Opinião: Nunca fomos tão grandes

Rainbow Six
De:Bruno Martins-
May 24, 2021

Nunca fomos tão grandes. A semana começou com tranquilidade e com o Brasil gigante no Rainbow Six. Após uma apresentação de gala do Brasil no Six Invitational, o país se consolida como a melhor região do competitivo mundial.

O Brasil domina com tranquilidade o cenário mundial da modalidade. O país enviou seis equipes ao Six Invitational e metade chegaram até o fim. Ao término do principal campeonato do competitivo, o Brasil ficou com o top 3 do mundo com Liquid, MIBR e Ninjas in Pyjamas.

six invitational
Ninjas in Pyjamas é a primeira equipe brasileira a vencer o Six Invitational. Foto: Ubisoft/Kirill Bashkirov
Continue após a publicidade

Os cenários competitivos do esporte eletrônico, muitas vezes, são feitas por eras. No Rainbow Six, a PENTA foi dominante. No CS:GO, a Ninjas in Pyjamas, Fnatic, SK Gaming e Astralis, por exemplo, já tiveram seu domínio internacional. No LoL, a SKT também já foi a melhor durante algum tempo.

Hoje, no Rainbow Six, uma região inteira domina o cenário internacional e o melhor de tudo: é o Brasil. Com seis equipes no Six Invitational, o país foi a região com maior número de equipes e jogadores. Ao final, restaram apenas brasileiros para vencer o campeonato. De todas as equipes do mundo, Liquid, MIBR e Ninjas in Pyjamas foram as melhores no mundial.

Com isso, podemos cravar que atualmente o Rainbow Six é o maior cenário do esporte eletrônico no Brasil. Não em números de audiência ou títulos de uma maneira geral. Mas nunca antes na história, o país dominou completamente um cenário. Não é apenas uma equipe que está no topo, são três. É a região do Brasil.

Liquid
Nesk abraça Paluh após vitória da Liquid. Foto: Ubisoft/João Ferreira

E não foram apenas Liquid, Ninjas in Pyjamas e MIBR que elevaram o patamar do Brasil no Rainbow Six. FaZe, Team One e FURIA, as outras equipes que disputaram o Six Invitational, também fizeram bonito, com bons desempenhos, e também chegaram longe no campeonato.

O protagonismo do Brasil é notável. Parafraseando o jornalista Chandy Teixeira, não há outra modalidade no qual o Brasil tem tanto protagonismo e isso passa pelo investimento da Ubisoft no país. O BR6 é hoje o campeonato nacional como o nível esportivo mais elevado de todos. Isto porque as principais equipes do mundo, que dominaram o Six Invitational, jogam o Brasileirão.

Além do BR6, há outras competições que regam o nosso cenário nacional. Competições como a Elite Six e Copa do Brasil dão ainda mais consistência para uma evolução constante que desde o inicio faz esse trabalho de amadurecimento das equipes e organizações.

Porém, nada disso teria valor se os jogadores não estivessem a altura desse investimento. O Brasil é um celeiro de grandes atletas no Rainbow Six e sempre há alguma renovação dentro das equipes de jovens oriundos das filas ranqueadas. As revelações são constantes e isso ajuda no amadurecimento da região como um todo.

six invitational
MIBR foi a terceira colocada no Six Invitational. Foto: Ubisoft/João Ferreira

O mais difícil não é chegar no topo, mas continuar e ser constante no ápice. Depois das emoções do título, é necessário colocar os pés no chão para conseguir se manter nesse nível e continuar a dominância no cenário internacional.

Todos sabem disso e o trabalho tem que continuar suas evolução para continuar que os brasileiros sejam os melhores durante muito mais tempo.

E que venha a Copa do Mundo de Rainbow Six.

Estaremos preparados.

Veja também: Liga NFA: SS conquista 3 booyahs e brilha na rodada