Desde o anúncio de que o VCT Ascension Americas aconteceria aqui no Brasil, muitas pessoas de fora não concordaram com a decisão da Riot. Realizar mais um evento no país, principalmente após os vários problemas que aconteceram no VCT LOCK//IN? Para muitos isso era loucura.
No entanto, no Pavilhão Pacaembu a história foi diferente. Claro, temos que considerar o número menor de público neste torneio presencial, mas a Riot escutou todas as reclamações da comunidade e demonstrou uma preocupação maior com o evento, que foi um verdadeiro espetáculo. O VCT Ascension Americas superou as expectativas!

Formato do VCT Ascension Americas
No LOCK//IN a proposta do campeonato era para apresentar as equipes participantes da Liga das Franquias. No entanto, muitos jogadores, treinadores e até mesmo torcedores criticaram o formato, que foi disputado em eliminação simples, ou seja, uma derrota era suficiente para dar adeus ao torneio.
Desta vez, a Riot optou por dividir o Ascension em duas fases. A primeira foi online, nos estúdios da Riot, em São Paulo, englobando a Fase de Entradas e rodadas dos Playoffs. O público só pôde comparecer nos dois últimos dias, que sediaram as semifinais e final do torneio.
Essa escolha de formato deixou o VCT Ascension Americas mais dinâmico e interessante do ponto de vista competitivo e também do público. Perder uma não era sinônimo de eliminação, e ainda poder[iamos torcer para grandes narrativas.
Poucos problemas e mais transparência da Riot
Apesar de ser um campeonato de menor escala, não houve muitos problemas que desagradaram a torcida. No LOCK//IN muitas pessoas reclamaram da falta de organização e principalmente da falta de transparência entre a desenvolvedora e os torcedores. O calor foi algo que desagradou até os jogadores, enquanto a falta de informações sobre entradas de itens, por exemplo, pegou muitos torcedores de surpresa.
Felizmente isso não aconteceu no VCT Ascension Americas, e vale destacar uma diferença crucial: ele foi organizado pela Riot Brasil, enquanto o LOCK//IN foi organizado pela Riot Global. Claro, novamente bato na tecla de aprendizado com os erros, mas aqui também tenho que dar os créditos para a Riot Brasil, que sempre dá um show em organização de eventos.

Nem tudo são flores
Um dos poucos pontos negativos que vivenciei no campeonato foram as pausas técnicas muito longas e a demora para o início da competição. No entanto, a Riot buscou solucionar todos os problemas que atrasaram o último dia e demonstrou transparência com algo que não estava ao alcance da organização.
Ao que tudo indica, um poste de eletricidade parou de funcionar e a Riot precisou aguardar os técnicos resolvessem o problema para dar continuidade na competição. Com isso, após mais de 40 minutos entre o terceiro e quarto mapa, os empecilhos foram resolvidos.
Torcida brasileira deu um show, como sempre
No LOCK//IN e até mesmo com o VCT Ascension se aproximando, os gringos começaram a postar memes e a criticar os torcedores do Brasil por não acompanharem a entrega do troféu e a saírem das arenas antes da finalização da competição.
Há uma grande discussão sobre essa situação, se foi desrespeitoso ou não, mas o fato é que no Ascension os torcedores brasileiros fizeram um show mesmo quando o seu país não está mais na competição.
Quem acompanhou a grande final do Ascension presencialmente vibrou e apoiou os times que disputavam o título. Além disso, após o término da partida, os jogadores foram em frente ao palco cumprimentar e agradecer ao público pela torcida.

Uma experiência positiva no VCT Ascension
Apesar dos problemas, o VCT Ascension foi uma experiência positiva e um exemplo para os próximos. Os torcedores deram show, tivemos partidas incríveis e pudemos conhecer outros jogadores que não sabíamos nem sequer da existência.
Agora, aguardamos o VALORANT Game Changers Championship que acontecerá também em São Paulo, porém na Arena CBLOL da Riot. Nos resta aguardar, para saber se os erros de conexão serão evitados e revistos para as próximas ocasiões.
