Há um tempo atrás a Riot comentou sobre o assunto da possibilidade de haver 10 bans, chegou a ter até uma “fase de teste” em Singapura.
Finalmente a Riot tomou sua decisão. A empresa chegou em um sistema aceitável o suficiente para ser utilizado no circuito profissional de League of Legends, lembremos que será utilizado esse método nas ligas profissionais e semi-profissionais no começo da Temporada 2017.
Para que mais banimentos?
A Riot diz que, no cenário profissional, as mudanças de escolha/banimento podem levar ao aumento da diversidade de Campeões e estratégias. O plano é de adicionar mais dois turnos de banimento; o ban que ocorre na metade deve encorajar adaptabilidade e recompensar equipes que podem prever precisamente quais estratégias seus oponentes estão planejando e mover-se rapidamente para contra-atacá-las.
Riot diz também, que como sempre, será um pouco difícil adaptar-se, mas que na liga profissional é mais fácil, pois você conhece seu oponente. Já nas partidas gerenciadas não, logo fica mais difícil prever estratégias ou estilo de jogo.
Como será a fase de escolha/banimento no competitivo?
A primeira parte da seleção de Campeões será a mesma de agora, com ambos os lados banindo 3 Campeões e depois fazendo algumas escolhas. O lado azul escolhe 1 Campeão primeiro, o lado vermelho escolhe 2, o azul escolhe 2 e depois o vermelho escolhe 1 novamente. Após isso, haverá uma segunda fase de banimentos, onde os dois lados revezam para banir, começando pela equipe vermelha. Então passamos para a fase final de escolha, onde o vermelho escolhe 1, o azul 2 e vermelho 1 novamente.
Após experimentar várias versões dessa fase com os profissionais e semi-profissionais do mundo todo, chegamos nesta versão. Também nos certificamos de que essa mudança não levasse ao aumento de tempo da fase de E/B.
E as partidas gerenciadas que todos jogam e que também usam banimentos?
Uma versão revisada de escolha/banimento para partidas não-profissionais chegará um pouco após as de partidas profissionais/semi. A Riot está analisando qual estilo de mudanças de escolha/banimento faz mais sentido para partidas regulares, dadas as circunstâncias diferentes (aliados não-familiares, falta de informações sobre seus oponentes).
Mudar para 10 banimentos ainda é muito interessante, em particular porque permite um banimento por jogador, dando a mesma importância para todos na fase de banimentos. Porém, os objetivos dos banimentos são um pouco diferentes (ex.: você não vai banir a escolha mais estranha dos adversários porque sabe que eles costumam jogar com ela).