogador ficou com Rating acima de 1.04, tido como patamar aceitável.

Já saffee tem um desempenho um pouco melhor. Por 21 vezes, o jogador ficou com um Rating aceitável para os padrões competitivos. O que incomodou a torcida foram as últimas atuações, onde o jogador chegou a ficar com Rating de 0.48. Fato que ocorreu durante a partida da FURIA contra a Monte no Major de Paris.

equipe da furia no major
Foto: Reprodução/HLTV

Não acho que os jogadores possam ser responsabilizados, sozinhos, pelo desempenho ruim da FURIA em 2023. Há muitas questões envolvidas: desde bastidores, onde ninguém (ou pouca gente) tem acesso, até o jogo propriamente dito da FURIA dentro dos servidores. O jogo da FURIA simplesmente parou de existir e a equipe, hoje, não é mais competitiva dentro dos servidores do CS:GO.

Clima de despedida e cara de fim de ciclo

Recentemente, o site Game Arena publicou um interesse da FURIA na contratação de FalleN. Segundo a reportagem, a organização já teria sondado a situação do Verdadeiro na Imperial. Além disso, guerri publicou no Instagram uma mensagem que indicava uma possível mudança no elenco. O treinador se referiu à IEM Dallas 2023 como Last Dance.

Após a eliminação precoce da IEM Dallas 2023 – mais uma no ano da FURIA -, a organização publicou um agradecimento ao elenco no Twitter. A publicação foi encarada como despedida pela comunidade, mas o próprio perfil da FURIA rechaçou a ideia.

A questão é que o clima de fim de ciclo é evidente. Não somente pelas declarações e pela sondagem de FalleN, mas também por conta dos últimos resultados, que foram vexatórios para uma equipe do nível da FURIA.

jogadores da furia se abraçam após vitória na iem rio 2023
Foto: Radosław Makuch/HLTV

Mudança de ares é bom para todos

FURIA é o time brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, que tem mais expectativas por conta de toda a comunidade. Não só pelos campeonatos que disputa, mas também pelo projeto a longo prazo. No entanto, é possível ver que não deu certo.

Em toda sua trajetória, a FURIA não conquistou nenhuma competição Tier-S. Nem em sua melhor fase, o time chegou ao título de um torneio. A melhor colocação da FURIA foi um segundo lugar na Esports Championship Series Season 7 – Finals, ainda no ano de 2019.

O time precisa de novos ares, novos nomes, novos rostos e outra pegada. Claro que não é preciso dispensar o time todo, mas o elenco precisa ser renovado. Os resultados do último ano mostram que o quinteto não está em um nível competitivo alto. 

art com a mão na cabeça lamenta round da furia na iem katowice 2023
Foto: Josip Brtan/HLTV
Bruno Martins

por Bruno Martins

Publicado em 02 de junho de 2023 • Editado há 1 ano

Matérias Relacionadas
CS:GO
Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros
CS:GO

Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros

O Mais Esports preparou uma lista com os 21 melhores documentários de esports para se assistir. Tem sobre LoL, Dota 2, VALORANT, CS e mais!

Há 7 meses
CS2
CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023
CS2

CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023

O jogador KSCERATO, da FURIA, foi eleito o 19° melhor jogador do mundo em 2023 pela HLTV; é a quarta aparição seguida dele na lista.

Há 7 meses
CS2
CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir
CS2

CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir

Veja como assistir ao casamento de FAlleN e Letícia diretamente na Twitch. O astro dos esports brasileiros transmitirá toda a cerimônia.

Há 7 meses
CS:GO
CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major
CS:GO

CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major

TACO disse que não recebia salário quando ganhou o primeiro título do Major com Luminosity; veja o que mais disse o jogador.

Há 8 meses
CS:GO
CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major
CS:GO

CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major

Duas vezes campeão do Major, TACO revelou que a desenvolvedora do Counter-Strike, a Valve, escreveu seu nome errado no troféu do Major

Há 9 meses
CS:GO
CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história
CS:GO

CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história

A admiração de FalleN vai além do cenário nacional. Para Pimp, o Verdadeiro foi o terceiro maior IGL da história do CS:GO.

Há 9 meses

















































Campeonatos Atuais